Ella_V 29/04/2022
Insosso
Lembrando que é apenas a minha opinião :)
Se você, assim como eu, ama a série TVD e quer ler os livros porque terminou a série e está morrendo de saudade dos personagens, nem perca seu tempo. Eu aconselho você maratonar a série todinha de novo e fingir que esses livros não existem. É tudo completamente diferente, para pior. A série pegou o livro, folheou e disse "porque não podemos simplesmente copiar o título e o nome dos protagonistas e fazer o resto do nosso jeito?" E assim foi feito. Acho que foi a melhor decisão que os roteiristas já tomaram. Quer um motivo? Eu te dou uns 10: Jeremy não existe. Tia Jenna na verdade é a Tia Judith, que é casada. Matt não é irmão da Vickie. Elena é muito babaca. Caroline é malvada e insignificante. Stefan tem ataques de raiva com muita frequência. Damon só aparece no finalzinho, e não lá aquela coisa. Não tem representatividade nenhuma, isso significa sem Bonnie negra aqui, ela é ruiva. Livro corrido e sem aprofundamento nenhum.
Enfim, para eu não ser injusta, tenho que separar a série do livro.
O amor dos protagonistas floresceu - de um jeito doentio - com a quebra de tempo de uma semana, eu não consegui engolir isso.
Como eu disse antes, Elena é muito babaca. Nunca vi uma protagonista tão insuportável como ela. Elena acha que tudo e todos estão girando em torno dela e ama toda essa atenção que recebe por ser bonita e tal. Logo no início, Stefan chega na escola e simplesmente passa reto dela, sem nem dar uma olhadinha ou um "Bão?". Então ela surta! "Como assim ele nem me olhou? Eu sou tão gostosa!". Ela chega em casa, chora e vai para o cemitério, desabafar com seus pais o quando ela foi mal tratada pelo novato. E nessa hora acontece a maior enrolação, as amigas dela chegam e fazem um PACTO DE SANGUE jurando que "Stefan vai ser meu, não importa o que eu tenha que fazer, o se eu tiver que morrer para isso e minhas amigas vão me ajudar fazendo o que eu mandar." Sendo que uma dessas amigas é uma bruxa, que deveria saber o quanto um pacto de sangue é poderoso. Foi a maior palhaçada.
Quando ela descobre que Stefan é vampiro, ela quase tem um ataque do coração, mas ele fala "Não, espera aí! Eu tenho um irmão vampiro do mal, ele que está matando as pessoas, não eu." e ela fica tipo "Ah então está tudo bem! Eu te amo. Agora me transforma?". E ele fica "não posso fazer isso" e ela fala "pode sim, porque eu te amo" e ele a morde. E ela toma o sangue dele também. Não sei se no próximo livro ela vira vampira, mas se virar vai ser ridículo.
Stefan muda de personalidade como nós trocamos de roupa. Uma hora ele é calmo, frio e calculista (meu Deus) e segundos depois esse cara calmo e frio tá batendo em um dos colegas até perder os dentes. Considere a força sobre-humana desse cara calmo e frio, ok? Ok.
Ele também tem um ataque de raiva, joga tudo para os ares, agarra o braço da Elena que fica "me solta pelo amor de Deus, você tá me machucando!". Mas não se preocupe, ele a solta e diz "eu te amo", então está tudo bem :) Fora isso, Stefan é um vampiro de séculos de idade bem tapado, nada sutil e muito sem graça.
Damon aparece mais para o final, e ele também não foi grande coisa. Quando ele apareceu, pareceu muito com a cena de Crepúsculo em que o Edward e a Bella estão na floresta, e o Edward arranca a árvore e grita "Você não pode correr mais que eu! / Sou muito melhor que você / Fui criado pra matar". Mas nesse caso o Edward é o Damon e a Bella é o Stefan. Damon arranca a arvore também e fica jogando na cara do Stefan o quanto ele é melhor e mais poderoso. Eu não vou mentir, é mesmo. Fazer o que? Não tenho muito o que dizer dele ainda porque ele não fez praticamente nada até agora.
O resto do povo é insignificante. Pelo menos nesse 1º livro. Bonnie, Caroline, Tyler, Matt e qualquer outro que você imaginar só estão ali para ajudar nos problemas da nossa "Deusa Suprema" ou atrapalhar a vida dela.
O livro tem uma escrita fluida, e é muito curtinho. Tudo acontece rápido demais. Eles se apaixonam rápido demais, brigam e voltam, se metem em problemas (graves, vale ressaltar) e saem deles rápido demais, fácil demais. O livro todo é muito bobo. Mas foi bom para eu sair de uma ressaca literária pesada... Eu vou ler o 2º por causa do Damon rs