spoiler visualizarnasamilly 07/10/2023
Comentários e algumas curiosidades sobre o livro
? O que eu achei:
Eu suponho que ela não era feliz, mas também não era triste, pois ela vivia bem, era uma das cortesãs mais conhecidas, tinha um apartamento deslumbrante, muitas joias, e dentro do possível, era respeitada, no entanto, ela não sabia
o que era
amar verdadeiramente uma pessoa.
Acho que mesmo tendo a estima da maioria das pessoas, deve ter havido algum preconceito mesmo não estando na narrativa, pois naquela época, muitas pessoas eram
julgadas
por não esperarem até o casamento.
O Armando amava a Margarida acima de tudo, deixando o seu orgulho e valorização por sigo mesmo de lado desde o momento que ele aceitou que ela tivesse outros amantes além dele. Acredito que esse também seja o motivo que ela se apaixonou por ele, pois mesmo ela conhecendo vários homens, o Armando, diferente deles, deu até o que não podia dar para ela, que foi a pensão da mãe dele, que na minha convicção foi para se ele morresse, ela tivesse uma renda além do seu trabalho como cortesã.
O pai de Armando devia ser contra a relação do filho com Margarida porque ela tinha uma fama duvidosa, e ele não queria que ficassem juntos para não sujar a honra da família.
Acredito que a história contada por seu pai sobre o casamento da Branca era mentira, porque estranhamente, de repente, seu pai passou a ser totalmente a favor do relacionamento deles.
Então ele apenas fingiu que estava a favor e então jogou essa história de que a irmã queria se casar e o pretendente não queria se casar com ela porque o irmão estava tendo um relacionamento com uma cortesã. Mas isso é uma coisa descabida, pois muitos homens ficavam com as cortesãs e não necessariamente queriam viver uma vida com elas.
O pretendente da Branca não precisava deixar de casar com ela por causa do Armando e da Margarida. E outra coisa: a Branca sequer sabia da existência da Margarida, logo, como o suposto noivo dela iria recusar-se a casar com ela por causa do relacionamento do seu irmão com uma pessoa que ela nem conhece?
Falando agora da Prudência, acho que ela não foi uma boa amiga para Margarida, porque quando Margarida saiu dos holofotes por causa da tuberculose, a modista a deixou de lado quando ela mais precisou, e Margarida morreu sozinha em seu apartamento quando voltou de Londres.
Por último, acho que o autor quis mostrar que o amor nem sempre termina feliz como as pessoas esperam, e que o preconceito social é muito grande, além da obra mostrar claramente que o dinheiro pode ser mais forte que qualquer sentimento. No geral, eu não gostei da protagonista ter morrido e o romance deles não ter um final feliz. Mesmo sabendo que na realidade as coisas nem sempre são um mar de rosas, nós vemos filmes e lemos livros para sair da realidade mão é mesmo? Por isso dou 2,5/5 estrelas.
? Curiosidades:
La Traviata é uma ópera que foi adaptada de A Dama das Camélias, e praticamente são iguais, resumidamente, as duas histórias se passam em Paris no século XIX. As duas protagonistas eram cortes?s, ambas vendem seus bens para poderem sobreviver, e ambas morrem de tuberculose, entre outras coisas em comum.
A Margarida era uma cortesã. As camélias brancas que exibia durante quase todo o mês permitiam indicar que estava "disponível" para estar com o seu amante, ao passo que as camélias vermelhas indicavam o período do mês em que tal não podia ocorrer.
A história foi baseada no romance entre o autor e uma mulher chamada Marie Duplessis ou Rose Alphonsine Plessis, uma cortesã francesa do século XIX, que se tornou famosa na sociedade parisiense por sua beleza, elegância e charme. Ela morreu de tuberculose em 3 de fevereiro de 1847, aos 23 anos.