milton_rocha 22/09/2023
Muito melhor que Alice
Desculpe-me, vou começar com uma polêmica. Este livro é muito superior à Alice no país das maravilhas em todos os aspectos. É um livro que se propõe infantojuvenil e entrega exatamente isso com uma maestria espetacular.
Ao ler, claro que algumas características saltam aos olhos, como o uso das cores para segregação espacial de todos os povos da terra de Oz, a separação em nos pontos cardeais para descrever o território geral de Oz, a jornada individual de cada personagem tomando mais sentido somente com o apoio do grupo e a utilização da cooperação são a cereja do bolo, sem dúvidas.
Claro que algumas análises possuem a parte política forte e demonstram os industriais como o Homem de Lata, os agricultores da época como o Espantalho e por aí vai. Entretanto, creio que a leitura mais inocente e realista das coisas já traga um prazer imenso, principalmente ao descrevermos o que, de fato, uma criança deveria pensar da vida, é simples, dinâmico, com jornadas pessoais para destinos palpáveis, lógicos e interessantes para a formação de um ser humano.
Faltam livros simples e com uma mensagem bacana como a desse. Obviamente que todos os personagens (exceto Dorothy) já possuíam o que queriam mas precisavam notar isso por si para que de fato tudo funcionasse.