Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski




Resenhas - Toda Poesia


426 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Pedro.Henrique 05/05/2023

Eu definitivamente tenho uma opinião
Gostei de alguns poucos poemas e compreendo que poesia é sempre subjetivo. Dito isso, foi meu primeiro contato com as poesias do autor e não considerei uma experiência legal, elas não me afetaram de qualquer forma.
comentários(0)comente



lauritchaaa 23/04/2023

De tocar nas feridas e na alma
Paulo Leminski tem o talento de dominar e conduzir as palavras num conjunto que faz arrepiar ate a espinha. Certos poemas (spoiler: a maioria) me tocaram de jeito, grifava páginas e mais páginas que continham poucas palavras mas que de significado carregam muito. Indicação máxima a quem gosta de poesia e quem tem a sensibilidade de se emocionar e se identificar a interpretar os poemas com seu próprio contexto. Os significados são múltiplos já que cada perspectiva é individual, a comoção pós leitura com certeza é diferente, mas com certeza para todos o nome Paulo Leminski, a quem lê, fica na memória e no prazer de se ler poemas tão profundos.
comentários(0)comente



Gui Berni 18/04/2023

Bacana demais!!!!
Esse livro é uma coletânea da carreira do Paulo Leminski e é muito bom ver a mente de um gênio em ação. Eu adorei ler cada poesia, Haikai, Poemas concretos que tem no livro. Para quem quer ler um bom livro de poesia eu recomendo muito?
comentários(0)comente



Aline221 17/04/2023

Recomendo
São poemas curtos e divertidos, não tem nada mt profundo e alguns são bem confusos,

Mas é legal tentar interpretar oq ele queria dizer e tentar entender oq o poema causa em vc.

Tenho certeza que quando eu reler em outra fase da vida vou entender com mt mais clareza, ou não né, vai saber kkkkkkkkk
comentários(0)comente



iara 16/11/2024

3,5 *

realmente, me falta certa sensibilidade pra poesia e é a vida. mas, no geral, foi uma boa leitura, eu já tinha muita vontade de ler leminski por ele ser o maior representante do haikai português e, lendo-o, consegui ver a influência do japonês, de bashō na obra dele, foi uma ótima experiência a partir desse ponto de vista. a proxima coletânea de poesia vai ser da hilda hilst e eu acho que com essa vou me identificar muito mais.
comentários(0)comente



Isabelle.Jaguszewski 09/04/2023

Como começar a resenha desse livro se não dizendo: genial(?)
não tem como. um compilado dos livros incrível, com tanto cuidado de quem o amava que Leminski derramaria poesia sobre ele. cada poesia é uma delícia de ser lida e sentida. todo mundo deveria ler para sentir a beleza que só ele sabia escrever.
comentários(0)comente



Anderson.Hoch 08/04/2023

Poesia de Leminski
Toda Poesia de Leminski é um livro de livros, uma poesia de poesias. Uma reunião dos seus poemas, de vários momentos.
Paulo Leminski é único na literatura, não só na poesia... e inspira, serve de exemplo pra muitos, eu inclusive...
Uma honra ser do mesmo estado que Leminski.
Excelente leitura!
comentários(0)comente



Jessica 08/04/2023

Eu queria amor...
Sempre que leio um livro que não gosto muito, eu acho que o problema sou eu. Foi exatamente o que aconteceu em Toda Poesia... Quando eu leio um livro de poesia, fico esperando algo mais romântico e sentimental e neste teve poucas passagens assim. Durante boa parte da leitura eu não consegui compreender exatamente do que o autor estava falando, então nada fazia muito sentido. Apesar disso, ficava claro em como Leminski conseguia brincar com as palavras e trazer uma rima muito estruturada. Mas, minhas expectativas eram mais românticas.
Resumindo, a leitura não foi para mim. Acredito que futuramente, na releitura, a interpretação seja melhor para meu entendimento.
comentários(0)comente



Carol.Negreiros 01/03/2023

Não me tocou
Sou apaixonada por poemas e poesias, mas definitivamente o livro do Leminsky não tocou minha alma, não me emocionou, exceto por um ou outro poema ou, alguma frase específica... Não estou dizendo que o livro é ruim, entendam, mas poesias e poemas precisam despertar algo na gente, algo que transborda, inunda, incendeia. E esse livro não me causou esse efeito. Talvez eu só não tenha entendido a alma do Leminsky.
comentários(0)comente



Stefanny 22/02/2023

Leve tempp do verbo ir
Leve ninguém num tempo qualquer
Ir sendo como vai o verbo
Nenhum querer querendo.
comentários(0)comente



Cica 24/02/2023

Eu adorei a velocidade que vc consegue ler os poemas, algumas estrofes são grandes, mas as frases são curtas, mts vezes com uma única palavra na linha.
Poemas de agilidade e simplicidade nas palavras.
comentários(0)comente



Marihhh 25/02/2023

Complexo
O livro é de uma leitura complexa em muitas partes, sendo exigido um bom nível de interpretação e paciência para refletir e interpretar melhor os poemas. Por isso, tive bastante dificuldade em entender ele. Porém tem alguns poemas que se entende logo com facilidade.
Ademais, a parte que mais gostei do livro foi a de "ideolágrimas", adorei as relações entre a fonte e as palavras, sendo ambas bem correlacionadas para o que se buscava transmitir.
comentários(0)comente



carla 26/02/2023

Os poetas dizem o que precisamos que seja dito.
Por que os povos amam seus poetas? É porque os povos precisam disso, porque os poetas dizem umas coisas que as pessoas precisam que sejam ditas [...].

Abrir o livro e levar uma verdade na cara, talvez não seja a melhor coisa. Mais sem dúvidas, a poesia transmite o que precisamos que seja dito, a poesia transmite algo no qual estamos passando ou até mesmo se sentir conectado com um verso do poema, sobre algo talvez no qual já passamos.

Toda poesia é uma leitura leve que você pode curtir ao ler, e ao mesmo tempo se pegar refletindo sobre coisas da vida.

Aqui me despeço de você?
comentários(0)comente



lua 26/02/2023

Toda poesia
O livro tem uma leitura bem complexa, precisa-se de um bom tempo para refletir e entender tudo com perfeição!! Os poemas em geral são extremamente criativos, me deixaram encantada com a estética
comentários(0)comente



charlesnascimento 28/03/2023

TODA POESIA | Paulo Leminski
O tempo fica
cada vez
mais lento
e eu
lendo
lendo
lendo
vou acabar
virando lenda

▪️Paulo Leminski nasceu e faleceu em Curitiba (1944-1989), era filho de pai de origem polonesa e a mãe era filha de pai português e mãe brasileira de origem negra e indígena, por isso ele se autodenominava como "polaco mulato de Curitiba".
▪️Leminski era marxista trotskista, nos anos 70 juntamente com a esposa, a também poeta Alice Ruiz eles afrontavam o regime militar com HQ eróticas.

Na luta de classes
todas as armas são boas
pedras
noites
poemas

▪️ Leminski foi um poeta de vanguarda que aderiu a contracultura (um também autor clássico desse 'movimento' foi Caio Fernando Abreu) e sua obra é por vezes associada a poesia marginal, embora ele jamais tenha sido próximo de autores do movimento como a poeta Ana Cristina César.

um poema
que não se entende
é digno de nota

a dignidade suprema
de um navio
perdendo a rota

💭 É muito difícil resenhar um livro de poesia, poesia é livre, a gente sente de diversas formas, é sentir as palavras brincando na boca como uma taça de espumante.
Rita Lee cantou que 'amor é prosa, sexo é poesia' ouve-se por aí que 'prosa a gente come, poesia se degusta' poesia é isso.
Em 'Toda Poesia' está toda a obra poética de Leminski e é um verdadeiro deleite observar como ele brincava com as palavras, como ele era livre e tão fora da norma, como ele abarcava todos os gostos, todos os seus mundos dentro de tão poucas palavras.

Foi, é e sempre será um gênio, se quer um conselho... Leminski-se!
comentários(0)comente



426 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |