Felipe 13/01/2023
Encantador e pitico.
Esse livro é bem pitico mesmo, poucas páginas e elas são pequenas, mas de maneira alguna isso reduziu o quão boa essa história pode ser. Ela foca bastante nas partes importantes, nada se extende além do necessário, o que contribui bastante com o sentimento de urgência para que a Dorothy consiga finalmente chegar a sua casa.
O livro consegue passar bastante veracidade para história, e mostrar de uma forma inteligente como a jornada deles apesar de fantástica também era bastante pé no chão, com as fraquezas e forças dos personagens se mantendo durante toda história, e as necessidades dos mesmos se mantendo sempre, Dorothy, Leão e Totó precisando de vez em quando parar pra dormir e comer, homem de lata precisando sempre de óleo para lubrificar as juntas, tudo muito consistente.
A dinâmica entre os personagens principais é fantástica, todos eles juntos funcionam muito bem, mas mesmo que separados eles são simplesmente ?, a descrição do desejo deles e a história dos mesmos é incrível.
O mundo consegue ser fantástico e encantador em todas descrições de locais e personagens.
Única coisa que faltou foi o totó ter alguma importância, descobrir algo, alcançar algum lugar, sentir algum cheiro que ninguém sente, fazer qualquer coisa que não seja uma preocupação ou um bixinho que precisa ser protegido. Pois todos os outros personagens quebram em algum momento os seus esteriótipos iniciais, menos ele.