Fernanda2477 21/09/2022
Valentine Michael Smith é um homem nascido em Marte, após a primeira tentativa de viagem de exploração a esse planeta. Tendo sido criado pelos marcianos, Smith é descoberto por acaso após uma nova viagem de exploração ao planeta, sendo trazido de volta para a Terra para viver entre seus iguais. Acontece que ao chegar a Terra, Smith depara-se com uma cultura totalmente diferente daquela em que cresceu, tendo dificuldade para lidar com conceitos que, para nós, são muito simples. Ao longo do livro, porém, Smith vai aprendendo a viver nessa estranha sociedade, compreendendo os diversos conceitos que aqui existem ao mesmo tempo em que os mistura ao seu conhecimento, criando assim novas ideias.
O livro apresenta uma premissa bastante interessante. A narrativa é até que fluida, mas em minha opinião o livro é muito longo, com passagens e discussões que, embora sejam interessantes, tornam o livro um pouco cansativo depois de um tempo.
As discussões e reflexões que o livro traz são importantes, ainda mais quando pensamos na época em que foi escrito, com um ar irônico durante quase toda a história. Porém, embora o livro possa estar à frente de seu tempo em muitas ideias, ainda carrega passagens machistas e homofóbicas, o que fez o livro perder um pouco do brilho para mim. Foi uma leitura interessante, mas não é um livro que eu recomendaria para todo mundo e, mesmo se recomendasse, faria algumas ressalvas.