Isis Costa 13/09/2024Quase 4 estrelas...Quando terminei Perdida, achei a história encantadora e com um final perfeito. Fiquei surpresa ao saber que o 2º livro da série seria a continuação, pois, para mim, o final do 1º já tinha sido conclusivo. Confesso que fiquei receosa de que Encontrada pudesse "estragar" a trama que tanto me cativou. Perdida foi maravilhoso, com personagens carismáticos e uma história divertida, leve e envolvente. O desfecho foi tão satisfatório que eu realmente não via a necessidade de um 2º volume.
Encontrada nos traz de volta à vida de Sofia e Ian Clarke, nos apresenta alguns novos rostos também. O problema é que boa parte da trama gira em torno dos preparativos para o casamento, o que, ao longo das páginas, começa a se arrastar. Quando finalmente chegamos ao tão esperado casamento na metade do livro, uma nova personagem aparece para causar confusão: Cassandra, a tia de Ian e Elisa, que assume o papel de antagonista e que atrapalha - e muito - os recém-casados.
Sofia continua com seu jeito desastrado, feminista e deslocada no século XIX. O problema é que eu esperava um pouco mais de maturidade, mas, infelizmente, ela se comporta pior do que no 1º livro, agindo de maneira teimosa e imatura.
O maior problema de Encontrada é que ele parece desnecessário. Perdida tinha um final fofo e satisfatório, que não pedia uma continuação. Tudo o que Encontrada apresenta já estava subentendido no final do primeiro livro, e o que eu esperava era um novo rumo para a história, e não uma repetição.
Por outro lado, devo admitir que o final de Encontrada foi incrível. Foi criativo, emocionante e inesperado, talvez até melhor que o final de Perdida. Tudo se encaixou de uma maneira surpreendente e, de certo modo, conseguiu salvar a leitura para mim. Mesmo que o livro como um todo não tenha me conquistado, o final valeu a pena.
Instagram: @tintaefabulas