Vê 15/10/2015Esperei muito tempo até ler Toda Poesia e o grande motivo disso foi o alto preço do livro. Embora fosse uma enorme coletânea de poesias de Paulo Leminski com uma super diagramação, o alerta do valor salgado (quase R$50,00) sempre soava na minha cabeça e eu acabava postergando a compra.
Até que um dia ele entrou em promoção! Aí vi a chance perfeita para adquiri-lo e, finalmente, matar a minha curiosidade. E só tenho uma coisa a dizer: minhas expectativas não só foram atendidas, como também superadas! As poesias de Paulo são leves e muito divertidas de se ler.
Sem começar qualquer verso com letra maiúscula ou fazer uso de qualquer pontuação, a leitura pode parecer um pouco estranha no começo. Afinal, são pouquíssimos os textos que possuem título, então acabamos nos perdendo um pouco, tentando imaginar se aquela estrofe faz parte da composição anterior ou se já é uma outra proposta.
Mas, uma vez superada essa confusão, a leitura flui rapidamente. O livro é dividido em diversas partes, cada uma delas reunindo os textos de Leminski que, anteriormente, foram publicados em outros títulos separadamente. São diversos livros dentro de um único livro. E o editor teve o maior cuidado de nos avisar ao início de cada novo segmento. As notas são bem explicativas e vão contando um pouco da história do Paulo ao longo das páginas.
Algo que eu simplesmente amei durante a leitura foi a simplicidade dos versos do autor. A rima estava sempre presente e a sacada era tão singela, mas, ao mesmo tempo, tão fantástica, que tornava-se muito especial. Apesar de muito prática e rápida, eu quis prolongar o máximo que pude o virar das páginas, aproveitar um pouco de cada vez.
Depois de ter ouvido falar tão bem de Paulo Leminski, posso dizer que eu finalmente encontrei um poeta brasileiro, arrisco-me até a considerá-lo um "clássico", que seja divertido de ler, próprio para todos os momentos, sem nunca cansar ou ficar monótono. Seja pela diagramação diferente ou pelo conteúdo simples, porém expressivo, Toda Poesia é aquele tipo de livro que desejamos pegar novamente para ler o tempo todo!
A capa é minimalista, mas chamativa: um tom de laranja fluorescente, o bigode que era marca do autor e que, inclusive, está na foto dele na orelha da contracapa. Tudo aponta para o que nos aguarda na parte de dentro: nada de complicações, apenas divertimento. Muitas pessoas dão seus depoimentos ao longo dos segmentos e falam de Paulo Leminski com muito carinho. De uma forma, senti-me parte da história dele, como se ele ainda estivesse entre nós, pronto para produzir novas poesias.
A edição da Companhia das Letras está demais de caprichada, com uma diagramação impecável e visualmente de encher os olhos, antes mesmo de conferirmos o conteúdo dos versos. São vários poemas escritos de maneiras diferentes, com fontes maiores ou menores, cursivas ou quadradas, em linhas ou círculos; a verdade é que cada livro é uma surpresa.
Se você não é muito fã de poesia ou prefere ler uma coletânea dessas com calma, Toda Poesia é mais do que recomendado! Com textos simples, reflexivos e fáceis de ler, você passa pelas páginas sem sequer perceber. Esse é o tipo de poesia que eu indicaria sem medo para qualquer pessoa. Impossível não gostar de uma rima divertida e de ideias que te fazem pensar. Minha espera pela compra valeu à pena e Paulo Leminski rapidamente entrou para o rol de autores favoritos e que, com certeza, prestarei mais atenção daqui para frente, procurando conhecer ainda mais sobre sua vida e obra. Um prato cheio para quem está na dúvida quanto ao que ler, para quem não sabe por onde começar no mundo das poesias, para quem deseja uma leitura de cabeceira para toda hora.
site:
http://www.onlythestrong-survive.com.br/2014/09/resenha-toda-poesia-paulo-leminski.html