@Estantedelivrosdamylla 26/12/2023
Amor trágico
A dama das camélias sempre foi um romance que tive curiosidade em ler, e esse desejo foi em razão do autor ser Dumas filho, além da história ser um clássico extremamente conhecido e reproduzido.
Desde o início eu me encantei com a escrita do autor, adorei as referências literárias que eu já conhecia (como é o caso de Manon Lescaut), e a história não me decepcionou.
Como um belo romance dramático, A dama das camélias traz a história de Margerite e Armand, uma cortesã e um jovem provinciano de família estável, porém simples. Esse amor se dá de uma maneira rápida e muito intensa.
Em razão dos valores morais da época, essa aproximação não seria vista como aceitável, já que as regras sociais da época não permitiam que um homem "de bem" se envolvesse por amor com uma cortesã, mas apenas de maneira carnal (quanta hipocrisia, não é?).
Adorei o fato do autor criticar a sociedade parisiense e seus luxos e hipocrisias, discorrer sobre a vida das cortesãs e principalmente trazer à tona questões como amizade e amor verdadeiros.
Enfim, diante de tudo isso, posso dizer que gostei da obra, e que, apesar de Armand ser mt infantil, e os acontecimentos serem um tanto previsíveis, eu recomendo bastante pela escrita do autor.