spoiler visualizarGrazi112 12/02/2023
Baseado na história de amor de Alexandre Dumas Filho e Marie Duplessis, o livro acompanha a relação amorosa de Armand e Marguerite, um jovem casal do século xix. Na trama, eles precisam lutar contra a moralidade social da época, visto que Marguerite é uma cortesã e Armand, um homem pobre. Na história, Armand é o narrador personagem, onde ele conta que se apaixonou por Marguerite a primeira vista e, mesmo sabendo que ela era uma prostituta, se declarou e aceitou as condições de ser seu amante sem lhe pedir satisfações. No entanto, ao decorrer do enredo, Armand vive com ciúmes e tentando passar por cima das condições impostas por Marguerite. Com isso, Marguerite, que nunca havia se sentido amada na vida, ver-se perdidamente apaixonada por Armand e acaba aceitando suas cobranças e deixando a vida de cortesã, o que de certa forma é bom, pois ela não gostava daquela vida. Mas também é ruim, pois percebe-se que esse amor foi sua ruína, tendo em vista que ela tinha muitas dívidas e uma doença pulmonar para se preocupar e Armand não podia ajudá-la financeiramente.
Por fim, esse livro me lembrou muito o Romantismo (movimento literário) por causa do amor exagerado que o casal sente, do drama que eles passam por não poderem ficar juntos e do fim trágico.
Só um adendo: eu acho que eles deveriam ter terminado de uma forma saudável quando o pai dele pediu, pois os dois se sentiam muito inseguros no relacionamento, só não davam a devida atenção a isso. Além disso, no final, eu achei o Armand um babaca.