Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


476 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Taisa.Freire 26/05/2022

Fascinante !
Comecei essa leitura em 2019. Nunca demorei tanto para ler um livro. Do início ao fim me provocou várias emoções, principalmente a imensa necessidade de saber o desfecho, mas ao mesmo tempo é muito cansativo. Um dos livros mais imprevisiveis que já li e isso realmente me fascina. É uma baita ficção com trechos de fatos reais.
comentários(0)comente



Elizeu 18/08/2020

Porque eu gostei?
Uma história que te leva ao século XIX, envolvente, empolgante, com trechos marcantes muito bem escrito pelo autor Irvin D. Yalon, com pesquisas reais que morrem entre a filosofia e a psicanalise, que torna ainda mais a história interessante e encantadora.
Recomendo!
comentários(0)comente



Thainara Ramalho 13/05/2022

Quando Nietzsche chorou
Eu achei esse livro fantástico. Leitura bem fluida, comecei e não queria mais parar. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Déia 21/11/2014

impactante
Um livro que estimula várias reflexões sobre a vida, as escolhas que fazemos, as relações humanas, as disputas de poder, a brevidade da vida, a morte...
Cheio de frases e raciocínios impactantes, me fez parar diversas vezes a leitura para relacionar as ideias propostas com minha própria vida. É ótimo quando isso acontece!
Ao fim do livro, uma sensação de “incompletude” e “lacunosidade” me invadiram, isso não se deve a qualquer defeito da obra, mas ao fato de que ela propõe tantas reflexões que acaba por não se esgotar e ficar sempre aberta a novas releituras.
comentários(0)comente



ely 10/03/2022

INCRÍVEL
Esse livro me deixou sem palavras!! O paradoxo entre ficção e realidade me deixou encantada, além das discussões filosóficas maravilhosas que me faziam olhar para o teto e ficar me questionando por horas.
comentários(0)comente



MarteloMoraes 06/03/2018

Vale pela exposição filosófica
Como livro em si, não há nada de novo nem de extraordinário. Vale para aqueles que desejam uma breve introdução a filosofia Nietzscheana, eficientemente exposta aqui de forma compacta e clara,mesmo que longe de sua totalidade. Para aqueles que,como eu, já são íntimos do filósofo, o livro é uma leitura fluida para quem tem paciência. Quem tem pressa ou sede de acontecimentos extraordinários poderá sentir-se arrastado. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



HL Castro 18/06/2018

Chato pra caramba
Terminando hoje este livro. Achei muito chato. É bom, mas chato demais. Se o objetivo é fazer uma leitura como diversão, passatempo, não é uma boa opção.
Monica.Pires 30/04/2022minha estante
Chato demaissss.


Monica.Pires 30/04/2022minha estante
Chato demaissss.




Paulo Silas 11/06/2019

Uma obra maravilhosa em vários sentidos. O enredo, os diálogos, os personagens, a ambientalização do romance e tudo o cerca tornam o livro algo primoroso e digno de ser lido. Yalom fornece ao leitor muito mais do que um romance no qual cria situações e eventos que ligam personalidades notórias em constante interação, imaginando (com provável acerto) de que modo se dariam caso realmente tivessem acontecido, pois traz também uma síntese bastante séria e robusta do pensamento, das propostas e das ideias do personagens ficto-reais presentes na história. Mesclando ficção e realidade, o autor acerta em cheio na produção de um livro de qualidade que prende a atenção do leitor do início ao fim.

"Quando Nietzsche Chorou" conta a história de uma imaginada relação entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, cuja interação entre esses dois personagens é a responsável pela condução de toda a obra. Preocupada com o estado de saúde de Nietzsche, a cativante Lou Salomé busca ajuda em Josef Breuer, propondo uma espécie de intervenção clínica para salvar o filósofo do martelo. Com o receio de que Nietzsche cometa suicídio, Lou pede a Breuer, médico de renome no qual deposita suas últimas esperanças, para que trate do filósofo a fim de salvá-lo. O problema é que a relação de Lou com Nietzsche não anda bem, de modo que a intervenção clínica deve se dar de maneira secreta com relação à motivação: Nietzsche jamais aceitaria o tratamento caso soubesse que foi proposto por Lou. A dificuldade se estabelece antes mesmo de o tratamento iniciar, o qual mesmo assim prossegue com êxito, na medida do possível em que Lou e Breuer contribuem para o plano posto em prática. Dessa relação entre médico e paciente, Breuer se dá conta que também precisa ser curado de algo. A filosofia de Nietzsche pode lhe ajudar a tratar algumas feridas, sendo o caso oportuno de também se situar na qualidade de paciente. E é dessa forma, alternando-se os papeis de paciente, que Breuer e Nietzsche conduzem sua interessantíssima relação de mútuo aprendizado.

A história encanta. A escrita cativa. Os diálogos são muito bem construídos. Enfim, o livro todo é excelente. A proposta de Yalom em misturar ficção com realidade a partir da interação entre personalidades notórias é uma fórmula que deu muito certo. Breuer, Nietzsche, Lou Salomé e Sigmund Freud estão entre os personagens ficcionalmente reais presentes na obra, cada qual trazendo em seus diálogos muito dos seus pensamentos que os fizeram ser quem foram e ainda são. Reflexões sobre a medicina, filosofia e psicanálise fervilham em cada página do livro, de modo que o leitor além de se deleitar com a própria história em si, acaba ainda tendo contato com muito pensar. Certamente o livro flui melhor para quem já conhece previamente a produção dos personagens presentes na história, não sendo, porém, impeditivo para a leitura por aqueles que desconhecem, até mesmo pelo fato de que "Quando Nietzsche Chorou", para esses, pode servir como um convite ou porta de entrada para conhecer melhor os pensadores para além da obra.
Um livro significativo que vale cada página lida!
comentários(0)comente



Danielly 24/07/2020

Tentando superar o final desse livro genial.
Irvin pegou duas pessoas conhecidas (Nietzsche e Breuer) e teve a brilhante ideia de escrever um história no qual eles se conheciam. O livro é vrau em cima de vrau. Por diversos momentos minha mente deu tilti nas discussões deles. Excelentes passagens de Nietzsche resumidas nesse livro. E tem um plot twist fake na história muito massa! Você pensa que foi e não foi, e você quer fazer mas depois vê que não deve fazer, tem as implicações, as consequências... No final de tudo o mais importante é: "Torna-se quem tu és".
comentários(0)comente



Cris 18/05/2020

Surpreendente
O livro difere da ideia que tive inicialmente. Uma narrativa com grandes nomes que apesar de ficção se mistura com história. Envolvente.
comentários(0)comente



Ivan Fonseca 03/05/2020

Um livro que ganhei de presente e comecei a ler para agradar! A história não achei tão envolvente, porém é necessária para passar sua mensagem no final. Foi um livro que fez eu chorar tb. O q acontece com os dos principais do romance também acontece na vida real. É un livro que trás uma grande lição... só lendo para vcs descobrirem!
comentários(0)comente



pablosantosb 16/07/2020

filosofia, poesia, amor e psicanálise... um pouco da vida de nietzsche, e sua convivência com o desespero, e um breve surgimento da teoria psicanalista a partir da perspectiva de josef breuer e seu aluno sigmund freud.
como lidar com o desespero, como encontrar o seu verdadeiro eu, como se livrar de uma paixão obsessiva que te atormenta e que retrocede sua própria liberdade individual são alguns dos temas abordados aqui.
comentários(0)comente



Beatriz Vercesi 22/03/2020

Comecei a ler esse livro por ser fã do Nietzsche, porém acabei me surpreendendo com a quantidade de informações sobre a psicologia e a psiquiatria que a obra, apesar de ser um romance, nos traz.
comentários(0)comente



Jeane Fontinele 19/11/2019

Yalom novamente me arrancando estrelas pelos bons diálogos!
comentários(0)comente



Laís 09/08/2019

reeleitura
Li este livro há 10 anos atrás e a releitura foi muito mais prazerosa. A "maturidade" me permitiu capitar e compreender melhor os personagens (isto não é uma resenha, é apenas uma nota para mim mesma)
Jenner Azevedo 02/12/2019minha estante
Haha mesma história que eu... Reli o livro apos 12 anos e me nego a fazer sinopses e chamá-las de resenha kkkk




476 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR