Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto




Resenhas - Terra Sonâmbula


700 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Geraldo Marçal 11/06/2021

Terra Sonâmbula, busca a paz e restauração do nó existencial
Terra Sonâmbula é um romance do escritor africano Mia Couto, que foi publicado em 1992. É considerada uma das melhores obras africanas do século XX. O título da obra faz referência à instabilidade do país e, portanto, à falta de descanso da terra que permanece ?sonâmbula?.

Sonâmbula, a terra se embrenha em uma dolorosa jornada em busca da paz roubada pela querra e em busca da restauração do nó afetivo instalado no peito, com o qual todos nascem e se perde no parto.

A jornada dramática e dolorosa da terra, inevitavelmente, arrasta consigo seus residentes, marcando profundamente seus corpos, almas e corações, fazendo-os experimentar os mais terríveis sentimentos .
Gica Brombini 27/01/2022minha estante
Li "Terra Sonâmbula" para uma matéria da faculdade, e devo dizer que me apaixonei. É um livro muito bom, e que cresceu ainda mais depois do estudo que fiz da obra.




Layla.Ribeiro 05/06/2024

O livro se passa na pós-independência de Moçambique onde somos ambientados a um país destruído após a guerra civil. Um miúdo sem memória e seu amigo idoso se abrigam em um autocarro queimado e lá eles encontram cadernos que se assemelham a diários de um jovem. A obra é dividida alternadamente entre capítulos que contam sobre: os dois sobreviventes e a narração dos diários que ocorre durante os eventos da guerra civil. A narrativa é poética e mistura a realidade e a fantasia que perpassa por lendas e culturas moçambicanas, e através deste livro aprendi muita coisa cultural e histórica. Porém, não consegui me envolver nas estórias dos personagens principais, talvez por causa da linguagem que apesar de ser o mesmo idioma, o português de Portugal tem algumas diferenças e além disso há misturas com palavras moçambicanas. Na minha opinião, faltaram notas de rodapés nesta edição. Ademais, gostei muito do final e da sua reviravolta.
Classicosparaler 30/06/2024minha estante
Amooo




vitoria 12/09/2021

a escrita é bem legal, mas o livro é cansativo e um pouco chato. Tem um plot-twist legal em uma parte, mas o final é previsível.
leca 12/09/2021minha estante
discordo, tudo desse livro eh chato?




Paola 30/08/2021

terra sonâmbula
realmente não posso começar esta resenha sem dizer que acabei criando muita expectativa para o final e acabei me decepcionando um pouco? não consegui me apegar tanto aos personagens e acredito que por isso o final acabou por não ser de tanto impacto. apesar disso, tenho muito carinho pelo relacionamento que mia couto conseguiu construir em cima de tuahir e muidinga. confesso também que fiquei um pouco confusa com o último caderno de kindzu mas tenho minhas interpretações?

ainda assim, a narrativa é impressionante, o universo místico que o autor te leva te prende a cada página. os aspectos da cultura africana que o livro carrega são muito fortes, é realmente um tipo de leitura nova, e por isso mesmo, vale a pena.

independente de todos estes aspectos, a história não falha em te colocar no ambiente da guerra, mas não com um aspecto histórico, e sim pessoal, de sobrevivência e defesa da sua própria cultura e povo. recomendo muito este livro, apesar de já ser leitura obrigatória de alguns vestibulares.
Gui 30/08/2021minha estante
tudooooo




Mayara 01/01/2010

Diferente de tudo o que já li. Um desafio que todos deveriam se fazer, pois, apesar de ter uma linguagem um pouco mais complexa do que aquela que os adolescentes de hoje estão acostumados, este livro faz com que façamos uma viagem a um território pouquíssimo explorado por nós: a África. Mais do que isso, faz-nos viajar pelos sonhos das personagens durante o desenrolar da história e o final, que não deixa nem um pouco a desejar, mostra-nos que os sonhos podem ser reais e devemos acreditar neles.
comentários(0)comente



nocca 25/07/2012

Ao iniciar a leitura de Terra Sonâmbula, pensei ser só mais um livro sobre as inconsequências de guerra. No entanto, a história se desenrola de forma a prender o leitor nas sensações e não necessariamente na situação. Mostra que é possível sim as pessoas manterem sua fibra e demonstrar amor, cuidado e confiança mesmo diante de tribulações. Além disso, mostra que o preconceito é algo inerente ao ser humano (de todas, essa é a maior lição). Portanto,levo para a vida essas palavras:

- Não gosto de pretos, Kindzu.
- Como? Então gosta de quem? Dos brancos?
- Também não.
- Já sei: gosta de indianos, gosta da sua raça.
- Não. Eu gosto de homens que não têm raça.”
comentários(0)comente



SilviaFarm 06/11/2024

Livro encantador!
Minha primeira leitura do Mia Couto, achei a história poética, encantadora, apensar de se passar na guerra. Livro com personagens envolventes que torna a leitura rápida. Quero ler mais anos livros dele para conhecer melhor a escrita.
comentários(0)comente



Guigui 07/05/2014

Até eu fiquei meio sonâmbula.
Acabei de ler Terra Sonâmbula de Mia Couto, um livro bom mostra bastante as crendices de Moçambique, tem muitas palavras no dialeto da região, são duas estórias de famílias e lugares diferentes em Moçambique que se cruzam num mesmo destino, num lugar devastado pela guerra e miséria do povo. E como sempre a corrupção impera essa região de um modo devastador. Eu acho que a "estória" e a "história" se confundem um pouco no livro para dar um ar cômico e romântico no meio de tanta desgraça.
comentários(0)comente



Santana 27/03/2014

BRILHANTE!
"No final, porém, restará uma manhã como esta, cheia de luz nova e se escutará uma voz longínqua como se fosse uma memória de antes de sermos gente. E surgirão os doces acordes de uma canção, o terno embalo da primeira mãe. Esse canto, sim, será nosso, a lembrança de uma raiz profunda que não foram capazes de nos arrancar. Essa voz nos dará a força de um novo princípio e, ao escutá-la, os cadáveres sossegarão nas covas e os sobreviventes abraçarão a vida com o ingênuo entusiasmo dos namorados. Tudo isso se fará se formos capazes de nos despirmos desse tempo que nos fez animais. Aceitemos morrer como gente que já não somos. Deixai que morra o animal em que esta guerra nos converteu."

Mia Couto
comentários(0)comente



Francine 23/02/2014

Um livro extremamente poético.
Como a maioria dos livros de literatura africana de língua portuguesa, como não poderia deixar de ser, essa história tem a guerra, seus horrores e devastação como plano de fundo.
Porém, mais do que isso, temos uma história de amor, amizade, coragem e busca narradas de maneira única por Mia Couto.
Vale a pena ler.
comentários(0)comente



Rafa 09/08/2016

Terra Sonâmbula
Terra Sonâmbula não é apenas um livro, e sim uma obra fantástica de contar incríveis histórias, recheado de fantasias que permeiam a mente do leitor. O livro tem como plano de fundo Moçambique pós-independência, devastada pela guerra civil que ceifou milhares de inocentes.

Mia Couto tem um refinamento incrível através das palavras, ele consegue criar toda uma história repleta de fantasia, com uma singularidade poética do qual o autor nos apresenta aos personagens principais.

A obra nos apresenta o velho Tuahir e o menino Muidinga, ambos estão fugindo dos conflitos que estão devastando várias regiões, alguns rebeldes passam por diversas localidades para tacar o terror.

Tudo muda, quando os dois encontram um ônibus abandonado e o jovem Muidinga encontra uma mala repleta de cadernos, e logo em seguida descobre que são vários diários.

O dono da mala é um homem chamado Kindzu, um fugitivo das garras dos conflitos que estão assolando Moçambique, cada diário mostra a sua luta pela sobrevivência, tanto na vida como nos amores. São relatos intensos, vívidos e marcantes.

Terra Sonâmbula é dividida entre capítulos dos personagens Tuahir e Muidinga e logo em seguida os capítulos do diário de Kindzu.


site: http://suka-p.blogspot.com.br/2016/08/resenha-terra-sonambula.html
comentários(0)comente



Jhonny 26/08/2016

Ótimo livro
Ótima reflexão entre o ser e o meio.
comentários(0)comente



Ana Geanfrancesco 30/08/2016

O livro "Terra Sonâmbula" é considerado a maior obra do escritor moçambicano Mia Couto. Partindo do ponto de vista de seus personagens, Kindzu e Muidinga, o autor conta duas histórias sobre a guerra civil que assolou Moçambique de 1977 a 1992.
Com uma narrativa leve e recheada de elementos fantásticos da cultura africana, é um livro maravilhoso e, pessoalmente, foi um dos que eu mais gostei de ler. É uma leitura muito rica, inclusive em seu vocabulário, que eu super recomendo.
comentários(0)comente



Marcilene1 31/08/2016

Lindo
Terra sonâmbula é um romance magnifico, que mistura um tom poetico em meio a guerra civil mocambica, e exatamente por este fato a leitura se torna extraordinaria...
comentários(0)comente



MVGiga 29/05/2012

Histórias de sofrimento e esperança.
Triste realidade africana mostrada no texto de Mia Couto. Seres humanos em meio a um violento conflito onde os sentimentos de amor ao proximo é tido como algo raro. Terra que sangra e faminta, cujo maior valor é a sobrevivência ao caos e a desordem do país. No interior de um velho machimbombo, conhecemos duas histórias reveladoras do lado mais sombrio e selvagem do homem. Moçambique, seus sofridos personagens, suas histórias amargas, sua rica cultura e seus sonhos de paz e dignidade em meio a uma terra conturbada por uma guerra civil.
comentários(0)comente



700 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR