Ziza 03/11/2015
Como não se apaixonar por Auggie?:
"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."
Auggie é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial raríssima e, por isso, tem aulas em casa com sua mãe. Mas um dia, seus pais decidem que chegou a hora do menino ir à escola. O fato assusta-o bastante já que não está acostumado a estar sozinho em um lugar diferente de seu lar. Por ser "diferente" das outras crianças, Auggie sofre bullying por parte dos colegas de classe, todavia, a maneira como ele se posiciona diante de todas as implicâncias e, mesmo crueldade dos meninos, faz com que notemos nele não alguém vitimado por sua "imperfeição", mas sim uma pessoinha que supera as perseguições através do bom humor, inteligência e principalmente amor.
RJ Palacio escreve de uma maneira doce, engraçada e cativante. Não é uma simples estória de um garotinho especial mas é o tipo de narrativa que nos faz repensar as nossas atitudes em relação ao próximo. Às vezes, preferimos estar certos que sermos gentis. Ganhar uma discussão ao invés de simplesmente deixarmos pra lá. O final vem com um emocionante discurso do diretor da escola de Auggie e um prêmio mais que merecido!
Leiam, leiam, leiam..
Extraordinário ensina algo que por vezes esquecemos: "Faça todo o bem que puder, de todas as maneiras que puder, de todas as formas que puder, em todos os lugares que puder, em todos os momentos que puder, a todas as pessoas que puder, SEMPRE que puder." (John Wesley, p.204)