A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17689 encontrados | exibindo 1831 a 1846
123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 |


Matt 10/05/2020

Todos os animais são iguais?
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Sobre o autor:
Em 1945, ano da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), George Orwell (1903-1950) publicava A Revolução dos Bichos, obra que, juntamente com 1984 (1949), se tornaria uma das mais famosas desse escritor que hoje é considerado um dos mais influentes do século XX. Orwell, de família aristocrata, teve sua formação escolar em colégios tradicionais da Inglaterra e, além de romancista, era jornalista e crítico. Eric Arthur Blair, pseudônimo para George Orwell, faleceu em Londres, vítima de tuberculose, aos 46 anos.

Sobre a obra:
A Revolução dos Bichos, livro escrito durante a Segunda Guerra Mundial, retrata, de forma satírica, em um mundo distópico, a ascensão ao poder dos animais que, organizados e com o propósito de não mais dependerem dos humanos, se rebelam contra o seu dono que, consequentemente, abandona a granja. A intenção de Orwell, nesse romance de linguagem simples e cheio de frases de efeito, foi criticar a Ditadura Stalinista (1927-1953), regime comunista e totalitário que estava em curso na União Soviética por consequência da Revolução Comunista de 1917. E foi nesse contexto que, de forma contundente, o autor atingiu o seu objetivo: destrinchar sobre as atrocidades que podem acontecer quando um grupo, que se diz revolucionário (tal qual os porcos que lideravam a granja), chega ao poder.

O porco Major, na obra de Orwell, pode ser visto como Karl Marx (filósofo e revolucionário socialista), um personagem cheio de ideias e que era, como Lênin (político e revolucionário russo que propagava a ideologia comunista), cheio de ordens; nos devaneios trotskistas (baseado nas ideias de Leon Trotski, líder do exército vermelho, que eram contra às de Stalin e que defendiam que a revolução socialista deveria ser espalhada pelo mundo) encontra-se o porco Bola de Neve; Stalin (chefe do partido comunista que, ao ascender ao poder, se tornou um ditador antifascista) é encontrado, com toda sua violência, no porco Napoleão. Nessa história, ainda, os cães fazem o papel da força opressora policial e, o restante dos animais entoando "quatro pernas bom, duas pernas mau", ocupam o papel do povo.

Assim, nessa breve contextualização histórica, cabe ao leitor que se decidir aventurar nessa obra que é reflexo do mundo real, a visão atenta e crítica sobre os acontecimentos passados e para como, na atualidade, eles ainda se repetem.

Referência:
ORWELL, G. A Revolução dos Bichos. George Orwell ? Cornélio Procópio, PR: UENP, 2015. Disponível em: http://www.ccp.uenp.edu.br/e-books/lituniv/2015-gorwell-rev_bichos.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2020.
comentários(0)comente



camis 24/07/2020

foda
"já não se sabia quem era porco, quem era homem"!!! diz tudo..
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



thata 23/05/2021

A revolução dos bichos
Eu não imaginava que iria gostar desse livro, mas a escrita e a forma como Orwell aponta alguns tópicos me surpreendeu muito.
O livro é incrível e te faz refletir bastante.
comentários(0)comente



sommerlatte 22/05/2021

A Revolução dos Bichos
Uma leitura rápida, com personagens bem construídos e que nos faz refletir sobre diversas questões, principalmente sobre o quanto o poder é capaz de corromper.
meumundinhodoslivr 22/05/2021minha estante
muito bom




Frank Rayka 05/05/2020

Recomendo!
Uma crítica muito bem feita, e de fácil compreensão, ao regime totalitário da extinta União Soviética. O mais interessante é a possibilidade de visualizar nações de nosso tempo (falo pelo Brasil, pois é meu maior contato) em diversos momentos do livro. Não posso dizer exatamente se fico feliz com isso, mas, no mínimo tento externar o quão boa é a leitura sem deixar de lado a seriedade de conseguir encaixar a nação brasileira em alguns aspectos.
comentários(0)comente



Arcrock 06/05/2020

Atual. No início do século XX e agora.
A metáfora que o livro entrega não só pode ser empregada no século XX como agora, na história, ou nos nossos micro universos do dia a dia, em relações de trabalho, amizades e projetos pessoais, em auto crítica. Leitura leve e rápida, para qualquer faixa etária. Os proscritos do autor e do editor são um livro à parte e extremamente interessante.
comentários(0)comente



Roberto874 16/01/2021

A revolução dos bichinhos
Essa HQ conta a história dos bichinhos que estão cansados de trabalhar para o homem e se revoltam contra ele e o expulsão da fazenda, para eles mesmos comandarem a fazenda.

Achei bem legal ter lido em HQ, além de ser mas fácil a compreensão tem ilustrações e tudo.

Pra quem gosta de HQ e clássicos, é bom dar uma chance.
comentários(0)comente



jjuniorig 06/05/2020

Resenha Revolução dos bichos
Uma fábula que tem um caráter crítico fortíssimo, quanto a construção de um mundo ideal para os animais da fazenda. Porém o ideal se torna totalmente diferente quando a inicial democracia instaurada é perdida. A manipulação da verdade, o controle das condutas dos bichos e a falsa melhoria são as armas para que o líder animal se mantenha no poder. O autor George Orwell faz várias críticas ao sistema, promovendo uma inquietação por meio da condução da história através da vida animal que cada um com as suas características particulares aprofundam ainda mais essas críticas. A leitura é construída de forma simples e portanto é rápida. Vale a pena!
comentários(0)comente



Cora Aurora 29/04/2021

Tapa na cara
O que dizer sobre essa obra, quando tudo parece já ter sido dito? Como o próprio Orwell disse "Se a obra não falar por si só, foi um fracasso." E sabemos que ela fala.
Sendo muito redundante, esse livro é uma perfeição da literatura. Eu me apeguei bastante a um personagem e por ele chorei como um bebê desmamado. Este é a representação de tantos que conheço de um jeito muito forte, ele até me representa (Nocaute). Nunca pensei que nessa obra eu encontraria tanto para me apegar. E me apeguei mesmo. Foi um tapa na cara bom demais. Quando você pensa que já entende muita coisa descobre que não entende nada.
Quem lê com certeza vai amar. É simples e complexo. É triste e necessário e verdadeiro.
comentários(0)comente



Breno 29/04/2021

A revolução dos bichos
Um livro curto mas bem interessante.
Depois de terminar 1984 vim correndo ler esse, eu gostei mas não chegou nem perto do outro.
comentários(0)comente



Victor.Asaphe 21/12/2020

Leitura necessária em qualquer contexto político
Esse foi um dos primeiros livros que li e o que me introduziu ao gênero da Distopia. É um daqueles livros necessários para todo mundo entender que qualquer tipo de extremismo é ruim e afeta a Sociedade como um todo.
Uma música que eu acho que sintetiza a ideia do livro é "Toda forma de Poder", do Engenheiros do Hawaii - acho que aponta pelo menos para o ponto principal de George Orwell nessa obra.
Recomendo bastante a leitura desse livro, principalmente naqueles momentos em que talvez estejamos depositando toda nossa fé em partido A ou B, em político X ou Z.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mateus Colares 12/10/2020

Fenomenal!!!
"Nascemos, recebemos o mínimo alimento necessário para continuar respirando, e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças; no instante em que nossa utilidade acaba, trucidam-nos com hedionda crueldade."
comentários(0)comente



Biiay 24/04/2021

Todos os animais são iguais.
Confesso que ja tinha ouvido muita gente falando bem desse livro, mas mesmo assim consegui me surpreender positivamente.

George Orwell faleceu a 70 anos, mas poderíamos dizer facilmente que ele escreveu o livro nos dias atuais.

Uma crítica social e política impecável, retratado através de uma "fábula", acho que posso denominar assim.

Acho que não tem muito oq falar sobre esta obra, ela precisa ser lida por todos.
comentários(0)comente



17689 encontrados | exibindo 1831 a 1846
123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR