Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


476 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


babi 31/03/2021

ficção e realidade ?
essa leitura veio pra mim no momento certo! estou em intensivo com psicanálise e meus dias se resumem a breuer e freud. de longe uma das pessoas que eu mais tenho admiração é nietzsche, desde a época do ensino médio. esse livro juntou tudo e me deu de presente uma mistura de ficção e realidade linda. anna o., histeria, consultório, vida pessoal... tudo! foi incrível, o berço da psicanálise é bem visível aqui, mesmo focando na relação breuer-nietzsche, e não freud

recomendo pra quem gosta de psicanálise e nietzsche
comentários(0)comente



Kau 16/01/2021

Torna-te quem tu és
Após um encontro impactante com uma jovem e linda mulher, o Dr Breuer se dispõe a tratar fisica e mentalmente um filósofo acometido de fortes dores de cabeça, maus humores, insônia, pensamentos malignos e suicidas (rígido como um muro de tijolos inteligente). Mas o que não estava contanto seria a inversão de papéis.

Como um médico renomado, reconhecido profissionalmente, estruturado financeiramente e com uma família invejável se tornaria paciente de um filósofo (chamado de pagão, agitador, anticristo e algumas coisas menos lisonjeiras nas horas vagas)?
A resposta é simples: nem tudo é o que aparenta. Enquanto todos acham que assistem uma vida perfeita de cinema, o ator principal pode se enxerga vivendo preso a uma solidão autoimposta, ou em uma prisão matrimonial-cultural-profissional.

Dr Breuer não imaginou que ao se abrir para Nietzsche naqueles encontros, em um quarto quieto de hospital ou em um passeio no cemitério, estaria curando sua mente e espírito. Durante aquele tempo de dedicação, conforme o próprio dr Breuer afirma, existiam dois pacientes e não conseguia ver Fietz como o em situação mais grave. Ele próprio via sua vida na burguesia de Viena como uma sentença de morte.

Dois indivíduos vivendo vidas totalmente distintas: um lidando com o sentimento de obrigação para com a família, os pacientes, o pai falecido, e os padrões da sociedade; outro com a decisão de se viver sozinho em uma sobrevivência nômade e castra. Porém, ambos enfrentando cara-a-cara a necessidade de reavaliar decisões e escolhas na mesma medida.

"Olhe profundamente para dentro da vida e encontrará sempre o desespero."
"Não tomar posse de seu plano de vida é deixar sua existência ser um acidente."
"Viva enquanto viver! A morte perde seu terror quando se morre depois de consumida a própria vida! Caso não se viva no tempo certo, então nunca se conseguirá morrer no momento certo."
comentários(0)comente



Rafa 14/10/2020

Torna-te quem tu és...
Um livro com diálogos incríveis! Apesar de não ser uma história verídica, é incrível como parece tão real, de tanta sensibilidade que tem os conflitos e as angústias.
comentários(0)comente



Bia 29/04/2021

Já leiam sabendo que Breuer e Nietzsche nunca se encontraram de verdade (fiquei decepcionadíssima quando li isso no pósfacio). A amizade deles é tão intensa, humana e e sincera que eu fiquei incrédula que ela, na realidade, nunca aconteceu. A "invenção" da psicanálise e da terapia pela palavra serviu como uma luva para ilustrar o resultado desse encontro fictício, mas poderoso. Recomendo muito a leitura! Não é nem um pouco difícil nos envolvermos com os dramas pessoais de Josef e Friedrich, que se entrelaçam ao longo da trama, e muito menos com os personagens da vida real romanceados por Yalom: a irreverente Lou Salomé, o jovem e inovador Sigmund Freud e a sofrida Bertha Pappenheim.
Só senti que faltou um pouco de protagonismo feminino: a dor de cotovelo de Nietzsche e sua revolta para com as mulheres me deu um pouco de preguiça (mas nada que não se possa relevar), e também achei que teria sido interessante ouvir mais a voz de Bertha.
comentários(0)comente



Lyanna Moser 24/10/2020

Uma ode ao desespero
Com diálogos fortes e muito interessantes, nos envolvemos na história desses dois homens. Senti a leitura um pouco maçante no início, mas a história é tão marcante que nem me importei. Vale a pena seguir até o final. O livro é uma obra-prima da retórica, os discursos são muito bem escritos e descritos. Acima de tudo, o livro nos faz questionar tudo e todos. Uma leitura que abriu minha mente.
comentários(0)comente



Fpxx 10/02/2024

Bom, em partes
Pensei que o livro teria outra proposta (mais filosófica), porem nao é o que acontece. Da metade para o final parece mais uma fanfic sobre o Nietzsche, contudo algumas partes da para aproveitar.
comentários(0)comente



Fabiana 29/09/2020

Uma experiência! Achei incrível o desenvolvimento da história e a construção dos personagens! Um enredo que leva o leitor a reflexões pessoais e com um final surpreendente!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jazi @jazibooks 10/09/2021

Psicologia, filosofia e muitas reflexões importantes!
O livro é uma história parcialmente ficcional que se inicia em Veneza durante o ano de 1882 e que foi palco do encontro entre o famoso médico judeus Dr. Josef Breuer e a linda jovem russa Lou Salomé, que busca ajuda do médico para salvar seu um grande amigo que sofre de graves enxaquecas, mas que é um tanto quanto orgulhoso, sensível e arrogante, ele é Friedrich Nietzsche.

Inicialmente relutante em se encontrar com o Dr. Breuer, Nietzsche se submete a algumas consultas e aduz que não pode se submeter ao tratamento proposto pelo médico e decide que irá embora. Eis que um fatídico acontecimento muda o rumo da história, Nietzsche passa muito mal durante aquela noite e é socorrido pelo Dr. Breuer, que após tratá-lo novamente o aconselha a seguir seu tratamento, desta vez, Nietzsche aceita, porém, sob uma condição.

Dr Breuer sugere, numa atitude já desesperada, que Nietzsche o ajude com seu desespero, seja médico de sua alma ao mesmo tempo em que estará ajudando Nietzsche com suas crises e enxaquecas. O resultado dessa verdadeira "troca de papéis" é surpreendente!

De um lado temos o Dr Breuer, que no auge dos seus 40 anos e com a vida que aos olhos da sociedade é perfeita, está tentando lidar com uma crise pessoal de vida, incertezas quanto a carreira, um casamento em péssimo estado e tentando se livrar da fixação sexual que desenvolveu por uma paciente. Breuer é um paciente desesperado, buscando soluções para sua aflição e falta de crenças.

Do outro, temos Nietzsche, romanticamente obcecado por Lou Salomé, vivendo uma vida de completa solidão, isolamento e tentando lidar com crises de enxaqueca que o castigam fisicamente.

Durante o denominado "tratamento pela fala" os dois homens compartilham suas aflições, em um processo de introspecção que o autor narra de forma muito leve e fluida. Os diálogos entre Nietzsche e Breuer são verdadeiras aulas de filosofia e psicologia e o leitor percebe que ali está aquilo que seria o futuro da psicanálise, a libertação do paciente por sua próprias palavras, encontrando ele mesmo a solução para suas angústias.

Durante essas conversas, Nietzsche confronta Breuer com sua doutrina do eterno retorno, cada ação não realizada volta à sua consciência por toda a eternidade, fala de suas ideias, Breuer narra ao mesmo tempo seus dilemas e com os quais nós leitores certamente nos identificamos, tudo isso torna a leitura muito instigante e prazerosa.

O autor tem uma escrita única, rebuscada como era utilizada na época, mas que não deixa a leitura truncada, pelo contrário, os detalhes impressionam, desde a parte teórica até a narrativa de aspectos específicos da época em que a história foi ambientada, Yalom nos presenteia com uma obra cativante, convincente e capaz de despertar as mais diversas (e profundas) reflexões. Recomendo demais a leitura, é uma viagem no tempo para conhecer um pouco mais um dos maiores filósofos que o mundo já viu.
comentários(0)comente



Marisbl 04/04/2020

Excelente
Adorei o livro! É um romance muito bem escrito, daqueles que dá vontade de começar e não mais parar de ler. Nele há uma apaixonante mescla da realidade com a ficção.
comentários(0)comente



RafaColletto 15/11/2020

Leitura
Muito boa a leitura! Vale a pena ler!
Uma história muito bem contada pelo escritor.
comentários(0)comente



Priscilla.Soares 06/11/2022

Quando Nietzsche chorou
É uma ficção em que Nietzsche, em busca de solução para suas crises de enxaqueca, procura o Dr. Josef Breuer(médico que lançou bases para a psicanálise).
Breuer propõe um tratamento alternativo e em troca Nietzsche ajudaria o médico a entender suas angústias e desespero.
A partir daí os seus encontros passam a abordar temas como profissão, solidão, família, paixões(terapia mesmo rs).. e a trama se desenvolve trazendo à tona a própria filosofia de Nietzsche.
Ah, Freud também é personagem e aparece em muitos diálogos.
É interessante, porém enfadonho. Demora a se desenrolar, entendem?! Mas fiquei com vontade de ler algum livro do Nietzsche.
Aos que mergulham naquelas ?vibes? de sentido da vida e tal, acho melhor não ler esse não, hein?! (famigerados gatilhos rs).
comentários(0)comente



Vania Guimarães 05/06/2020

Livro para ler sem pressa!! Ótimos ensinamentos para levar para a vida. Sem pressa e ganhando a confiança consegue chegar onde quiser e entrar na mente de qualquer pessoa.
comentários(0)comente



25/07/2021

Vale por um ano de terapia
Excelente romance sobre encarar medos, angústias, sobre a amizade. O próximo passo é conhecer Zaratustra.
Relato primoroso sobre o início da psicanálise, da importância da cura pela conversa, e de como ela pode ajudar a encarar uma vida anulada para produzir, e que não mais vive.
comentários(0)comente



Natália 15/04/2021

Leitura reflexiva e densa
Esse livro foi como começar uma reflexão profunda e, por vezes, lia um capítulo e já não conseguia mais continuar porque precisava pensar sobre tudo o que nietzsche ou josef falava... claro que houve muitas partes em que considerei os pensamentos/falas machistas e capacitistas, mas me ative ao ano em que a história se passa - 1882. De qualquer maneira, recomendo demais esse livro... me fez crescer em diversos níveis.
comentários(0)comente



476 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR