Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


476 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


EduardaCGP 18/11/2024

Muito bom!
Demorei mais do que gostaria, mas devido a questões externas; o livro realmente surpreende e nos entrega profundidade, reflexões, risadas e emoção.
Adorei a escrita, a condução e o ?pós?, ao saber que o romance tem pontos verídicos.
Vale muito a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



o_leprechaun 29/10/2024

Torna-te quem tu és
Que livro ótimo! Apesar de uma ficção, o autor conseguiu criar uma trama muito boa, sem trair a conduta de Nietzsche em relação a sua filosofia. A narrativa explora a busca pelo sentido do sofrimento e da liberdade máxima através de um encontro fictício entre Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. De inicio, Josef, um médico que deveria tratar da condição de Nietzsche, se depara com a profunda filosofia na qual esta imerso e coloca toda sua vida em xeque, onde os papéis de médico e paciente se misturam.
Ao longo dos diálogos, Nietzsche desafia Breuer a confrontar suas próprias angústias. Para Nietzsche, o sofrimento não é algo que deve ser evitado, mas enfrentado e compreendido, como um caminho para a verdadeira liberdade, muito bem evidenciada pela sua frase "Aquilo que não nos mata nos torna mais fortes".
Também fiquei abismado com o conceito do eterno retorno, onde Nietzsche questiona Breuer: "Se tivesse que reviver este momento eternamente, o que mudaria?" Esse desafio leva Breuer a refletir sobre suas escolhas e o sentido de sua vida, incentivando o leitor a fazer o mesmo.
Em resumo, o livro é ótimo para quem busca dar sentido a própria vida ou busca a liberdade genuína. Mas talvez o livro só faça sentido para aqueles que realmente estão dispostos a colocar tudo o que sabem e acreditam em xeque, enfrenando as verdades internas que vivemos ignorando e de fato, enfrentar o núcleo do sofrimento.
comentários(0)comente



Kamilly113 12/10/2024

Adorei
Muito bom, o autor desenrola a história muito bem e a ficção da ligação da história dos personagens extremamente criativo!
comentários(0)comente



Lu 23/09/2024

Excelente divulgação.
Sim, tive a impressão de estar lendo um livro de divulgação científica. E acho que esse romance é isso mesmo.
Bem didático, introduz o pensamento de Nietzsche de forma delicada.
comentários(0)comente



Julia6039 23/09/2024

Que leitura profunda
Sinceramente, não sei se é porque eu estou amando muito a filosofia atualmente e estou empregando o conceito de amor fati na minha vida que esse livro me ganhou muito, por mais que josef e nietzsche tiveram uma interação fictícia tudo saiu muito bom, a forma como nietzsche e seus pensamentos foram abordados, também tivemos freud sendo citado, nossa que livro incrível! muitas visões minhas já estavam mudadas com esses conceitos, agora lendo o livro, só me fez me apaixonar mais por tudo isso; bem que dizem que ou você ama ou você odeia filosofia e friedrich nietzsche.
indico para todos esse livro, garanto que muitas reflexões serão feitas, e que vocês não vão se arrepender de se questionar, vão se apaixonar por esses processos que nem eu me apaixonei!
comentários(0)comente



jkevantes 20/09/2024

poesia pura
Poucas coisas me fizeram refletir tanto quanto esse livro… “Nós devemos morrer... Mas na hora certa. A morte só não é aterrorizante quando a vida já se consumou. Já consumou a sua vida?”
comentários(0)comente



Lanny 07/09/2024

O que você vai extrair dessa leitura não é apenas uma ficção
É uma pena que tenha acabado, bem no momento em que estava ficando mais interessante.

Transportar-se dentro desse embate filosófico versus psicológico foi um ótimo aprofundamento dentro dos temas abordados, como a solidão, o perdão, o ego, o vitimismo, a soberba, a inveja, dentre tantos outros sentimentos citados no livro.

É o tipo de ficção que nos remete a várias reflexões, principalmente sobre o nosso existencialismo, que, por vezes, estamos sempre nos questionando.

?O tique-taque do seu coração marca o tempo que se esvai. A avidez do tempo é eterna. O tempo devora e devora, sem dar nada de volta.?
comentários(0)comente



bichaleitora 04/09/2024

Bigodudos choram?
O que adianta ser durão é o coração ser vulnerável?
Nietzsche romântico e uma coisa linda e rara de se vê, eu adorei essa versão literária onde o Nietzsche e humanizado pois todos só se lembram dele por ele ser o cara da filosofia, mas o que poucos sabem e que Nietzsche também tem um coração pomposo.
Eu adorei os conceitos dele sendo mais inclusos no livro, principalmente a aparição do Freud no livro foi uns dos maiores crossevers no mundo da filosofia.
comentários(0)comente



lunareads 24/08/2024

Livro fascinante! Por mais que o encontro entre eles não tenha sido real, o livro é interessantíssimo. Devorei o livro!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcelle.Paganini 19/08/2024

Um presente para quem ama a psicologia
Contextualizando: sou uma psicóloga formada a quase 10 anos. Yalom fez parte da minha formação, apesar de os professores torcerem o nariz, dizendo que ele era autor ?modinha? e que médico não sabia nada de terapia. Mas eu nunca fui obediente e influenciável. Que bom.

Eu li outras obras dele, poucas que haviam na biblioteca da universidade. O tempo passou.

Depois de formada entrei em outras leituras e lembrei dele neste ano, com este livro guardado que ganhei em um amigo x de trabalho. Um tesouro.

Renovou meus porquês de ser psicóloga. Me mostrou pontos de vista para além da técnica (sou das PBE). Lembrou-me que sem filosofia não haveria psicologia.

Cada diálogo deste livro foi muito estudado pelo autor e apesar de ficção, tem muita coerência. É como visitar uma realidade paralela onde Breuer (sim o Breuer do Freud) conhece Nietzche e eles fazem trocas de profunda contribuição à psicologia.

Enfim. Me tocou demais!

?Escolha seu destino. Ame seu destino.? ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 06/08/2024

Ficção histórica com filosofia e psicologia
O livro narra um encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico vienense Josef Breuer, um pioneiro da psicanálise, no final do século XIX. A história começa quando Lou Salomé, uma mulher enigmática e importante na vida de Nietzsche, procura Breuer pedindo que ele trate Nietzsche, que está sofrendo de crises de dor de cabeça debilitantes e de um profundo desespero existencial. Breuer, por sua vez, também está passando por uma crise pessoal e profissional, lutando com seus próprios dilemas internos e sentimentos de vazio.
Ao aceitar o desafio de tratar Nietzsche, Breuer se envolve em uma série de diálogos intensos que exploram as questões mais profundas da existência humana, como a liberdade, o sofrimento, o poder e o sentido da vida. Durante essas sessões, os papéis de médico e paciente se misturam, com Breuer também se beneficiando das ideias filosóficas e insights psicológicos de Nietzsche.
Yalom, psiquiatra e psicoterapeuta, usa sua expertise para criar personagens complexos e dinâmicos, e para tecer uma narrativa rica em desenvolvimento pessoal. É visível que o autor fez um intenso trabalho de pesquisa para que tudo nessa obra se encaixasse com sucesso. Confesso, não é um livro fácil de se ler, sendo muitas vezes denso, e demandando do leitor paciência e introspecção.
A interação entre Nietzsche e Breuer é cheia de tensão e emoção, e a trama revela como ambos os homens enfrentam seus demônios internos e encontram novas maneiras de ver o mundo e a si mesmos.
Gostei muito do último capítulo denominado "notas do autor", em que ele elucida quais informações foram reais e quais eram ficção, deixando o livro "bem amarrado", sem pontas soltas ou dúvidas sobre o que realmente aconteceu, digo isso porque durante a leitura os personagens são tão ricamente construídos e desenvolvidos, na personalidade e fluidez, que leva-nos a crer que tais situações realmente aconteceram.
Esse livro não é apenas uma exploração da mente de Nietzsche, mas também uma meditação sobre a terapia, a amizade e a busca pelo significado. Yalom consegue captar a essência dos pensamentos de Nietzsche enquanto cria uma história envolvente e profundamente humana.
É uma leitura instigante para aqueles interessados em filosofia, psicologia e na complexidade das relações humanas.
comentários(0)comente



Lucas1429 20/07/2024

Uma leitura onde nos transporta para um tempo, que nos faz repensar a verdadeira prioridade e a profundidade que poderíamos buscar para realizar nossos objetivos / desejos.
comentários(0)comente



476 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR