Larissa 29/07/2022
O Mágico de Oz
A espinha dorsal de "O Mágico de Oz" já é uma velha conhecida minha. Primeiro, conheci a história por aqueles livrinhos infantis bem sucintos, depois veio a versão do livrinho com o cd narrado pelo Silvio Santos, aí eu cresci, me interessei por musicais e conheci o aclamado clássico de 1939, tal como a incrível versão adaptada de 1978, com direito à Michael Jackson no papel de espantalho.
Com tantas referências na memória ainda é possível se surpreender com a obra original e integral? Bom, não sei se a palavra certa é surpresa, mas vale a pena, isso vale. Afinal, tudo o que conhecemos sobre o universo de Oz surgiu aqui, neste pequeno e primeiro livro.
"O Mágico de Oz" é uma leitura rápida. Eu demorei mais dias porque não estava com muito tempo livre e ainda o carreguei para uma viagem, e mesmo assim foi rapidinho. A escrita do autor é bem gostosinha, não há nada de mirabolante (a não ser em algumas de suas invenções ?), mas é aquilo né gente, apesar das lições que os adultos podem tirar dessa história, não deixa de ser um clássico infantil.
Porém, isso não significa que a história seja boba. Como eu disse, existem lições valiosas para os adultos neste livro, mas algumas partes pouco desenvolvidas, que podem satisfazer plenamente a imaginação de uma criança, mas pode não satisfazer a um leitor mais maduro. Foi assim comigo. Gostei da leitura, gostei muito mesmo, mas não dá pra negar que achei algumas resoluções e conclusões meio "jogadas".
A verdade é que é difícil avaliar um clássico como esse, que revolucionou seu gênero e moldou toda uma geração de leitores e escritores. Para quem já conhece a história, recomendo a leitura para perceber quais as diferenças estabelecidas entre o texto original e as adaptações. Para quem for ler e ainda não conhece, deixo uma dica. Quando você terminar o livro vá correndo assistir o filme musical de 1939. Com o texto fresco na memória você vai perceber o quão genial é essa adaptação que, mesmo ao mudar com sutileza alguns detalhes da narrativa, conseguiu dar a ela uma imagem eternizada, além de personagens mais bem elaborados e carismáticos, devido à grande atuação dos profissionais diante e por trás das câmeras!