natália rocha 20/03/2022acho que o que mais me deixa triste sobre esse livro é que ele é uma história verdadeira, e se foi tão doloroso ler, eu (tento) imaginar o quão doloroso deve ter sido para o autor viver e escrever sobre.
eu tinha dito em algum momento que esse livro se encaixa no estilo típico de romance água com açúcar de meados de 1800, mas não. nesse tipo de romance, além do amor exacerbado e que se forma rapidamente, temos um final feliz.
em ‘’a dama das camélias’’ começamos pelo fim, que não nos arrebata tão fortemente. mas lendo, entendendo os percalços e obstáculos desse relacionamento, tentando nos colocar no lugar desses amantes, vamos nos apegando a esse amor e sofrendo junto. o final nos destrói com uma descrição da agonia em primeira pessoa. quase que sufocamos junto com a personagem.
sobre o enredo: um jovem, estudante de direito, relativamente bem de vida, se apaixona por uma das cortesãs mais cobiçadas de paris, e ela o corresponde. a partir disso, tem início diversos dilemas que desafiam o andamento desse amor.
não acho que seja um must read, mas foi uma ótima leitura, fiquei vidrada nas páginas por diversos capítulos - o que é deveras raro.