Ruan Wendell 12/08/2020
Quando Nietzsche Chorou - Irvin D. Yalom
De profundas reflexões a puro entretenimento, o livro de Yalom oferece uma rica experiência literária a seus leitores.
A trama de Yalom se baseia em uma amizade fictícia entre os personagens históricos Frederick Nietzsche e Josef Breuer. O Dr. Josef Breuer, um proeminente médico e um dos pais da psicanálise recebe um estranho pedido de uma mulher misteriosa, Lou Salomé, que relata os problemas sofridos pelo filósofo Nietzsche e pede a ajuda do médico para tratá-lo.
No entanto o próprio Dr. Breuer vive momentos difíceis devido a sua obsessão pela paciente Anna O. (pseudônimo de Bertha Pappenheim), uma jovem que sofria de histeria e que foi ajudada por Breuer e seu novo método. Do encontro entre esses dois homens resulta uma profunda amizade, com diálogos sobre filosofia, psicologia e literatura e que ajudarão não apenas ao filósofo, mas ao médico também.
.
"Toda visão é relativa, assim como todo conhecimento. Inventamos nossas experiências. E o que inventamos podemos destruir?".
.
A escrita de Yalom é fluida e a todo momento deixa o leitor focado e ansiando pela próxima página. O autor narra com ousadia e inteligência o encontro entre figuras marcantes como Nietzsche, Breuer, Freud e Lou Salomé. Ainda que alguns desses personagens não tenha realmente se conhecido em vida, eles realmente existiram e realizaram importantes contribuições em diferentes áreas.
A amizade entre Freud e Breuer e entre Breuer e Nietzsche é um dos pontos fortes do livro. Ainda que seja uma obra de ficcção, Irvin D. Yalom fez uma extensa pesquisa sobre a vida desses personagens para seu livro. Longe de ser um livro de suspense ou mistério, a narrativa não deixa a desejar com relação ao desenvolvimento da história. Em nenhum momento o livro se torna chato ou cansativo. Nos diálogos entre Breuer e Nietzsche, os dois discutem sobre filosofia, ciência, fé e religião. O que no primeiro momento parecia ser uma amizade para a ajuda e o tratamento de Nietzsche, se torna algo bem mais profundo e que beneficia ambas as partes. Por diversas vezes os papéis são invertidos. O médico se torna o paciente e o paciente se transforma em médico, ou melhor, em psicólogo.
Deixo a recomendação deste livro incrível e que vale bastante a pena a leitura.
Para mais informações acesse o blog Literamundos.
Link na Bio.