LissBella 12/09/2011“Se eu pudesse viver minha vida novamente eu quereria vivê-la do mesmo jeito que a vivi, com seus desenganos, fracassos e equívocos”.Um leitura breve, rápida, porém profunda, um pouco filosófica e muito reflexiva. Crescimento! Saudosismo! Exemplo de vida! Creio serem essas as palavras que descrevem o livro pra mim.
Meu primeiro livro de Rubem Alves e confesso ter ficado impressionada com seu jeito de olhar o mundo, as coisas, a vida.... sobre os sonhos, sobre as perdas e ganhos. Um seqüência de opiniões e olhares sobre um mundo de descobertas.
O livro tem como ponto de partida o poema “Instantes” muito conhecido principalmente pelos internautas. O escritor diz que após ler e reler esse poema decide escrever “conselhos aos mais jovens”... mas depois ele mesmo declara-se contrário ao poema, ao dizer:
“Se eu pudesse viver minha vida novamente eu quereria vivê-la do mesmo jeito que a vivi, com seus desenganos, fracassos e equívocos”. Bem, a partir daí Rubem Alves vai nos fazer entender o porquê desta sua conclusão.
Algumas frases que me marcaram:
“Estou onde estou pelos caminhos e descaminhos que percorri”.
“Lutam melhor aqueles que têm sonhos belos. Somente aqueles que contemplam a beleza são capazes de endurecer sem nunca perder a ternura. Guerreiros ternos. Guerreiros que lêem poesias. Guerreiros que brincam como criança”.
“E aconteceu, por vezes, que nem mesmo segui por vontade própria os caminhos alternativos à minha frente. Escorreguei. A vida me empurrou”.
“Os silêncios são sempre embaraçosos, porque nunca se sabe o que o outro está pensando...”.
“Não me importava que a casa para onde mudamos fosse uma caixa de fósforos. Eu não sabia que ela era uma caixa de fósforos. Menino, ainda não fora picado pela maldição da comparação”.
“Cheguei onde estou por caminhos que não planejei. É um lugar feliz com o qual nunca sonhei”.
Um livro muito sincero, simples e cheio de vida! Recomendo!