Paula Juliana 03/10/2013
Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn
http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-garota-exemplar-gillian-flynn.html
''Quando penso em minha esposa, penso sempre em sua cabeça. No formato dela, em primeiro lugar. Quando nos conhecemos, foi na parte de trás da cabeça que eu reparei, e havia algo adorável nela, em seus ângulos. Como um grão de milho duro e reluzente, ou um fóssil no leito de um rio. Era o que os vitorianos chamariam de uma cabeça belamente formada. Dava para imaginar o cranio com bastante facilidade.''
CASAMENTO!
Nunca pensei que uma história que envolvesse esse tema, um dia fosse tão atraente para mim! Mas para minha surpresa essa NÃO É qualquer história, porque afinal... O CASAMENTO MATA!
Pelo menos é o que me pareceu ao conhecer a história de Nick e Amy, ou Amy EXEMPLAR
e Nick SUPER marido!!!
Não tenho palavras para descrever o que é esse livro, essa história, essa autora!
Gillian Flynn é muito fera! A mulher escreveu o melhor Thriller psicológico que li em todos os meus anos como leitora!
Um livro MUITO inteligente! Muito atraente, muito forte, que meche com a cabeça do leitor de uma forma que é até difícil de expressar em palavras! Te induz, te manipula, te sequestra!
''No que você está pensando? Como está se sentindo? Quem é você? O que fizemos um ao outro? O que iremos fazer? ''
GAROTA EXEMPLAR é um tremendo livro!
Nick e Amy são casados, no aniversários de cinco anos de casamento dos ''pombinhos'', Amy Dunne DESAPARECE, seu marido Nick encontra a casa toda revirada, e nada de Amy, parece que a garota foi sequestrada.
Nick chama a polícia, mas acaba logo como o principal suspeito de todo esse drama!
E aí Nick? O que aconteceu com sua amada esposa? Amy está desaparecida? Fugida? Morta? Viva? Bem? Mal? Nick não parece TÃO preocupado como se espera que um bom marido esteja, Amy mesmo desaparecida nos conta sua história desde o começo em seu tremendo diário, o negócio é que chega uma hora que as história de Nick e de Amy não batem mais! E agora, está conosco, os leitores, e é claro, a polícia investigar quem que está contando a verdade!
Nick parece CULPADO! Amy parece EXEMPLAR!
Mas culpado ou não... se Nick não provar de fato sua inocência, PODE MORRER!
''Ele prometeu tomar conta de mim, e ainda assim sinto medo. Sinto que algo está errado, muito errado, e que ficará ainda pior. Não me sinto a esposa de Nick. Não me sinto uma pessoa: sou algo a ser carregado e descarregado, como um sofá ou um cuco. Sou algo a ser jogado em um deposito de lixo, lançado no rio, se necessário. Não me sento mais rea. Sinto como se pudesse desaparecer.''
Bem... preciso ser sincera, depois de ler essa obra resolvi ficar solteira por mais um tempo!
Porém, uma coisa é fato, os personagens desse Thriller são maravilhosos, são muito bem desenvolvidos, são profundos, parece que cada vez que cavamos mais, simplesmente aparem mais e mais nuances que mostram que não conhecemos eles inteiramente e que ainda podem nos surpreender!
Como já disse a escrita da autora é maravilhosa, ela joga com o leitor, manipula mesmo, faz ele de gato e sapato, nos deixa doidinhos enquanto estamos lendo, e quando não estamos, também ficamos ligados na história, pensando, matutando, criando teorias. Então, dizer que me envolvi com o livro é pouco, vivi o livro, senti as emoções, eu odiei profundamente, me senti com medo, acuada, nervosa e perdida, me senti traída, surpreendida também em inúmeras vezes e muitas e muitas vezes de boca aberta com a inteligencia dessa história!
Garota Exemplar é dividida em três partes! Todas contando os dois lados da história, Amy mesmo desaparecida, e Nick narrando! É uma leitura mesmo de tirar o fôlego de qualquer um, é bem pesada inicialmente, a primeira parte li bem devagar, tive que parar algumas vezes e respirar para voltar a minha leitura, mas nada teria me preparado para a segunda parte dessa história, e fiquei tão feliz que me senti até um pouco má!
Inteligente e traiçoeiro, é delicioso como consegue prender o leitor a cada página!
''Senti minha alma murchar. Amy estava usando a caça ao tesouro para nos reaproximar. E era tarde demais. Quando escreveu aquelas pistas, ela não tinha ideia do meu estado de espírito. Por que, Amy, por que você não fez isso antes?
Nosso timing nunca foi bom.''
Olhando para Garota Exemplar agora, só posso pensar como foi uma leitura incrível, inteligente e muito bem aproveitada, como fiquei orgulhosa de ter vivido essa história e ter me deixado viajar por todas as suas voltas e reviravoltas, como foi bom conhecer esses terríveis personagens e que forte, intenso e engenhoso são adjetivos que não chegam nem perto de tudo que Gillian Flynn fez!
''Mas posso estar enganada, posso estar muito enganada. Porque algumas vezes, o modo como ele olha para mim... Aquele garoto doce da praia, o homem dos meus sonhos, pai do meu filho... Eu o flagro olhando para mim com aqueles olhos atentos, os olhos de um inseto, puro cálculo, e penso: Esse homem talvez me mate.
Então, se você achar isso aqui e eu estiver morta, bem...
Desculpe, não tem graça.''
Paula Juliana
site: http://overdoselite.blogspot.com.br/