A dama das camélias

A dama das camélias Alexandre Dumas




Resenhas - A Dama das Camélias


423 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Ju 26/08/2021

Incrível
Primeiro livro que leio desse autor, já virei fã.
Alexandre Dumas Filho conta a história de um rapaz que se apaixona por uma cortesã linda e elegante.
Pela capa vc diz, - vai ter senas eróticas.
Só que não. A história é linda de chorar.
Amei a escrita, amei a personagem.
Dumas Filho escreveu uma parte de sua vida nesse livro.
comentários(0)comente



Lorenna 20/08/2021

A dama das camélias
Marie Duplessis, ao servir de musa inspiradora, certamente não poderia imaginar que seria eternizada por meio desse livro.

A dama das camélias foi o livro que me fez redescobrir o significado da palavra cortesã e é impossível não se sensibilizar com os sentimentos e dramas de Marguerite Gautier e estender esses pensamentos às mais diversas prostitutas até os tempos atuais.
comentários(0)comente



de Paula 16/08/2021

Somos coisas aos olhos dos ricos?
Esse livro é incrível não só em sua escrita e história, mas principalmente nas discussões que suscita em 1848! A narrativa se dá em Paris, onde um jovem advogado recém formado se apaixona de forma ensandecida por uma cortesã de saúde frágil e juntos vivem uma das histórias de amor mais bonitas da literatura. Não quero me aprofundar porque acho um livro necessário e que representa o auge do romantismo em meio ao momento de revoluções e iluminismo que a França vivia. Isso é importante porque em meio as eras mais dramáticas da História as pessoas continuam vivendo.

A discussão mais forte gira em torno da cortesã, Margueriitte Gautier, que é uma jovem só em Paris e possui diversos amantes que bancam seus luxos de 100 mil francos ao ano em troca de seus serviços sexuais. E é só isso, ninguém a vê como pessoa, exceto o protagonista, que mesmo sem conhecê-la direito se preocupa e chora ao vê-la sucumbindo. O amor deles nasce da necessidade que ela tem de se sentir alguém e não o objeto de outros, até mesmo de seu benfeitor, um duque que a sustenta pela sua semelhança a filha morta dele.

Gosto do livro iniciar com o final do romance e levar o leitor a entender e amar a dama das camélias como o seu verdadeiro amor. A narração é feita por um terceiro que dá voz ao jovem apaixonado, que se encontra moribundo e após isso a cortesã. Em diversos momentos a história é tratada como apenas uma história de amor, o que é, mas para as pessoas daquela época e até hoje vem isso como capricho ou que uma mulher que trabalha com prostituição não merece nada além de desprezo e uma vida à margem da sociedade, além do desejo que pague pelos seus pecados, quando se tem alguém para culpar são os financiadores desse mercado, que monetizam e pagam para que pessoas na época e em pleno século XXI sejam escravizadas e traficadas para alimentar seus desejos carnais. Mesmo assim, a prostituta é a culpada de tudo e por isso desprezada, humilhada e impedida de viver como outra pessoa qualquer.

O preço do amor dos protagonistas, a dura realidade financeira, os sugadores de finanças e de alma que se dizem amigos, a vingança, os desejos mesquinhos e uma vida desregrada são temas encontrados na leitura e nos fazem pensar se as coisas mudaram tanto assim desde a publicação da obra, tal como a reflexão do valor e papel da mulher na sociedade, mesmo as que não são prostitutas (que é uma profissão escolhida por algumas mulheres hoje, mas ainda envolve muito machismo e misoginia, além dos crimes supracitados). Magnifico e eletrizante do início ao fim, vale muito a pena!
anoca 16/08/2021minha estante
ótima resenha, gosto bastante deste livro!!!


de Paula 16/08/2021minha estante
De fato muito bom!




EsterCristina 15/08/2021

Eu estava gostando demais, dificilmente clássicos me prendem logo de primeira mas A Dama das Camélias conseguiu
Mas páginas foram passando e acabando e eu não imaginava um final em tão poucas páginas e foi o que aconteceu; o livro acaba abruptamente sem um desfecho da própria narrativa do personagem ou um desfecho da história em si, tentei imaginar eu mesma o que teria acontecido dali em diante mas não consegui já que o amante dela louco de amor nunca teria a abandonado pra ir trabalhar com a Margarida tão doente, além de q pareceu que o próprio Armando estava morrendo.
Gostei mas esperava um final melhor, ou melhor, um final
comentários(0)comente



Lice 13/08/2021

Apenas um livro maravilhoso.
Já nas primeiras páginas esse livro já se tornou o meu favorito só pela forma linda da escrita de Alexandre Dumas Filho. É algo admirável e muito bem feito.
Não preciso nem comentar como essa obra traz o amor como algo lindo que pode mudar vidas e que mostra até onde somos capazes de ir para ver a pessoa que amamos feliz.
É uma história tão linda e bem escrita que por muito pouco, muito pouco mesmo, não me fez chorar com o final. Os sentimentos são tão bem apresentados que é impossível não  sentir aflição, raiva, tristeza junto com os personagens.
Amei essa obra e recomendo demais a todos que se interessam por clássicos ou que querem entrar nesse mundo.
comentários(0)comente



bobbie 04/08/2021

Um clássico com todos os traços que os clássicos devem ter.
Um livro belo, rápido e singelo. Lembrou-me Frankenstein, de Mary Shelley. Mas acalme seus ânimos e suas críticas a esta resenha. Se digo isto, não é porque se trata de outro clássico de terror do século XIX, quando ambos foram lançados, mas pelo estilo da narrativa, em que um terceiro conta a história contada por outro. O narrador da história ouve-a da boca - e lê das cartas - de Armand, o protagonista, e reconta-a para nós. Trata-se de um jovem rapaz de classe média que se apaixona cegamente por Marguerite, uma jovem e bela cortesã na Paris do século XIX. Quando a narrativa começa, Marguerite já está morta por tuberculose, enterrada e seus bens estão sendo liquidados em leilão para quitar suas muitas dívidas adquiridas por sua vida de alto padrão. Fascinado por um item específico, descrito pelo leiloeiro como um livro sobre um jovem que ama uma cortesã, livro que contém apenas uma linha escrita a mão em suas páginas iniciais, o narrador o adquire por impulso. E é este livro que vai uni-lo ao jovem que o presenteou a Marguerite, desesperado pelo amor perdido. Com toque sombrio e terrível no início - não vou dizer o que para não dar spoiler - começa a amizade entre os dois, e a narrativa se desenrola, supostamente depois que o narrador ouve todas a história de Armand e lê as correspondências por ele escritas e recebidas. A dama das camélias é uma história lúgubre, triste, sobre o amor proibido entre dois jovens unicamente pela hipocrisia da sociedade, que tolera e faz "bom uso" das mulheres da vida, mas não as aceita como seres humanos dignos de serem inseridos nessa mesma sociedade. O tipo de leitura que tanto me agrada. A dama das camélias foi inspirado em uma experiência de vida que o próprio Alexandre Dumas Filho teve em vida.
comentários(0)comente



Ana 28/07/2021

A Dama das Camélias conta a história do apaixonado Armand Duval e sua amante Marguerite Gautier, uma cortesã de Paris em meados do século XIX.

O livro é narrado em uma linguagem mais rebuscada e retrata a sociedade da época, que me incomoda por demais, levando em conta os pensamentos completamente ultrapassados.

Mas tirando essa parte, o livro em si é bom. O romance descrito é lindo e a submissão de Monsieur Duval à sua amada é algo desejado por muitas mulheres hoje em dia (apesar de ser questionável mais para o final da leitura).

Recomendo!!
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 19/07/2021

Maravilhoso!
Dumas Filho, traz em sua história , a parte excluída da sociedade e da literatura, as cortesãs, baseada em sua experiência própria, ele da voz a essas personagens marginalizadas, podemos conhecer que apesar da vida de luxo e independência (comparada com as mulheres da épocas) elas tinham uma vida bastante infeliz, sorte das que morriam antes de chegar a velhice, muito das situações que ele cita no livro sobre essa condição , consegui comparar com a atualidade e ver que pouco se modificou, apesar desses detalhes, é uma história romântica e intensa na qual você cria simpatia com o casal principal e torce pra que tudo der certo. Se você quer conhecer os clássicos da literatura, comece por esse grandioso livro. Nessa edição que eu li, tem uma linguagem fácil e com o enredo envolvente é a fórmula para uma maravilhosa leitura.
comentários(0)comente



Natália 10/07/2021

Livro lindo e recomendo demais ??
Leitura concluída ?

Resenha:
A dama das camélias é um clássico, escrito por Alexandre Dumas Filho, publicado em 1848 e possivelmente possui caráter auto-biográfico.
O livro é curtinho, mas de uma riqueza imensa. Conta a história de amor entre uma cortesã, Marguerite Gautier e Armand Duval e os encontros e desencontros entre eles ao longo da vida. É um livro poético, lírico, de uma história de amor linda, mas ao mesmo tempo de profunda melancolia e de um final tão triste, que é impossível não se emocionar. A história de amor entre os personagens é tão intensa que nos faz pensar o que somos capazes de abdicar em prol da felicidade do outro. Marguerite tinha a saúde tão frágil, mas o amor que sentia por Armand a tornava mais forte e era o que tinha de mais valioso na vida.
comentários(0)comente



Patrini.Veiga 05/07/2021

Um clássico romance que se passa em Paris, taciturno, ardente, bem descrito, e de fácil leitura e entendimento. Realmente, o meu tipo de livro : Amor impossível, paixão, fervor. Tudo em um único livro. Personagens vivos, cativantes, cheios de humanidade.
Simplesmente um clássico verdadeiro!! ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Luciana1005 28/06/2021minha estante
Você leu as 2 partes? Eu acho que esse aí é só o Tomo 1, tem o 2.


Larissa Alexandria 28/06/2021minha estante
Por isso então. Só li esse




Joyce.Silva 28/06/2021

Primeiro clássico
Sei que serei julgada mas não consegui me conectar com essa história, pode ser pelo fato de ser um clássico e eu não ter lido nada desse gênero.
comentários(0)comente



Cotoco 13/06/2021

Não é o pai...
História simples, sem grandes reviravoltas. Não se compara ao Conde de Monte Cristo ou Os Irmãos Corsos escrito pelo pai. Mas vale a pena ler para criar referência.
comentários(0)comente



Sonia.Fernandes 06/06/2021

Factos históricos
Dá-nos o conhecimento da vida em sociedade daquela época. As dificuldades que as mulheres passavam, o exagero que se atribuía (atribui ainda?) à imagem e supostos valores mesmo que isso traga tristeza e infelicidade. Crenças e etiquetas que são "regras idiotas" criadas por uma sociedade de aparências e interesses.
Mostra-nos acima de tudo algo que ainda hoje sentimos na pele... Quando os outros interferem na nossa vida e nós deixamos, principalmente os pais. Quem não tem coragem de cortar padrões, mudar o que se crê e aceita como regra... sofre. Ao dizer não a tudo isto a vida da pessoa em questão poderia ser muito diferente, mais que não fosse a aprendizagem seria pelas nossas opções.
De resto a história não é nada de surpreendente, o livro lê-se bem e ficamos curiosos com o que se seguirá.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



423 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |