Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski




Resenhas - Toda Poesia


426 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Aria.Verso 15/09/2015

Divo
"eu te fiz
agora

sou teu deus
poema

ajoelha
e
me
adora"

Termino este livro apaixonada, encantada, cantando e sorrindo com uma única certeza em minha vida após me perder em meio à reflexões neste livro: Paulo Leminski. És meu divo. Casa comigo?
comentários(0)comente



Isa 25/08/2016

Toda Poesia de Paulo Leminski
Preciso admitir que nunca fui uma grande leitora de poesia. Nem grande, nem pequena, pra falar a verdade. Sempre consumi com avidez tudo que o mercado infanto-juvenil produzia, e sei de cór e salteado os plots de mais romances adolescentes do que você pode imaginar. Mas poesia? Não me matem, mas sempre achei algo bobo, e minha relação com a poética nunca passou dos poemas consagrados e que todo mundo conhece, que vinham nos livros didáticos do ensino fundamental e médio. Poemas famosos, conhecidíssimos, de escritores incríveis, mas que não conversavam comigo até então. Versos lindos, mas que não me chamavam.
Esse chamado, eu acho, não se explica. Assim, sem mais nem menos, uma chuva de poesia entrou na minha vida. Há um ano conheci algumas pessoas que escrevem e respiram esse gênero, e devo dizer que a culpa de estar na mesma frequência que a poesia, em parte é delas. A outra é da curiosidade, e a terceira é do Leminski.
Perdi a conta de quantas vezes entrei na Livraria da Travessa e vi um exemplar de "Toda Poesia" pomposo, se destacando dos demais, me chamando, pedindo pra ser lido. A princípio não me rendi a sedução da capa laranja, o bigode peculiar estampado, se oferecendo pra mim. Poesia? Eu que não.
Mas o mundo, esse doidinho, ele gira, da voltas, e os livros mudam de lugar nas prateleiras das livrarias. Mesmo assim, laranja, nada discreto, um dia me vi com "Toda Poesia" nas mãos. Um exemplar que trazia todas as obras autorais do poeta curitibano em 421 páginas. Como recusar aquele contato? Como dizer não, sendo eu objeto-sujeito de tão bonito encontro?
Pois eu recusei. Meu sol em capricórnio e o preço que custava um livro com "meia-dúzia" de poesia, não me deixou voltar pra casa com a sacola bonitinha que faz quem sai da loja com um livro novo se sentir especial. Arrisquei o PDF, e desastre. Tentei pegar emprestado, mas eu sabia que se conseguisse, não seria capaz de devolver sem padecer de uma dor profunda, principalmente a de admitir que eu estava interessada em poesia.
Em uma quarta-feira nada excêntrica, sem aviso, sem nem ter tempo de pensar a respeito, arrematei o livro por uma pechincha na faculdade. Usado, mas não importava: Eu gosto de imaginar onde os livros de segunda mão moraram antes de estarem comigo. Desde então li, li de novo, e reli. Entre poemas curtos, líricos, haicais e poesia concreta, as palavras irônicas de Leminski saltaram das páginas do livro e se espalharam pelo meu quarto, entre minhas fotografias, pelas minhas roupas, e no meu dia-a-dia.
A edição de 2013 da Companhia das Letras traz seis livros do autor: quarenta clics em curitiba (1976), caprichos & relaxos (1983), distraídos venceremos (1987), la vien close (1991), o ex-estranho (1996), e winterverno (2001), sendo os três últimos publicações póstumas. De toda as obras que a publicação traz, distraídos venceremos trouxe as poesias com que mais me identifiquei, e com as quais desenvolvi uma relação especial.
É difícil dizer pra alguém sobre o que exatamente é um livro de poesia. A relação de sentido é uma entre o poeta e os versos que escreveu, e outra entre o leitor e o poema. O resultado do encontro depende da frequência em que está cada leitor, e do quão disposto está a se entregar pros versos das páginas que tem em mãos.
Felizmente, posso dizer que Toda Poesia de Paulo Leminski, nos demos muito bem, e trocamos energias muito boas durante o tempo que tiramos para conhecermos um ao outro. A leitura ganhou cinco estrelas (✪✪✪✪✪), e minha relação com meus poemas favoritos do autor se renova a cada vez que os encontro, entre uma calmaria e outra.

site: www.avalancheliteraria.com.br
comentários(0)comente



Ana Carolina 07/01/2017

Amor.
Toda Poesia é meu livro sagrado, Leminski é meu Deus e a poesia dele, minha religião.
comentários(0)comente



Thiago 30/01/2017

Livro: Toda Poesia
Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424

Leminski é paixão
não tem pé
não tem cabeça
é todo coração.
comentários(0)comente



Israel145 26/02/2017

A obra poética (ou pelo menos a maior parte publicada) de Paulo Leminski encontra-se reunida nesse volume lançado pela Companhia das Letras e organizado por Alice Ruiz que apresenta a obra e confere as explicações necessárias ao processo de organização do livro.
Detentora do conhecimento de causa e por ser contemporânea de Leminski, sua participação no processo criativo e de seleção das poesias do autor lhe dá o gabarito necessário para organizar esse material primoroso que todo leitor pode ter à mão.
Leminski é sem dúvida um marco na poesia nacional. Ler sua obra é mergulhar no cerne da arte poética e chegar a uma conclusão livre de lógica ou de paixões: o autor era um gênio. Suas composições vanguardistas desencadeiam no leitor as sensações mais sublimes com seu toque pessoal inventivo.
Seu legado é algo que transita numa esfera única que mescla o moderno ao despojado, o real ao abstrato, o absurdo ao comum. Sua identidade cosmopolita que o faz misturar o toque europeu clássico à filosofia oriental e incorporar tudo isso aos brasileirismos o torna único e inigualável. Saquê com feijoada.
Toda Poesia é aquele livro que não se deve parar nunca de ler. Deve ser alçado a uma categoria acima dos livros de cabeceira: livro para a mochila, bolsa ou pasta. Tem que estar com ele o tempo todo por que a vida fica mais doce com a poesia do Leminski.
É a conexão que liga um mundo absurdo, maçante e cruel ao idílio genial da mente imaginativa que vê beleza e faz beleza em tudo que alça à categoria dos versos. Leminski conduz a percepção única da beleza inata das coisas. E sua poesia é preciosa demais pra ficar mofando e empoeirando ao lado de obras menores em uma estante qualquer.
A editora fez um bem aos brasileiros ao lançar essa edição em 2013, compilando a genialidade do autor num único volume. Acerto de primeira e com um toque de classe. Altamente recomendável.
comentários(0)comente



Eddie.Erikson 13/04/2018

Sou acostumado a ler romances. Não pensava que me acostumaria a poesias. No fim, descubro que acertei em cheio. Um livro maravilhoso. As poesias de P. Leminski, da mais simples a mais trabalhada me preencheu!
comentários(0)comente



Thamires Souza 11/07/2018

"o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós."
Vinicius.Braga 28/07/2018minha estante




Raquel.Faria 20/11/2018

Sobre ser poesia
Toda Poesia, de Paulo Leminski, foi uma experiência enriquecedora neste ano tão conturbado. Estranho sentir-se só em meio a multidão e só encontrar abrigo em meio aos livros. Sim. Eles me salvaram. E continuam me salvando todos os dias. Querer ler além do que acreditamos ser capazes é desafiador. Vencer aquela "voz" que diz que não somos capazes. Foi assim com Guimarães Rosa e sua reinvenção da escrita, com Stephen Hawking que me mostrou um mundo além da minha janela e com Borges que me fez adorar ainda mais este universo literário. Mas, de poesia, nada a declarar. Ainda bem que peguei Paulo Leminski. Ainda bem. Percebi que ele tem me acompanhado desde os tempos da escola. Sua forma de brincar com as palavras e seus significados, construir imagens reais e fantasiosas, inventar novos jeitos de se dizer alguma coisa. Poesia não tem definição, de fato. Requer amadurecimento, ao passo que exige desprendimento do lugar comum. É sobre amar e sonhar. Sobretudo, lutar e ser resistência em um mundo que preza pela ignorância. Exercício de pausa e reflexão. Ideal para desacelerar e perder o sono... Enfim, não sou a melhor pessoa para resenhar este livro ou qualquer outro de poesia. Mas, sei sentir. E me sinto mais forte neste mundo tão cheio de ódio e violência. Afinal, "a poesia prevalece".
comentários(0)comente



Josi 16/02/2019

Poesia pra toda hora
A sonoridade de Leminski, em todas as suas fases, os tapas com luva de pelica, o essencial de forma pungente, objetiva e linda. É poesia musical, música manuscrita, tudo ao mesmo tempo, agora! Será lido e relido ao longo da minha vida, não tenho dúvidas. Vale demais fazer essa viagem.
comentários(0)comente



JoiceAlfonso 31/10/2019

Paulo Leminski é um dos maiores poetas que esse país já viu, e Toda Poesia é uma publicação póstuma de todos os escritos dele (alguns inéditos) reunidos neste único volume.

Aqui se encontram tantas poesias, algumas com uma única palavra, outras bem mais extensas. Algumas simples que nos faz sentir crianças novamente, outras que quebram até mesmo o adulto de concreto que temos de nos tornar nesta sociedade.

Não poderia dar uma nota para esse livro, pois acredito que eu preciso conhecer muito mais de escrita e da língua portuguesa em seu cerne, bem como da vida, do mundo, de mim mesma e dos outros. E talvez assim um dia eu saiba compreender tudo o que Leminski mostrou - e também escondeu - em bem mais que apenas palavras, tinta e papel.
.
.
eu te fiz
agora

sou teu deus
poema

ajoelha
e
me
adora
.
.
Resenha feita para o ig literário @aruivalendo
comentários(0)comente



Tellys 04/02/2020

Poesia brasileira!
Nada mais que isso! Linda compilação da mais arguta poesia brasileira. Seria um prenúncio da pós-modernidade?
comentários(0)comente



Adriel Alves 20/02/2020

Inspirador
Toda Poesia de Leminski é um livro inspirador e arranca sorrisos pela criatividade e ousadia em seus versos. Sempre que estou sem criatividade para escrever, consulto as páginas dessa obra e, voilà, a inspiração ressurge. Assim como Manoel de Barros, Leminski mostra que a poesia não se prende a formalismos, muito pelo contrário, é rebelde e abomina as formas.

Leitura muito recomendada para quem quer adentrar no mundo da poesia e pra quem quer se aprofundar também. Leminski é para todos os gostos.
comentários(0)comente



Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - TODA POESIA
Toda Poesia é uma antologia dos poemas de um dos maiores autores da literatura paranaense: o famoso Paulo Leminski. A estranheza inicial, a adaptação, a quebra de preconceitos da forma e a admiração foram fases que passei durante a leitura.

Quando comecei a ler esse livro, ou seja, a ler Paulo Leminski pela primeira vez, a primeira coisa que senti foi a estranheza do poema concretista. No início, eu achava algo sem sentido, parecia que as palavras eram vomitadas e que os temas dos poemas eram aleatórios, sem fundamento e não planejados. Na metade da obra, eu aceitei que não havia gostado tanto de Leminski, mas aí eu cheguei na obra "O ex-estranho", que achei incrível!

...

A poesia pós-moderna é liberdade, e Leminski mostra isso em seus versos com musicalidade, proporcionando uma declamação deliciosa de se fazer! Ao final do livro, alguns autores falaram sobre Paulo e, eu concordo com Alice Ruiz, que o compara com um samurai. De fato, ao ler a poesia leminskiana, você se sente sendo cortado por uma catana: 1, 2, 3! Um corte na vertical direita, mais um na vertical esquerda e, por fim, horizontalmente no centro. Por mais incrível que pareça, esse movimento/técnica do autor pode ser sentido durante a leitura. É muito legal!

...

A estranheza inicial passou e, quando terminei de ler, compreendi que há um grande trabalho por trás, como em qualquer poema. A rapidez da poesia contemporânea é notável e satisfatória para a nossa geração. Recomendo a arte do Leminski, esse grande nome da literatura Paranaense.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/05/resenha-toda-poesia.html
comentários(0)comente



Gabriela.Mascouto 23/04/2020

quotes
parar de escrever
bilhetes de felicitações
como se eu fosse camões
e as ilíadas dos meus dias
fossem lusíadas
rosas, vieiras, sermões.
comentários(0)comente



426 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR