Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski




Resenhas - Toda Poesia


426 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Amanda548 10/05/2021

Toda Poesia
Este foi meu primeiro contato com poesia e eu me encantei.

"Depois de muito meditar
Resolvi editar
Tudo o que o coração
Me ditar"
comentários(0)comente



Ricardo Tavares 25/01/2022

Toda poesia - poesia completa de Paulo Leminski
Descrição/SINOPSE da editora Companhia das Letras
Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada ?geração mimeógrafo?. Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um ?à vontade? que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Entre sua estreia na poesia, em 1976, e sua morte, em 1989, a poucos meses de completar 45 anos, Leminski iria ocupar uma zona fronteiriça única na poesia contemporânea brasileira, pela qual transitariam, de forma legítima ou como contrabando, o erudito e o pop, o ultraconcentrado e a matéria mais prosaica. Não à toa, um dos títulos mais felizes de sua bibliografia é Caprichos & relaxos: uma fórmula e um programa poético encapsulados com maestria. Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades como Quarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial. O haikai, a poesia concreta, o poema-piada oswaldiano, o slogan e a canção - nada parece ter escapado ao ?samurai malandro?, que demonstra, com beleza e vigor, por que tem sido um dos poetas brasileiros mais lidos e celebrados das últimas décadas. Com apresentação da poeta (e sua companheira por duas décadas) Alice Ruiz S, posfácio do crítico e compositor José Miguel Wisnik, e um apêndice que reúne textos de, entre outros, Caetano Veloso, Haroldo de Campos e Leyla Perrone-Moisés, Toda poesia é uma verdadeira aventura - para a inteligência e a sensibilidade.

MINHA OPINIÃO
A poesia é necessária. Quem gosta de ler e aprecia literatura precisa conhecer os poetas da sua cultura. Por isso, é importante ler Paulo LEMINSKI e conhecer sua obra poética, mergulhar de cabeça em seus poemas, deixando-se levar por essa poética, muitas vezes, estranha. Há poemas extraordinários, outros, simplórios, mas a obra desse escritor que nos deixou tão cedo deixas suas marcas de um modo indelével. LEMINSKI nos surpreende com sua poesia e nos presentea com belas digressões, com jogos de palavras que são um balé rítmico. No fim, fica aquela sensação de estranhamento e o prazer de ler versos que deixam o nosso filosofar em êxtase.
comentários(0)comente



Eduardo.Mathias 29/12/2021

Paulo Leminski: Beatnik a procura de olhos atentos
Primeiramente sobre a edição
Impecável, muito bem diagramada e organizada, tomada todos os cuidados possíveis
Agora minha opinião sobre os poemas:
Leminski era alguém ansioso, escrevia muito e muito rápido, poemas que atravessam multiculturalidades cuspidoa aos olhos do leitor
Algo me incomoda em leminski, acho que era um beatnik ansioso, queria escrever muito para todos os olhos e acabava escrevendo apenas muito.
comentários(0)comente



just.reader 15/12/2021

eclético
feliz por ler um autor brasileiro e PARANAENSE - meu estado?.
conhecer um pouco mais da poesia dos autores nacionais é sempre maravilhoso.

-> definitivamente é um livro contemporâneo, não tem, de maneira alguma, possibilidade de encaixota-lo em características fixas que não sejam:
escreve sobre tudo
de todos os jeitos
ora tem rima
ora não tem
uns tem 3 versos
outros tem páginas
outros viraram música...

paulo era eclético, pra se dizer o mínimo.

minhas partes favoritas com certeza foram as de poesias concretas????????????
comentários(0)comente



byanolv 06/02/2023

Não sou muito fã.
Não sei se foi o fato de eu não estar acostumada a ler poesias nacionais ou o livro apenas não é para mim. É bom, só não meu estilo.
comentários(0)comente



aiyroo 07/02/2023

?kawa?
por mais que eu não tenha lido muitos poemas, sempre fico encantada toda vez que leio.

os poemas do Leminski foram incríveis! o jeito criativo e de como ele brincou com as estruturas dos poemas, as fontes e as letras, é genial e ficaram visualmente bonitos. eu fiquei apaixonada pelo os haikais, foram os meus favoritos!


?Viver de noite
Me fez senhor do fogo.
A vocês, eu deixo o sono.
O sonho, não.
Esse, eu mesmo carrego.?
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 31/12/2021

É, é toda poesia de Paulo Leminski. Falar mais o quê?
Pra quem gosta de Paulo Leminski, livro perfeito. Toda a obra do autor reunida com esmero. Pra quem não conhece, leia uma amostra grátis na Amazon que você terá um gosto do que é essa leitura. Uma incrível viajem poética.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Damien Willis 08/01/2017

Poeta e malandro, poeta-marginal, Paulo Leminski descarrega sobre o papel branco toda uma lucidez que, nos primeiros instantes (e mesmo instantes posteriores), embaralha a vista, embaralha a mente com este jogo de palavras. Outras vezes, porém, Leminski pega mais leve e torna alguns de seus poemas prontos para partilha - compartilha:

"rumo ao sumo
Disfarça, tem gente olhando.
Uns, olham pro alto,
cometas, luas, galáxias.
Outros, olham de banda,
lunetas, luares, sintaxes.
De frente ou de lado,
sempre tem gente olhando,
olhando ou sendo olhado.
Outros olham para baixo,
procurando algum vestígio
do tempo que a gente acha,
em busca do espaço perdido.
Raros olham para dentro,
já que dentro não tem nada.
Apenas um peso imenso,
a alma, esse conto de fada."
comentários(0)comente



Carol.Negreiros 01/03/2023

Não me tocou
Sou apaixonada por poemas e poesias, mas definitivamente o livro do Leminsky não tocou minha alma, não me emocionou, exceto por um ou outro poema ou, alguma frase específica... Não estou dizendo que o livro é ruim, entendam, mas poesias e poemas precisam despertar algo na gente, algo que transborda, inunda, incendeia. E esse livro não me causou esse efeito. Talvez eu só não tenha entendido a alma do Leminsky.
comentários(0)comente



Stella.Castilhos 16/01/2023

Bom, mas não é meu tipo
Eu gosto de muitas das poesias do Leminski, mas não é exatamente o que eu costumo ler.
Mas o livro é bom, divertido e tem poesias muito interessantes.
Vale a pena dar uma conferida para ver se é do seu gosto.
Bia 16/01/2023minha estante
Ah achei intelectual demais kkkkkk eu lendo dark romance e vc lendo Leminski


Stella.Castilhos 18/01/2023minha estante
Kkkkkkkkk por isso combinamos




Luciano Luíz 09/08/2014

PAULO LEMINSKI foi (e ainda é) o maior poeta do Paraná. Ensaísta, romancista, compositor, enfim. Um escritor que andou por vários gêneros.
E que desta forma deixou um legado de grande inteligência.

Em sua juventude, foi ignorado como poeta. Mesmo com ótimas participações em concursos de poesia, Leminski no máximo ganhava "menções honrosas".
Mas, ao contrário dos "vencedores" das disputas, Paulo foi além e deixou seu nome na posteridade da literatura poética brasileira.

TODA POESIA é uma coletânea de toda sua obra poética.
Desde textos raros, publicados em início de carreira, até trabalhos inéditos.

Mas ao que parece alguns poemas não foram inclusos, por serem íntimo demais. Já que foram escritos para sua esposa, Alice. No entanto, tem um ou outro no livro que leva o nome dela...

O mais interessante da obra do curitibano, é o quanto ela continua atual. É pop. Inteligente e divertida.
Com ou sem rima, o autor expressa um pensar poderoso.

Um livro rápido de ler.
E que uma vez terminado, faz o leitor recomeçar.
E desta vez, em uma página qualquer.

Para quem é apaixonado por poesia, é uma coleção imperdível.
Mas mesmo quem não tem afinidade com o gênero pode vir a gostar, pois como o conteúdo é atemporal e com mensagens de todos os tipos, faz a mente viajar e muito pensar.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
comentários(0)comente



brenda 13/06/2021

eu fiquei impressionada com a sensibilidade do paulo, às vezes eu juro que me questionava se aquilo realmente havia sido escrito por um homem, o quê é uma pena. a sociedade está tão acostumada com homens frios, que é inacreditável ler um homem falando cruamente de seus sentimentos. esse é o primeiro livro de poesia que li, e eu não poderia ter começado por um melhor.
e mais incrível do quê esse livro, foi a forma como eu descobri a existência dele. eu vi uma foto de um dos poemas neste livro na internet, e comecei a me debulhar em lágrimas logo depois de ler. ele conseguiu despertar dores, medos e sentimentos que eu mal sabiam que existiam em mim durante todo o livro. e a experiência é impagável. eu nunca me senti tão compreendida e acolhida em toda a minha vida.
é louco pensar que essas poesias escritas a mais de 30 anos atrás ainda são tão reais e atuais, e só me deixou pensando, "imagina se o paulo estivesse vivo durante essa pandemia? ele com certeza criaria uma obra prima diante de todo essa caos".
apenas leiam, românticos, céticos, jovens, velhos, inteiros ou despedaçados, eu duvido você terminar esse livro da mesma forma que o começou.
comentários(0)comente



Aline221 17/04/2023

Recomendo
São poemas curtos e divertidos, não tem nada mt profundo e alguns são bem confusos,

Mas é legal tentar interpretar oq ele queria dizer e tentar entender oq o poema causa em vc.

Tenho certeza que quando eu reler em outra fase da vida vou entender com mt mais clareza, ou não né, vai saber kkkkkkkkk
comentários(0)comente



Isabelle.Jaguszewski 09/04/2023

Como começar a resenha desse livro se não dizendo: genial(?)
não tem como. um compilado dos livros incrível, com tanto cuidado de quem o amava que Leminski derramaria poesia sobre ele. cada poesia é uma delícia de ser lida e sentida. todo mundo deveria ler para sentir a beleza que só ele sabia escrever.
comentários(0)comente



426 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR