Ju 08/04/2021
Absurdamente extraordinário
Primeiramente, confesso que cometi o erro e deslize de assistir o filme antes de ler o livro, mas como uma leitora nata, independente do filme eu sempre tenho que ler os livros. No filme já tinha me acabado de chorar e aqui no livro não foi menos que isso. E me pergunto "porque não li esse livro antes?", está já na minha lista de livros para reler quando estiver precisando de um choque de realidade, "Raio de sol" você achou um livro para te fazer companhia.
O que falar do personagem principal August Pullmar? O garotinho mais lindo que já vi na minha vida, tanta beleza interior que externaliza. Me dói demais ver o bullying que ele sofre por ter uma alteração no cromossomo e outras síndromes que juntando ocorreu essa alteração facial. É triste ver que ele sempre observa as reações das pessoas quando o conhecem e mais triste ainda ele ter que ouvir a maldade que crianças velho, sim crianças falam para ele. Eu pensava que criança não tinha maldade no coração, mas algumas são perversas sim.
Não é sobre ser criança, adolescente, jovem, adulto, idoso até... É sobre caráter e educação.
É um livro perfeito de superação do bullying, a autora usou este modo para abordar pois infelizmente é algo muito comum que acontecem hoje nas escolas e em outros lugares. É muito difícil você encontrar alguém que não sofreu bullying na sua época de escola. Eu sofri e me solidarizei com o Auggie e diversas vezes eu queria abraça-lo.
Me apaixonei pela personagem Summer, porque eu seria exatamente como ela, faria a mesma coisa.
E que família maravilhosa e acolhedora o nosso menino extraordinário tem.
Ele simplesmente levou um eterno aprendizado para a escola dele e para nós meros leitores.
Independente do momento ou situação seja gentil com o próximo, em pequenos ou grandes gestos. Gentileza gera gentileza, não sabemos o que outro está passando.
E acho que pelo menos uma vez na vida todos nós, a humanidade, as pessoas deveriam ser aplaudidos de pé pelo menos uma vez. Todos lutamos uma batalha e todos sabem qual é. Meus sinceros aplausos de pés para todos vocês.
Agora vamos lá para o ponto negativo da leitura, em alguns capítulos tinha algum acontecimento que queria ver o desfecho, acabava o capítulo e do nada já iniciava em outro dia, isso me decepcionou, mas nada que torne o livro menos perfeito.
Algo que fiquei bem triste sobre o desfecho do personagem Julian, as vezes tudo é educação não é? Nos tornamos semelhantes aos nossos pais, nem sempre, mas inicialmente na infância acontece...
Se você quer um livro que tem ensinamento em cada parágrafo, este é o livro certo, prepara o balde logo, pois é emocionante e inesquecível acompanhar a trajetória do nosso garoto extraordinário no seu primeiro ano que vai a escola e todas as suas aventuras e novas amizades.
Você é extraordinário August Pullman.