Paty 31/12/20224 livros em 1Uma vez ouvi o Olavo de Carvalho respondendo que estudar Sócrates, Aristóteles e Platão era um ótimo início para quem queria iniciar uma jornada de estudos principalmente no quesito as virtudes, filosofia, autoconhecimento, etc., e que todos os assuntos discutidos por filósofos posteriores a eles já havia sido satisfatóriamente discutido por eles. Pois bem, aqui estou.
E acho que acertei escolhendo esse livro, pois começa com uma breve biografia de Sócrates e aí *surpresa* há um compilado de 4 livros; 3 escritos por seus discípulos (já que ele mesmo não escreveu nada) e 1, sem sombra de dúvidas, por um dos ínimigos que ele adquiriu ao longo de sua vida. By the way, único que não gostei.
1º livro: Defesa de Sócrates, Platão.
2º Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates, Xenofonte
3º Apologia de Sócrates, Xenofonte
4º As nuvens, Aristofanes.
Platão descreve o julgamento de Sócrates, desde as acusações, defesa até a sentença. Não sei qual dos dois foi mais honrado, Sócrates por ganhar uma obra dessas sobre ele (apesar de ter morrido antes de ver ela ganhar vida) ou Platão em descrever o mestre que tanto admirava. Será que ele era tudo isso ou foi exagerado por Platão? Não acredito que tenha, pois os livros escritos por Xenofonte, apesar de não ser nenhum Platão, não ficaram para trás. Ele decidiu escrever sobre as conversas que Sócrates teve com outras pessoas e sua atitude perante a morte. Sempre questionando, sempre buscando o autoconhecimento, sempre (sem querer querendo) instruindo e principalmente, sempre confrontando. Apesar de ser politeísta, ou seja, acreditar e cultuar vários deuses (abominável para o cristianismo), os valores e princípios pregados, ao menos por ele, são praticamente o mesmos. Isso porque ele fala de verdades universais, motivo também pelo qual ganhou muitos inimigos. As pessoas não estão interessadas na verdade hoje e não estavam interessadas então. Aristofanes, por exemplo, faz uma caricatura de Sócrates no último livro dos compilados que de tão ridículo e grotesco (eu sei que a intenção é justamente essa) me fez revirar os olhos algumas vezes, até que finalmente me recusei a terminá-lo.