joaoggur 06/08/2021
FALTAM PALAVRAS PARA DESCREVER A GENIALIDADE
Escrevo essa resenha há menos de 5 minutos de ter lido um dos melhores livros que já tive o prazer desfrutar. Como disse no título, faltam palavras para descrever a genialidade dessa obra. Eu nem sei como começar, admito. Tentarei colocar como sempre faço.
Uma fazenda. Animais. Animais que produzem leite, ovos, que servem como meio de transporte, que servem como seguranças, e até alguns animais indesejados. Mas, será que já perguntaram aos animais se eles QUEREM exercer essas funções? Será que já os foi questionado se eles não querem apenas viverem felizes e livres? Pois bem, aqui, em Revolução dos Bichos, eles realmente querem. Querem ser livres! Onde já se viu, trabalhar para humanos??? Eles querem a liberdade! E, expulsando Sr. Jones, eles conseguem estabelecer uma fazenda dos bichos!
Viva! O que pode acontecer de ruim? Bem, muitas coisas.
Revolução dos bichos, se é que podemos condensar tal livro em uma só palavra, é um livro sobre LIBERDADE. Será que somos realmente libertos? Vc que le essa resenha (obrigado por estar até aqui, por sinal), vc é livre? Não, ninguém é livre. E a coisa mais poderosa do mundo é a falsa sensação de liberdade. Quando Sr. Jones, o proprietário da fazenda, foi expulso daquelas terrenos, eram para eles serem livres, não? Bem, que eram, eram. Mas infelizmente não: Napoleão, o porco, assumiu como líder, e com ácidas decisões, transformou o local em algo inóspito. Mas jamais pior que na época de Jones, né? Nunca pior que na época de Jones!
Não é?.?
Bem, é sempre a falácia de líderes: antigamente era pior, ou q hoje temos que fazer algo em específico para termos um futuro melhor. Não só eu que me incomodo nessa falácia: Orwell, em 1945, tbm estava extremamente descontente com a situação russa. Stálin iria ser o revolucionário, contra a violência do Czarismo, não? Então pq tratou a violência com mais violência? Por que continuou fazendo o mesmo de seus antecessores?
Bem, ao fato que, Orwell, infelizmente esse seu descontentamento existe até hoje. O que mais vemos são humoristas trajados de políticos, que prometem mundos e fundos, sobre a paz e a liberdade, mas chegam em seus serviços e, desculpem-me a palavra, mas CAGAM para o povo e não cumprem nada que prometem. Aliás, colocam todos os benefícios possíveis (aqueles q eles tanto crucificavam!) para eles, igual o antecessor (que eles tbm crucificavam!) faziam. Orwell, infelizmente isso ainda acontece até hoje.
Na minha opinião, Revolução dos Bichos deveria ser um livro obrigatório pelo MEC, e não esses clássicos. Eles são até bons, mas não conseguem ter uma linguagem simples e ter tantas mensagens nas entrelinhas igual este. Aqui, sem dúvida alguma, temos o suprassumo da literatura. Desculpa se a resenha ficou muito politizada, mas Revolução dos Bichos nos da gatilhos imensos.
George Orwell era um gênio.