Uma Prova do Céu

Uma Prova do Céu Eben Alexander III




Resenhas - Uma Prova do Céu


57 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Anselmo 09/04/2013

Me deu algo em que pensar!
Acabei de ler o livro e confesso que ele me deu o que pensar e me deixou realmente impressionado. Acho que quem tem "a mente aberta" deveria dar uma olhada.

É sobre a história REAL (entenda isso como quiser) de um cara que ficou 7 dias em coma, em decorrência de um caso raro de meningite por Escherichia coli e durante esse tempo ele diz ter tido uma EQM (Experiência de quase morte). Durante essa EQM ele relata ter visitado algo como o que alguns chamariam de céu e que encontrou uma entidade que seria Deus.

O cara passou por um caso raríssimo de meningite e só o fato de ele ter saído vivo já é um milagre da medicina, ainda mais sem ter nenhuma sequela permanente

Até aí beleza, existem centenas de livros espíritas que falam sobre o mesmo assunto. O interessante é que o cara em questão é um cientista, praticamente ateu, neurocirurgião com quase 30 anos de profissão e 150 artigos publicados.

Uma coisa é o relato de alguém que acredita e espera ter esse tipo de experiência "transcendental", outra completamente diferente é um dos maiores neurocirurgiões do mundo usando dados e linguagem científica para provar que isso que ele viveu foi real.

Assim como o Dr Eben, eu tenho uma carreira na área da ciência.Sou geneticista e sempre tentei basear a minha vida em fatos e na ciência.
Confesso, sem nenhuma vergonha, que não tenho embasamento teórico nenhum para dizer que o Dr Eben não viu o que diz que viu.

Em seu texto ele foi convincente e explorou todas as outras possibilidades, que vão desde alucinações criadas pelo cérebro tentando se proteger até efeitos dos remédios que recebia.

Recomendo a todos que leiam, seja você ateu, evangélico, católico, espírita ou etc.

Mesmo que você não acredite (eu mesmo ainda estou digerindo o assunto), pelo menos vai te dar algo em que pensar ;)
Lucas 29/06/2013minha estante
Compartilho da mesma opinião. Estava elaborando uma nova resenha mas você acabou por dizer tudo o que pensei sobre o livro.

Achei o autor ligeiramente presunçoso em alguns momentos, e em outra situações muito redondinhas e certinhas (o clima estava ruim e então recebo uma notícia ruim, fiquei bom num dia de sol ensolarado...). O texto também parece carecer de mais detalhes do céu visitado. Mas, neste ponto ficou claro para mim que o mundo espiritual é infinito e nossa linguagem finita e limitada não seria capaz de descrever tamanha complexidade.

Mas, em um apanhado geral, recomendo sim o livro à todos que querem expandir sua consciência, enxergar o mundo de uma nova forma e ir além do campo material (isso é se existe mesmo a matéria).


Mara 27/06/2014minha estante
Estive com este livro nas mãos hoje, despertou minha curiosidade e após ler sua resenha, acabo de me arrepender por não ter comprado.
Entrou para minha lista de "Vou ler".


Vinicius.Carvalho 10/04/2024minha estante
Eu adorei esse livro , uma historia fascinante e que de fato muda a cabeça quanto ao crer!!! Eu li em 4 dias, pois o livro é contagiante.




Rene 03/11/2021

Boa reflexão
Essa leitura faz você refletir sobre a existência de ?algo mais? quando ?partimos? e de que a vida tem um sentido mais amplo do que imaginamos.
comentários(0)comente



Iuri 23/08/2021

Uma visita ao "nosso lar"
“ Cada vez que me via na esfera do Ponto de Vista da Minho­ca, eu podia me lembrar da reluzente Melodia Giratória que me conduzia ao Portal e ao Núcleo. Passei muito tempo - que paradoxalmente parecia tempo algum - na presença de meu anjo guardião sobre as asas da borboleta e uma eternidade aprendendo as lições do Criador e da órbita de luz nas profundezas do Núcleo.

Mas, em algum ponto da viagem, cheguei à beira do Portal e descobri que não podia entrar de novo. A Melodia Giratória - até então a minha chave para aquelas regiões mais elevadas - não me levava mais para lá. Os portões do Céu estavam fechados”

Assim o Dr. Eben Alexander III descreve suas andanças pelo Céu, enquanto esteve em coma durante sete dias em 2008, no livro “Uma Prova do Céu” (Sextante – 2013).

Alguém entendeu alguma coisa?

Piração total.

Mas esta piração adquire algum sentido se adotarmos o ponto de vista dele (ou seja lá no que ele se transmutou) durante sua tour pelo além

Antes desta visita ao Nosso Lar, o Dr. Eben desdenhava os lances de espiritualidade e pautava sua crença através daquilo que passava pelo crivo do experimento científico direto. O que não podia ser comprovado materialmente caía para o reino da ilusão, do delírio.

Sendo um avançado neurocirurgião, encarava todas as tais de experiências místicas de seus pacientes, e demais que tomava conhecimento, como não sendo mais nada do que respostas a reações e fenômenos naturais do cérebro.

Isto até contrair, de forma absolutamente inexplicável, um tipo raríssimo (um a cada 10 milhões de adulto são infectados) de Meningite que o levou ao coma, período em que atingiu o fatídico 97% de chance de morrer. Mas eis que de forma absolutamente inexplicável (seria um milagre?), acordou e, de forma absolutamente inexplicável, recuperou sua saúde plena.

É muito mistério para um cristão só.

Segundo o que o doctor registra, nunca houve um caso igual ao seu registrado na história da medicina.

Ele então seria algum tipo de “escolhido”, um “eleito” , um Neo? Alguém que deveria que passar por uma grave provação do corpo, que resultou na viagem do seu espírito às esferas celestiais, das quais retornou com a missão de compartilhar sua experiência com todos os (ainda) encarnados?

Ele chega a cogitar isto e vai na linha de que um cientista materialista (e eu acrescento ocidental, norte-americano, branco, bem sucedido e de boa aparência), que passou por uma experiência profunda de EQM, seria a persona ideal para revelar à humanidade a verdade sobre o mundo das almas.

O desconfiômetro sobe diante de tanta seleção e a tendência é tachar o livro de uma viagem na maionese, ou uma furiosa egotrip.

Mas a coisa não é bem assim.

Com uma sinceridade e coragem ímpares, Eben arrisca destruir sua imagem de médico-cientista ao assumir sua verdade diante do que vivenciou durante o coma.

E suas vivências foram as mais bizarras.

Confesso que foi difícil aceitar a descrição do tal “Região do Ponto de Vista da Minhoca”, do “Portal” e do “Núcleo” - ainda mais que ele tinha por guia “uma linda garota borboleta de olhos azuis” (a qual, lá pelo final do livro, foi responsável por me fazer embarcar numa constrangedora choradeira. Ou seja, vi a tal “garota borboleta” primeiramente com toda a descrença e ironia, mas a coisa muda totalmente de figura depois, acreditem).

Depois ele fala da sensação de unidade com o Todo, da consciência plena, da “dissolvição” do ego, do esquecimento da personalidade, e muitos outros conceitos já conhecidos em várias religiões e filosofias.

Neste sentido o Céu é atemporalidade, presença (ausência do ego), universo, visão, sabedoria, conexão, unidade, êxtase, plenitude. Tudo vivenciado num eterno aqui e agora amado e protegido.

Ben retorna do coma com a certeza da realidade das suas experiências e busca explicação para tais nas diversas teorias científicas baseadas nas reações químicas do cérebro. Porém chega à conclusão de que, diante da impossibilidade de aplicar qualquer uma delas ao seu caso (seu cérebro estava “morto” durante o coma) sua consciência só poderia estar em outro local.

------------------------------------------------------------------------------

Felizmente o livro não fica “só” na descrição do Céu e as consequências do retorno à carne (dúvidas, crenças, desafios).

Também conta um grande drama íntimo / familiar do doutor, que acaba solucionado da forma mais inesperada possível. Fantástico.

O saldo da obra é muito bom e, mesmo que não concordemos com todo seu conteúdo, nos faz refletir sobre os mistérios da vida e da morte, sobre o que acreditamos ou não, sobre nossos medos, esperanças e fé.
comentários(0)comente



Mari 18/09/2020

Instigante
Não são raros os relatosem de pessoas que tiveram experiência pós morte enquanto estavam em coma ou inconscientes devido a alguma ocorrência grave; porém a obra do Dr Eben me surpreendeu pela riqueza de detalhes e por ele mesmo se autodenominar um cético,o que é comum no meio científico.
Surpreendente.
comentários(0)comente



Mineiro 23/05/2013

Adorei o livro mas acho importante ler esta opinião
Adorei o livro.
Ele possui uma linguagem fácil e consegue emocionar e trazer á reflexão um tema polêmico que é a existência de vida após a morte.
Logo após a leitura achei este artigo na internet que eu acho interessante ser lido por representar um contraponto (ainda que eu prefira me filiar à corrente dos que acreditam na experiência vivida pelo autor).



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/ele-pode-ter-estado-no-ceu-mas-nao-prova-nada-diz-neurocientista-da-ufrj-8115477#ixzz2U8RhcmcO
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

‘Ele pode ter estado no Céu, mas não prova nada’, diz neurocientista da UFRJ
Neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, foi revisora científica do livro ‘Uma prova do Céu’ mas contesta afirmações do autor sobre o cérebro


A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, foi revisora científica da edição brasileira do livro “Uma prova do Céu” e há duas semanas postou em seu blog um texto classificando a premissa do livro como “falácia gigantesca, enorme, colossal”. Segundo ela, o autor perde o pé quando presume que, devido à meningite bacteriana na superfície do cérebro, o córtex teria ficado inoperante.
— No livro ele apresenta zero evidência, quando seria trivial ter feito um eletroencefalograma para provar isso. Para mim o grande problema é este, porque todo o corpo da neurociência diz que só existe percepção se houver atividade cortical, ou seja, o córtex tinha que estar em atividade sim para que ele tivesse essas percepções. E a falta de provas é um lapso imperdoável para um cientista — diz Suzana.
Segundo ela, se o córtex do neurocirurgião Eben Alexander III estivesse, de fato, sem atividade, ele sequer teria voltado do coma ou teria sobrevivido em estado vegetativo.
— O que ele descreve é o que aconteceria com uma pessoa que estivesse com a função cortical comprometida: percepções alteradas que não correspondem ao estado corporal, alguma memória com relação à vida dele, afinal é o cérebro dele, mas o córtex teria que estar funcionando para isso. Meio capenga, mas funcionando — ela afirma. — O livro é bacana, interessante, ele pode ter estado no Céu, mas não prova nada. Se existe ou não Céu, se ele esteve ou não lá, não importa, desde que ele não diga que está apoiado em dados científicos.
No blog, Suzana escreveu ainda não ter qualquer ressalva a fazer a respeito das experiências. “Acho muito importante sabermos que é possível haver experiências mentais durante um coma, sobretudo dado que hoje é conhecido que o coma não é uma coisa só, mas um estado temporário que pode ter origens e causas diversas, inclusive ainda com atividade cortical”.
O problema, segundo ela, é que “o autor joga qualquer espírito científico para o alto ao escolher forçar a mão e usar sua autoridade de neurocirurgião para concluir, sem qualquer evidência, que seu córtex cerebral estava completamente inoperante, e portanto que o cérebro não é necessário para a consciência. Para ficar claro: depende, sim. Ou anestésicos, que modificam a atividade do cérebro, não seriam anestésicos. Ou a falta de oxigênio não levaria ao desmaio. Ou lesões do cérebro não teriam consequências imediatas e graves para a atividade mental. Ou o neurocirurgião não teria sequer entrado em coma por conta de sua meningite... Você aceitaria ter seu cérebro operado por um neurocirurgião que está agora convencido de que seu córtex pode ser danificado, ou mesmo totalmente lesionado, sem nenhuma consequência, porque ele ‘não é necessário para a consciência’? Eu certamente não!”
E lá no fim do texto a neurocientista explica que só aceitou fazer a revisão do texto, mesmo tendo tantas críticas, pela liberdade de opinião e porque acredita que muitas pessoas gostariam de ler o livro, então quis contribuir para que a história chegasse até os leitores sem problemas técnicos na tradução.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/ele-pode-ter-estado-no-ceu-mas-nao-prova-nada-diz-neurocientista-da-ufrj-8115477#ixzz2U8QC6GeV
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Alexandre 14/06/2013minha estante
Legal o contraponto. Mas, como você, ainda permaneço do lado dos que admitem a possibilidade da experiência do autor ter sido real.


Mineiro 15/06/2013minha estante
Legal seu comentário Alexandre. Como disse prefiro acreditar que foi uma experiência real. Abs e boas leituras!


Luci Eclipsada 31/07/2013minha estante
Gostei desses informações. As confrontarei com o livro certamente!


Junior 24/09/2015minha estante
Mas são críticas de quem não acredita que ele possa ,realmente, ter estado no Céu. Com certeza precisamos do córtex cerebral para a nossa consciência aqui na Terra ou em realidade material, agora quando se trata de ter uma experiência em um mundo que é espiritual e não material então não precisamos do córtex cerebral ou de qualquer outro orgão, afinal o Céu é um lugar para onde vamos após a morte.


Tonho 05/05/2016minha estante
Legal, obviamente embasado, mas eu não sei como é q se provam experiências. Fora isso, os questionamentos são mega críveis.




Go vegan 30/04/2020

Uma impressionante experiência
EQMs sempre me suscitam instigadas elucubrações, essa obra é uma daquelas que possui o peso grande, por a experiência ter sido vivida por um neurocirurgião cético.
comentários(0)comente



lady day 08/01/2022

O bem e o mal
Comecei a ler esse livro por ter relação com o espiritismo de certa formação pois sou kardecista.

Em alguns momentos achei a forma como o autor relata sua experiência extremamente interessante e na metade do livro estava achando extremamente monótona (por isso as 4 estrelas).

Mas foi bom ver o ponto de vista de alguém da área médica sobre religião, Deus e vida após a morte.
comentários(0)comente



Tatiane256 20/05/2020

Uma prova do céu
A jornada de um neurocirurgião à vida após a morte!!!
comentários(0)comente



Greice21 25/06/2023

Eu sou mais do que o meu corpo físico. (Robert A. Monroe)
12° livro do 2°trimestre

*Uma prova do céu* _Dr. Eben Alexander III_

Eben Alexander é um neurocirurgião, e como ele mesmo nos relata duvidava da veracidade dos relatos de pacientes que alegavam ter passado por experiências não terrenas, principalmente porque nunca havia experimentado tal, e eles não podiam ser explicados segundo sua visão científica e simplista do mundo. Como muitos cientistas, não se interessava por  EQMs - Experiências de Quase Morte -pois julgava e "sabia" que elas eram impossíveis.

No entanto é surpreendido, em um dia de trabalho normal por sintomas gripais, dor nas costas e dores de cabeça. Chega ao hospital em estado crítico acompanhado de fortes convulsões. Diagnosticado com Meningite bacteriana _E. Coli_ . A causa , é desconhecida. Apesar de aplicações de vários antibióticos fortes, e terapia intensiva, ele permanece em coma por uma semana. No sétimo dia seus olhos se abrem e ele desperta para a vida, com uma experiência EQM, em uma jornada no plano espiritual. Segundo estudos , normalmente uma pessoa que passa por uma EQM, encontra algum familiar ou conhecido, o que frusta Eben, pois durante seu coma ,se vê acompanhado por uma até então desconhecida - uma menina com asas de borboleta. Mais tarde ele será surpreendido pela identidade dessa criatura.

O livro é encantador, nada muito melodramático, nada impositor de um veio religioso, mas ao mesmo tempo técnico, conta a experiência/ relato do Dr. Eben no antes, durante e pós coma. Muitas partes emocionantes, pois praticamente o tema central, envolve uma probabilidade grande de morte, e o sofrimento dos familiares, ainda mais quando se trata de um adoecimento repentino , sem causas prováveis, levando ao estágio de cima. Como se não bastasse as quase lagrimas, com o poema "Quando o amanhã começar sem mim" _David M. Romano,1993_ . Só leiam ??.
comentários(0)comente



Flavia Flavitchia 14/06/2021

Sobre acreditar na ciência e em algo superior.
Um neurocirurgião que passou passou por uma experiência de quase morte, relata neste livro como foi ficar 7 dias em coma, sem expectativa de sobrevivência. Ele conta o antes, durante e depois do ocorrido. O ponto de vista de um médico e também um homem que acredita em Deus, ambos a mesma pessoa.
comentários(0)comente



Jessica 21/03/2021

Meu Anjo tem nome
¨Quando o amanhã começar sem mim,
E eu não estiver lá para ver,
Se o sol nascer e encontrar seus olhos
Cheios de lágrimas por mim,
Eu gostaria que você não chorasse
Da maneira que chorou hoje,
Enquanto pensava nas muitas coisas que deixamos de dizer.
Sei quanto você me ama, E quanto amo você
E cada vez que você pensa em mim, sei que sente a minha falta.
Mas quando o amanhã começar sem mim,
Por favor, tente entender
Que um anjo veio e chamou meu nome,
Tomou-me pelas mãos
E disse que meu lugar estava pronto nas moradas celestiais
E que eu tinha de deixar para trás todos os que eu tanto amava.
Mas quando me virei para ir embora
Uma lágrima escorreu-me pela face
Por toda a vida que eu pensei
Que não queria morrer.
Eu tinha tanto para viver,
Tanta coisa por fazer,
E pareceu quase impossivel
Que eu estivesse indo sem você.
Pensei em nossos dias passados,
Nos dias bons e nos dias ruins,
Em todo o amor que vivemos,
Em toda a alegria que tivemos.
Se eu pudesse reviver o ontem
Ainda que só por um instante,
Eu diria adeus e lhe daria um beijo
E talvez visse você sorrir.
Só então descobri que isso não aconteceria,
Pois o vazio e as lembranças ocupariam meu lugar.
Quando pensei nas coisas deste mundo
Vi que posso não voltar amanhã,
Então pensei em você e meu coração se encheu de dor.
Mas quando cruzei os portões do céu eu me senti em casa
Quando Deus olhou para mim e sorriu
De seu grande trono dourado,
Ele disse: "Isto é a eternidade e tudo o que lhe prometi. Agora sua vida na terra é passado mas aqui começa uma nova vida.
Eu prometo que não haverá amanhã,
Mas que o hoje durará para sempre.
E como todos os dias serão iguais,
Não haverá saudades do passado.
Você foi tão fiel
Tão verdadeiro e confiavel,
Embora tivesse feito coisas que eu sabia que não deveria.
Mas você foi perdoado e agora finalmente está livre.
Então que tal me dar a mão
E compartilhar da minha vida?"
Logo, quando o amanhã começar sem mim,
Não pense que estamos separados,
Pois todas as vezes que pensar em mim,
EU ESTAREI DENTRO DO CORAÇÂO.

Dr.Eben Alexander III. Livro Uma prova do céu
#MeuAnjoTemNome #Oquerealmentenóssomos #espiritualidade
comentários(0)comente



Bru 15/02/2022

Poderia ser um pouco mais claro
Livro interessante, traz uma experiência de quase morte de um neurocirurgião e como essa experiência modifica sua forma de entender a vida.
É uma leitura fácil, de escrita simples e mesmo a parte médica é fácil de entender.
Na minha opinião há bastante descrição do que o autor vive durante sua experiência de quase morte, mas tive a sensação que o fim do livro fica menos explicado, como se o autor "quisesse acabar logo".
comentários(0)comente



@Relatos_Projetivos_e_Leitura 26/10/2024

Médico relatando experiência de quase morte
Por que temos tanta resistência em mudarmos de opinião? Por quais situações temos que passar para que possamos mudar ideias pré concebidas?
Dr. Eben Alexander, médico e totalmente cético das questões espirituais, passou por uma coma e teve sua vida transformada.
Num modo leve de escrever, o autor deixa bem agradável todo o momento da leitura, e nos faz refletir sobre nossas crenças.
Boa leitura, recomendo
comentários(0)comente



Maton 18/06/2013

Uma prova que nada prova.
O livro se vende pela postura cética de um neurocirurgião e coloca a expectativa de que a medicina provaria que foi uma vivência real.
Sinceramente, achei a narrativa frágil e não cumpre o que promete. Nem valida a experiência, nem é uma leitura bem estruturada. Não fica nem lá, nem cá.
comentários(0)comente



Isabela 21/11/2013

Adorei
Este livro é baseado em uma historia verídica, contada pelo Neurocirurgião Dr. Eben, que muitas vezes se deparou com o caso que ele vai nos contar no livro, vindo de seus pacientes e é claro, ele não acreditava no que seus pacientes contavam, ele sempre alegava que era armadilha da mente...até ele próprio passar por esta experiencia.

Não é um livro que vc terá alta emoções, mas com certeza você encontrará partes em que te fará refletir. O autor conta da sua experiência, qdo ele foi contaminado com meningite bacteriana e ficou em estado de coma por 07 dias e neste período ele esteve no céu e nos conta o que sentiu e encontrou lá.

Independente se é verdadeiro ou não o que ele nos conta, se a mente armou ou não contra ele,que particularmente nesta parte acho difícil pelo comprometimento severo do seu cérebro no estado da enfermidade podemos tirar proveito de algumas coisas que ele nos fala.

Duas situações me marcaram mais, o modo como ele fala do amor de Deus por nós, depois da experiencia que ele teve, e o milagre que acontece na vida dele.

Vale a pena dar uma lida no livro, não é um livro grande e a leitura não é cansativa.
comentários(0)comente



57 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR