Sara Muniz 20/04/2020
RESENHA - TODA POESIA
Toda Poesia é uma antologia dos poemas de um dos maiores autores da literatura paranaense: o famoso Paulo Leminski. A estranheza inicial, a adaptação, a quebra de preconceitos da forma e a admiração foram fases que passei durante a leitura.
Quando comecei a ler esse livro, ou seja, a ler Paulo Leminski pela primeira vez, a primeira coisa que senti foi a estranheza do poema concretista. No início, eu achava algo sem sentido, parecia que as palavras eram vomitadas e que os temas dos poemas eram aleatórios, sem fundamento e não planejados. Na metade da obra, eu aceitei que não havia gostado tanto de Leminski, mas aí eu cheguei na obra "O ex-estranho", que achei incrível!
...
A poesia pós-moderna é liberdade, e Leminski mostra isso em seus versos com musicalidade, proporcionando uma declamação deliciosa de se fazer! Ao final do livro, alguns autores falaram sobre Paulo e, eu concordo com Alice Ruiz, que o compara com um samurai. De fato, ao ler a poesia leminskiana, você se sente sendo cortado por uma catana: 1, 2, 3! Um corte na vertical direita, mais um na vertical esquerda e, por fim, horizontalmente no centro. Por mais incrível que pareça, esse movimento/técnica do autor pode ser sentido durante a leitura. É muito legal!
...
A estranheza inicial passou e, quando terminei de ler, compreendi que há um grande trabalho por trás, como em qualquer poema. A rapidez da poesia contemporânea é notável e satisfatória para a nossa geração. Recomendo a arte do Leminski, esse grande nome da literatura Paranaense.
PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:
site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2019/05/resenha-toda-poesia.html