SammyaLC 16/01/2024
?A resposta do menino deve ter tido sua origem num sonho milenar da humanidade. O sonho de poder reter, pegar guardar a imagem refletida por um espelho ou por uma poça d'água qualquer. A fotografia realizou este sonho, inaugurando uma nova era da civilização, onde a imagem tem, sem dúvida, um dos papéis principais.?.
Pode parecer contraintuitivo, mas o mais interessante nesse livro é o fato dele ser extremamente datado, mas não ultrapassado. A primeira edição, de 1983, foi escrita para fazer parte da Coleção Primeiros Passos, da editora brasiliense, e tem um caráter bastante enciclopédico, porém, traz discussões a respeito dos efeitos da popularização da fotografia na sociedade. Abordando desde aspectos históricos, tais como a descoberta do filme fotográfico e sua posterior industrialização, até as origens das diferentes escolas fotográficas e suas inúmeras tentativas tanto de se estabelecerem como arte, quanto de se diferenciarem da proliferação de amadores.
Contudo, o charme da leitura realmente reside na atualidade das discussões a respeito da escravidão da imagem, da mudança de valores sociais a partir de uma sociedade que passou a cultuá-las, e sobretudo a obsessão por padrões de beleza irreais e suas consequências.
Escrito apenas dois anos após a criação do primeiro Computador Pessoal, e doze anos antes da fotografia digital se popularizar, numa época onde as redes sociais só existiam em ficção científica?não é difícil imaginar que você abriu aquela cápsula do tempo que enterrou no quintal e que? vejam só? a manchete do jornal continua a mesma? digo o título post?