Se eu pudesse viver minha vida novamente

Se eu pudesse viver minha vida novamente Rubem Alves




Resenhas - Se eu pudesse viver minha vida novamente...


81 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Moises.Bauer 30/12/2020

Muito bom
Rubem Alves resgata memórias sobre perdas e ganhos na vida, que nos faz refletir sobre as coisas simples na vida que nos trazem a verdadeira felicidade.
comentários(0)comente



Mariah 23/12/2020

Peeeer feito
Sinceramente? É por livros como esse que eu insisto em ler!
A escrita do Rubem Alves é cruel e forte! Ele tem um dom ímpar de colocar sentimentos em palavras e faz isso de forma visceral.
Não é difícil admirar esse autor que tanto me fez sofrer enquanto eu lia suas palavras.
Dor, paixão, saudade, vontade... são sentimentos que qualquer ser humano conhece muito bem mas não consegue explicar exatamente o que eles são ou como eles nos tocam.
Eu descobri, pela primeira vez, que é realmente possível s2
comentários(0)comente



Stephanie 30/09/2020

Viver plenamente
De novo me senti acolhida pela forma como Rubem escreve. Apesar de alguns textos que apareceram nessa obra também estarem presentes na anterior que li (Ostra feliz não faz pérola), se encaixam muito bem nas reflexões que o livro se propõe a fazer.

O escritor passa por momentos nostálgicos, relembrando alegrias, tristezas.. tudo para mostrar como a vida é imprevisível e a necessidade de enxergarmos beleza nas adversidades que encontramos pelo caminho.

"Talvez seja por isso que os navegadores navegam: porque no perigo e no abismo eles veem refletida a eternidade."
comentários(0)comente



Ketolli 30/07/2020

Maravilhoso!!!
Este foi o primeiro livro que li do Rubem Alves e gostei muito. Nele, sao contadas varias narrativas sobre a sua infancia e seus pensamentos acerca de sonhos, perdas, ganhos e morte, de uma forma poetica e sutil, as quais nos instigam e nos trazem diversas reflexoes bastante pertinentes.

Alem disso, nos leva a uma reflexao sobre a simplicidade da vida e o seu verdadeiro valor por meio de questoes relacionadas ao viver. Nos faz ver coisas que nunca percebemos, mas que sempre existiram.
comentários(0)comente



Renata 27/07/2020

Simplicidade
Sempre tão tocante, nos faz pensar que a simplicidade e cada segundo vivido é o segredo da vida...
comentários(0)comente



MF (Blog Terminei de Ler) 14/07/2020

Crônicas e pensamentos escritos com saudade e nostalgia
Livro “Se eu pudesse viver minha vida novamente…” do escritor, educador, psicanalista e teólogo mineiro Rubem Alves. Trata-se de meu segundo contato com o autor. A primeira vez que o li foi especial para mim. Quando busco na memória as lembranças mais antigas sobre livros, o livro mais antigo que me lembro é “Estórias de bichos”, que recordo de meus pais lendo para mim quando era criança, em meados de 1991. Depois de adulto, comprei esse mesmo bom livro, reli (captando certos nuances políticos nos contos) e pretendo lê-lo para minha filha.

O presente livro é uma antologia de pequenas crônicas e pensamentos que trazem reflexões sobre a vida e a passagem da vida em si. Rubem Alves fala de saudade e de nostalgia, pondera sobre aquilo que viu e aprendeu com os anos. Sobre a saudade, ele diz:

“Saudade é sentimento de quem ama e perdeu o objeto do amor. Quem não amou e não perdeu o objeto do amor não sente saudade”.

A saudade invoca uma nostalgia, no final da vida. E, se a saudade é sempre vinculada a uma perda, seria a vida uma sequência de perdas? Se sim, isso seria necessariamente ruim? Queria ter tido a oportunidade de perguntar isso ao autor.

Em certo momento, o autor me fez lembrar de Paulo Leminski, com seu conceito de “inutensílio”. Rubem Alves escreve:

“A nossa vida começa justamente com o advento da inutilidade. Pois o momento da inutilidade marca o início da vida de gozo. Nada mais preciso fazer. Travei as batalhas que tinha de travar. Nada devo a ninguém. Estou livre agora para me entregar ao deleite”.

Apesar da nostalgia e saudade, Rubem Alves não é mórbido. Ele diz:

“Vamos! A vida é bela. Pare de namorar a morte! Beba a taça até o fim!”.

Repare na seguinte passagem:

“Quando se lembra do passado com emoção nunca sentirá tédio no presente”.

É como se o autor estivesse dizendo que, uma vida plenamente vivida nunca é tomada pelo monótono. Se você consegue enxergar a beleza nos diferentes nuances, objetos, momentos dela, até chegar a derradeira hora, o indivíduo terá algo para vivenciar, se emocionar. É uma forma bonita de se encarar a existência.

Esse livro é uma antologia organizada com o autor já próximo dos 80 anos. A edição que tenho em mãos é a terceira e foi publicada em 2014, ano da morte do autor.

Com exceção de algumas passagens religiosas que não me atingiram, foi uma rápida e boa leitura.
comentários(0)comente



Gabi 28/06/2020

Leitura leve e prazerosa, ao estilo singular do Rubem Alves. Não foi capaz de superar ?Ostra feliz não faz Pérola? do autor, mas vale a pena cada capítulo.
comentários(0)comente



CPF1964 26/06/2020

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Retrata os aprendizados do autor ao longo da vida.
comentários(0)comente



Washington 25/06/2020

O extraordinário Rubem Alves
Nossa como eu me surpreendi com a leitura desse poeta popular e brasileiro.
Ele nos mostra ponto de vista que outrora não observamos como a questão da morte e o quão terrível ela é para os familiares.
Nos eleva a perceber a lindeza das outras de Deus (para quem acredita) que por conta de trabalho, escola ou aperreios da vida muitas das vezes não percebemos.
Pretendo reler esse livro novamente pois no atual momento que vivemos em uma pandemia de COVID-19 ele trouxe paz e afável descanso para meu coração. E mostrou o quanto é importante ser presente e amar sem medo! ???
comentários(0)comente



Michelly 06/05/2020

Mais ou menos
Alguns trechos são interessantes, e uma leitura muito rápida, pois tem páginas com apenas duas linhas.
São poemas sobre viver a vida de forma leve.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diego Cruz 28/02/2020

Rubem Alves como sempre, necessário. Sempre tão singelo, faz a gente enxergar a vida mais leve, como uma criança.
comentários(0)comente



Giovanna P L Agelune 13/02/2020

Lindooo!!!!
Livro maravilhoso!!! Bem Rubem Alves!!!! Transformador!!!! Leitura muito gostosa!
comentários(0)comente



Letuza 02/10/2019

Lindo
Um livro lindo, cheio de sabedoria, simplicidade, saudade, emoção e até um pouco de inocência.... Estórias, como Rubem gostava de nomear, sobre sua infância, sobre costumes lá das Minas Gerais, sobre temas do dia a dia... só que com um toque poético e único...
Leitura linda!
#livros #leitura #amoler #desafioliteráriolivroseleitura2019 #rubemalves
comentários(0)comente



Letuza 14/08/2019

Leitura gostosa
No desafio literário #desafioliteráriolivroseleitura2019 do mês Julho - Autor Nacional, eu escolhi Rubem Alves. Um livro lindo, cheio de sabedoria, simplicidade, saudade, emoção e até um pouco de inocência.... Estórias, como Rubem gostava de nomear, sobre sua infância, sobre costumes lá das Minas Gerais, sobre temas do dia a dia... só que com um toque poético e único...
Leitura linda!
#livros #leitura #amoler #desafioliteráriolivroseleitura2019 #rubemalves
comentários(0)comente



81 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR