July 25/04/2020A Dama das CaméliasClássico da literatura mundial, A Dama das Camélias, conta a história de amor entre um jovem estudante burguês e uma cortesã (amante de luxo) parisiense do século XIX. Este romance é escrito por Alexandre Dumas Filho, filho do famoso Alexandre Dumas, autor de nada mais nada menos que O Conde de Monte Cristo.
Marguerite Gautier é uma famosa cortesã de Paris, onde já teve (tem) muitos amantes. Sua beleza atraí os olhares de muitos cavalheiros dessa cidade, e não seria diferente com o jovem Armand Duval, que se apaixonou pela moça na primeira vez que a viu, e logo teria essa paixão retribuída.
Dada as posições de cada um na sociedade parisiense do século XIX - um jovem de boa família e uma cortesã -, já podemos imaginar todas as dificuldades que seria manter esse amor. Uma mulher com um passado cheio de amantes (em uma época onde a virgindade valia muitos francos) "O próprio amor que inspiram, já o venderam. Elas amam por ofício, não por encantamento". Um rapaz que não tem todos os meios suficientes para sustentar os prazeres (luxos) que antes essa mulher ostentava (vestidos dos melhores tecidos, uma carruagem com os melhores cavalos). Uma família que não aceita seu filho se deixar levar por uma mulher com tal reputação.
Marguerite nunca se apaixonou por nenhum de seus amantes, o mesmo não aconteceu com eles. Mas Armand era diferente, despertou algo que até então era desconhecido. E eles se permitiram viver esse amor contra as conformidades sociais. Não seria fácil. Eles teriam que lutar.
O narrador se permite olhar Marguerite de uma forma mais amena, não a jugando pela a vida que leva. E termina o livro assim:
"A história de Marguerite é uma exceção, mas se fosse uma generalidade, não teria valido a pena escrevê-la."