Rose 05/08/2015August Pullman (Auggie) teve a falta de sorte de nascer com duas anomalias genéticas muito raras que acabam deformando o rosto de quem nasce com elas, ou mesmo uma delas.
Aos 10 anos, Auggie já passou por 27 cirurgias, e apesar das melhoras, nenhum delas, ou todas elas juntas, foram capazes de "normalizar" sua aparência. Agora ele está prestes a enfrentar o que com certeza será seu maior desfio: ir para a escola.
Auggie vai começar o 5º ano em uma escola particular de Nova York. Por mais que ele esteja acostumado com a reação que as pessoas tem ao verem seu rosto, ele sabe que na escola as coisas podem ser bem piores...
Ele vai precisar de toda sua coragem se quiser vencer este desafio, ainda mais porque sua querida e amada irmã não estará ao seu lado para defendê-lo.
Apesar do medo que sente, um pedaço dele quer ir para escola. O outro, bem o outro quer continuar protegido em casa. Apoiado pelos pais e pela irmã ele dá o primeiro passo. Em uma idade onde os comentários não são mais tão inocentes, Auggie começa a encarar o preconceito aberto e o velado das outras crianças em relação a sua aparência.
Felizmente ele encontra dois amigos que aparentemente não estão se importando nenhum pouco com a falta de beleza exterior dele. Apesar disso, o preconceito está ali, bem perto e constante. Diariamente ele é obrigado a fingir que não percebe o medo e o nojo das crianças ao seu redor, até mesmo de algumas que ele achava estarem acima disso.
Mas é durante a festa de Halloween, o único dia em que ele se sente realmente livre e feliz, que Auggie vê seu mundo cair. Arrasado ele pensa em desistir, mas é sua irmã, a mesma com que vem se desentendendo um pouco, apesar de todo o amor que os une, que o impulsiona para frente.
Ela não aceita que ele desista ou muito menos abaixe a cabeça para o preconceito. Ela faz Auggie encarar de frente os próprios problemas.
Renovado ele decide seguir em frente, e então as mudanças começam lentamente. Talvez porque ele próprio mudou, ou talvez porque os outros mudaram também. A verdade é que Extraordinário é uma lição de vida. Um tapa na cara daqueles que só se importam com a beleza e esquecem o indivíduo.
Auggie tinha tudo para ser triste e até mesmo revoltado. Mas ele é gentil, inteligente e alegre. Isso também é muito fruto do amor incondicional que ele recebeu da família. Foram os pais de Auggie e sua irmã que mesmo sem notarem foram o caráter e a fortaleza deste pequeno gigante.
Auggie deu um cara na tapa de todos e o resultado foi este livro que não tem melhor palavra para defini-lo do que Extraordinário.
Um livro que deve ser lido por todos e em qualquer idade. Acho até que deveria ser obrigatório nas escolas. Quem sabe assim teríamos uma mudança de atitude nas pessoas que habitam este planeta.
Não tenho mais nada para dizer além de leiam, façam dele seu livro de cabeceira. Comprem, deem de presente, falem sobre ele e principalmente, aprendam com ele.
site:
http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/