Clio0 05/08/2023
O Diabo na Cidade Branca ou como permitir que o seu livro fique sem sentido ao misturar duas histórias sem a menor conexão, pois os dois fios narrativos absolutamente não se cruzam.
O relato da construção de uma Feira na cidade de São Francisco é ótima. Larson conseguiu vários detalhes sobre os arquitetos e a própria obra, essa útlima cercada por uma míriade de acontecimentos que foram desde acidentes de trabalho até o desaparecimento de alguns de seus idealizadores. Contudo, essa parte perde o foco quando a narrativa muda para H.H. Holmes.
O suposto primeiro assassino serial registrado naquela região nunca admitiu o fato. Já a baixa quantidade de detalhes, devido a ausência de uma confissão, forçou o autor a especular muitos dos acontecimentos e motivações.
Assim, em primeiro plano temos uma história rica e bem pesquisada e, no outro, algo que parece ser ficção histórica bem franca. Infelizmente, não há como saber se essa conjunção foi um artífice mal empregado do autor para situar a empatia do leitor ou uma decisão editorial desastrosa.