Sara Muniz 19/04/2020
RESENHA - LIRA DOS VINTE ANOS + 10 POEMAS PREFERIDOS
Lira dos Vinte Anos é um livro de poemas escrito por Álvares de Azevedo, um dos maiores autores românticos brasileiros. Publicada postumamente em forma de antologia poética, a obra foi dividida em duas partes.
A primeira parte, seria ligada a Ariel, um anjo bom de "A Tempestade", de Shakespeare. A segunda parte, está ligada a Caliban, outro personagem shakespeariano que é um demônio. Obviamente, quando li eu não peguei essas referências, mas percebi que a primeira parte (relacionada ao anjo) é mais romântica, tem o amor platônico, o desejo, a pureza... Enquanto a segunda parte (relacionada ao demônio), é mais melancólica, triste, com crises existenciais, ironia, etc.
Essa obra entra na segunda fase do romantismo, que é a Ultrarromântica (ou mal do século). Os poemas da obra têm uma ótima musicalidade, os versos são metrificados, rimados e sempre se ligam aos próximos.
A primeira parte romântica traz o "mundo platônico", fala sobre o seio, sonhos, amor, natureza, um mar de ilusões, a mulher é idealizada, é vista como algo inalcançável.
A segunda parte fantástica traz poemas narrativos, mais longos, com críticas à realidade, sobretudo à sociedade e à vida de poeta.
Eu gostei bastante da obra, e como vocês podem ver na imagem acima, marquei poucas vezes (haha). Eu li Noite na Taverna na faculdade e fiquei muito curiosa para ler mais do autor. Muitos poemas são bem marcantes e foi bem difícil escolher só 10 para não deixar o post gigante (já vai ficar gigante de qualquer forma). Enfim, peguei 5 da primeira parte e 5 da segunda.
...
A minha edição é bastante didática, traz informações sobre a vida do autor e sobre a fase do romantismo brasileiro em que ele se encaixa, quais são as características e tudo o mais. Também veio com uma atividade junto para trabalhar o livro em sala de aula.
PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:
site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2017/12/resenha-lira-dos-vinte-anos-10-poemas.html