Se eu pudesse viver minha vida novamente

Se eu pudesse viver minha vida novamente Rubem Alves




Resenhas - Se eu pudesse viver minha vida novamente...


81 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Gustavo.Borba 27/04/2019

Um mestre sem arrependimentos
#LivrosQueLi



Se eu pudesse viver minha vida novamente..., de Rubem Alves. Ed. Verus. Como sempre, Rubem Alves nos leva a um mundo lido em sensibilidade poética, mesmo que o tema seja tão gerador de ansiedades e incertezas quanto o do fim da vida. A partir da inspiração que a leitura do poema Instantes (de Jorge Luis Borges ou de Nadine Stair?) lhe traz, ele apresenta suas reflexões a respeito do envelhecer, do aproximar-se do fim da vida, valorizando tudo o que viveu, não lamentando os caminhos a que foi levado, não desejando refazer escolhas passadas, pois tudo o que trilhou, o que experimentou, mesmo seus erros e enganos, o levaram a estar onde está, a ser quem é, e isso não tem preço, não tem como desconsiderar. Cada uma de suas crônicas deve ser meditada, e não somente lida. Cada uma merece um tempo de reflexão a considerar como repercute dentro de nós, como nos posicionamos, como nos sentimos diante do que o mestre coloca. Não deve ser uma leitura rápida e descuidada, mas assimilada, sentida, refletida, curtida. Portanto, este livro não pode ser a primeira experiência de quem ainda não leu Rubem Alves. Há inúmeros outros livros dele a servirem como porta de entrada. Este livro foi escrito quando ele já estava bem idoso, próximo ao fim da vida. Suas reflexões se referem a essa vivência específica, que muitos leitores que o lerem pela primeira vez talvez não estejam vivenciando. Para quem já o conhecia, como eu, foi mais um passo no aprofundamento de sua incrível linguagem poética!

#livros #ler #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros
comentários(0)comente



Lívia 30/03/2017

Maravilhoso! Livro de cabeceira
Um daqueles livros que você elege como seu favorito. Cada reflexão... com toda certeza um livros e cabeceira!! Rubem Alves conseguiu tocar não só o coração, mas também a alma!! Gostaria de reler muitas e muitas vezes durante a minha vida.
comentários(0)comente



Nat 09/01/2017

Infância e Velhice
Se eu pudesse viver minha vida novamente é um livro de crônicas de Rubem Alves, um grande contador de histórias. São crônicas curtas, às vezes expressas em uma só frase, sobre temas como Deus e as fases da vida. A maior parte do livro gira em torno da velhice, de como se volta a ser criança, de como se perdem memórias desnecessárias. É um livro curto, mas que te deixa refletindo bastante. Não costumo ler crônicas e contos, normalmente prefiro histórias mais trabalhadas e com enredos com começo, meio e fim. Esse livro é totalmente mo oposto disso, e ainda assim gostei, por essa leveza que fica ao terminar a leitura. Por tudo isso, eu leria esse livro para alguém de quem gosto.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
comentários(0)comente



Wilton 16/05/2016

Bálsamo para almas doentes
Livro repleto das concepções e experiências do autor. Sua linguagem é simples e poética. Um verdadeiro bálsamo para os momentos em que sofremos as nossas íntimas dores existenciais. Rubem Alves ainda nos auxilia com sugestões de leitura importantes. Leitura recomendada, sem dúvida.
comentários(0)comente



Kelli Carine 12/01/2016

Livro incrível. Nesse livro ele aborda situações vivenciadas durante sua infância em Minas Gerais, eu que sou filha de pais mineiros amei, me senti ouvindo as histórias da minha família.
comentários(0)comente



Lud 23/12/2015

Gosto muito da escrita do Rubem Alves e me identifico com as ideias dele. Assim não tem erro, todo livro que leio dele sempre me faz pensar várias coisas e me dá uma amável ternura. Este não foi diferente.
comentários(0)comente



Malu 10/09/2015

Reflexões importantes para vida...
Rubem Alves era acima de tudo, um grande sábio e deixou um legado de estimado valor! As pessoas esquecem que temos apenas uma vida para viver. Não dá para apagar e escrever novamente. O que foi escrito, continua lá. Então, precisamos ser responsáveis com o que temos de mais valor que é a vida, as pessoas, o amor. A felicidade está na simplicidade da vida. E na profundidade do ser!
Rubem Alves faz uma analogia de uma pessoa com uma casa. Tem pessoas que permite que outros entrem somente na sala de visitas. Deixam a sala bem arrumada e são extremamente educadas. Outras, permitem que as pessoas sejam mais íntimas e entrem na cozinha que é o lugar dos amigos verdadeiros, no quarto que é o lugar do amor verdadeiro e íntimo. Não podemos usar máscaras na nossa vida e construir relações superficiais. Não podemos permitir ter uma vida onde somos uma casa onde recebe visitas na sala de estar. Precisamos construir relações verdadeiras e profundas. Permitir que as pessoas toquem nossas vidas! É um livro fininho, mas de grande sabedoria!
Um segredo meu: Escolhi Rubem Alves para ser meu avô. Meu avô querido e sábio que me ensina as coisas importantes da vida e me dá os melhores conselhos!
comentários(0)comente



Aninha 03/02/2015

Um cadinho de beleza em palavras
"Um passado que se compartilha é um sacramento de solidariedade." (página 80)

2014 foi um ano complicado na literatura: perdemos João Ubaldo, Ariano Suassuna, Ivan Junqueira e Rubem Alves. Todos com seus dons e méritos, mas Rubem era o meu favorito.

Talvez porque ele soube ver a beleza de Deus na criação, nas coisas simples da vida; talvez porque ele entendeu que educar uma criança envolve amor e paixão acima de tudo.
Assim como em Ostra feliz não faz pérola, e outras obras e textos, ele faz poesia com a beleza das coisas, com a natureza, com o amor, com a solidão, com a dor e a morte.

"A beleza é a face visível de Deus." (pág. 16)

"O ato de ver é uma oração (...) Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado." (pág. 19)

"Toda alma é uma música que se toca (...). A poesia revela a comunhão." (pág. 22)

"A poesia opera ressurreições." (pág. 33)

"Os olhos dos poetas são sempre olhos que se despedem." (pág. 37)

"E, no entanto, é isto que nós somos, sem que tenhamos coragem para dizê-lo: um adeus." (pág 67)

"A paixão é uma perturbação da tranquilidade da alma." (pág. 115)

Ler Rubem é como brincar: faz bem para a alma!

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2015/01/se-eu-pudesse-viver-minha-vida-novamente.html
comentários(0)comente



Luciano Luíz 24/01/2015

SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA NOVAMENTE... de RUBEM ALVES é uma pequena coletânea da vasta obra deste autor que caminha entre muitos gêneros literários.
Aqui vemos breves textos de reflexões diversas, como amor, amizade, Deus, natureza entre outras mais. Bem bacana. Uma leitura rápida e influente da melhor forma que pode existir.
Recomendado.

L. L. Santos
comentários(0)comente



Dani 08/01/2015

Leitura que faz pulsar o coração... Desperta a melancolia adormecida, a saudade latente e todo tipo de lembrança bonita que se faz neutra nos dias normais.
Ótima leitura. Recomendo.
comentários(0)comente



Rui Alencar 12/10/2014

...Aprenda a andar sem ter de chegar a lugar algum, simplesmente gozando o mundo que nos cerca! Faça o fantástico turismo gratuito dos livros...

...Temos dois olhos. Com um nós vemos as coisas do tempo, efêmeras, que desaparecem. Com o outro nós vemos as coisas da alma, eternas, que permanecem...
comentários(0)comente



Janaina Edwiges 02/08/2014

Se eu pudesse viver minha vida novamente...

Quando me deparei com este livro, fiquei bastante curiosa com o título e acreditei que iria encontrar uma estória de arrependimentos, remorsos e lamentos pelo que não se fez. Mas já no primeiro texto pude perceber que o livro seguiria caminhos opostos a tudo aquilo que imaginei.

Rubem Alves faz uma reflexão sobre a vida, que é feita de perdas e ganhos, momentos tristes e felizes, erros e acertos. A beleza está em compreender que tudo isso faz parte da nossa trajetória e, portanto, não devemos nos envergonhar ou desejar ter feito tudo diferente na nossa vida.

Como nos ensina o próprio autor: "Estou onde estou pelos caminhos e descaminhos que percorri”.
Laís 31/08/2020minha estante
migs! fui ler umas resenhas desse livro pq me interessei pelo título e me deparei com vc aqui ahahhaha




Gustavo 18/07/2014

Delicado, profundo e Poético
Rubem Alves é Rubem Alves. Livro para ser refletido e degustado como quem bebe um bom vinho. Impressionante a capacidade do autor, em poucas páginas, conseguir ser tão profundo e poético.
comentários(0)comente



DIÓGENES ARAÚJO 17/03/2014

Abaixo da média
Rubem Alves é meu escritor favorito, mas esse pequeno livro, ficou um pouco abaixo da média em comparação aos outros.
O que parece, é que o livro é uma seleção feita pela editora, de crônicas selecionadas dos diversos livros de Rubem Alves, o que acaba o tornando um pouco desconexo, um livro repleto de belas citações mas não formam um conjunto tão inspirador como os demais livros do autor.
comentários(0)comente



81 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR