Thiago662 16/06/2023
"Nenhum lugar é tão bom quanto a nossa própria casa" ??
"Não importa se nossas casas são cinzas e tristes, nós, as pessoas de carne e osso sempre vamos preferir morar lá do que em qualquer outro lugar. Nenhum lugar é tão bom quanto a nossa própria casa".
Embora o autor argumente logo no início que seu conto de fadas é um entretenimento e não um conto com uma temerosa moral, logo de cara temos uma grande lição. Não é o lugar ou a casa que importam, mas as pessoas que ali estão.
Alguns livros precisam ser lidos logo na infância ou o quanto antes, pois com o passar do tempo seu impacto maior pode ir se perdendo. Talvez essa tenha sido a minha experiência ao ler O Mágico de Oz. Não que a obra não seja interessante, mas tudo parece muito simples na trajetória de Dorothy e seus amigos.
A melhor parte, sem dúvida, é quando finalmente encontram o Mágico de Oz na Cidade das Esmeraldas. Um homem comum, lutando para sobreviver num belo mundo estranho. É uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento individual, companheirismo e apresenta um protagonismo infantil e feminino pouco usual naqueles idos do início do século XX.
Podemos imaginar O Mágico de Oz como um charlatão ou um sábio. Prefiro ficar com a segunda opção. Veja os diálogos, reflexões do Mágico, talvez para safar a sua pele:
"Você não precisa de um cérebro. Está aprendendo uma coisa nova todo dia. Um bebê tem cérebro, mas não sabe muito o que fazer com ele. A experiência é a única forma de adquirir conhecimento e quanto mais tempo você passar na Terra mais experiência vai ter".
"Você tem bastante coragem não tenho dúvida disso. Tudo que precisa fazer é confiar em si mesmo. Não tem criatura viva que não sinta medo diante do perigo. A verdadeira coragem é enfrentar o perigo mesmo sentindo medo e esse tipo de coragem você tem bastante".
"Acho que você está errado de querer um coração. O coração deixa a maioria das pessoas infelizes. Se parar para pensar, você é muito sortudo de não ter um coração".
Ahh, os nossos desejos: "como não vou ser um impostor, se todas essas criaturas me obrigam a fazer coisas que todo mundo sabe que são impossíveis de serem feitas?".
Seguimos buscando um coração, um cérebro, muita coragem e um lugar para chamar de casa.