Bia 05/11/2024
"Cumprir sua Lenda Pessoal é a única obrigação dos homens."
As diversas opiniões controversas sobre esse livro me fez pensar que não iria gostar, porém me enganei profundamente. Com uma narrativa "simples", mas repleta de mensagens, O Alquimista de Paulo Coelho, me surpreendeu positivamente de diversas maneiras.
A narrativa é sobre um pastor de ovelhas, que viaja para o deserto, em busca de um tesouro que se encontra nas Pirâmides. Durante a viagem, que aparentava ser simples, o protagonista passa por diversas situações, boas e ruins, mas que trazem lições significativas.
A principal ideia do livro é sobre seguirmos e não desistirmos da nossa Lenda Pessoal, que nada mais é que nosso sonho, ou aquilo que estamos destinados a cumprir em vida. Há diversos outros ensinamentos no livro, mas todos se interligando com o tema principal. Algumas das outras reflexões transmitidas são sobre tomada de decisões, seguir seu coração e até mesmo sobre religião.
Apesar do autor incluir o cristianismo na histórias, e usá-lo como um dos principais âmbitos da narrativa, eu particularmente não acho que atrapalharia a experiência de leitura para quem não é da mesma religião ou não seja muito espiritual (como no meu caso). As mensagens apresentadas no livro são válidas para todos, independemente da religião.
Li esse livro num momento da minha vida que se encaixou perfeitamente com a narrativa, o que tornou uma experiência de leitura incrível, certas citações eram exatamente o que eu precisava ler. Recomendo a leitura, apesar de ser consideravelmente um "clichê" para o gênero, é uma leitura valorosa, e devidamente um clássico.