A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17680 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Bruno236 21/01/2023

Clássico
Os animais da Granja do Solar decidem se rebelar, expulsam sr. Jones, dono da fazenda, e instauram uma nova forma de organização social dentro da fazenda. Só que as ideias socialistas iniciais parecem ser distorcidas ao longo do tempo, os porcos, responsáveis pelas decisões dentro da fazenda, criam estratégias para ludibriar os animais e com isso governar a fazenda de forma ditatorial e com o intuito de benefício próprio.
George Orwell era simpático as ideias socialistas, mas com essa obra ele crítica de forma memorável o socialismo instaurado na Rússia durante o governo de Josef Stalin. A obra expõe incrivelmente os modelos e estratégias utilizados por governos ditadores, fez muito sentido pra mim, mesmo semelhanças com governos atuais.
Ao mesmo tempo que é um livro crítico, é leve e emocionante, a partir da leitura deste livro, comecei a considerar muito esse autor.
comentários(0)comente



Aline.Momm 21/04/2021

Impressionante
Foi uma leitura incrível, que fluiu muito bem. Este é um livro rápido de ler, mas que ensina muito!

Por mim, esta obra deveria ser lida na escola no lugar de muitos outros livros que mandam ler... adorei!
comentários(0)comente



Rodrigo (Loki) 18/04/2021

Impactante e atual
Que livro incrível, e é incrível ver como um livro de tempos atrás se mostra tão presente nos dias de hoje, como se nada tivesse mudado de fato, apenas foi mascarado. Assim como no livro que voltou tudo ao que era antes, porém quem os dominava agora não era mais um humano e sim um deles mesmo. Passei muita raiva com os absurdos acontecidos, com as manipulações com os outros animais que não tinham alto nível de conhecimento, foi revoltante assim como é até hoje ver pessoas serem manipuladas por outras pessoas e achar que tá tudo certo. Vemos que muita coisa não mudou de lá para cá. Com toda certeza foi o melhor livro que já li esse ano e recomendo demais, acho que todo mundo deveria ler, pois seu brilho se mantém intacto mesmo depois de mais de 50 anos.
"A melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna." MALCOLM BRADBURY
comentários(0)comente



Anne 31/05/2021

Todos os bichos são iguais, só que não.
Alegoria de cunho 100% político, retratando a ironia do sistema socialista russo no pós guerra.

Através de uma "inocente" história de animais, Orwell faz uma crítica dolorosa sobre como a massa é utilizada para o prazer de uns poucos. É uma dor histórica e mundial. Nesse caso, a crítica é contra o sistema socialista, mas aproveito para chamar a atenção de que a corrupção e ruína não depende do sistema vigente, mas da ignorância do povo.

Publicada em 1945, A Revolução dos Bichos é uma alegoria ainda muito atual. Conta a história de uma porção de animais que se revoltam contra os humanos e tomam a Fazenda do Solar, expulsando seus proprietários para bem longe. No início, a revolução tem um ideal puro, de igualdade para todos, com o único objetivo de melhorar as condições de vida dos animais.
Pouco a pouco, porém, eles são manipulados a trabalharem mais, receber menos ração, e ainda a ficar feliz com a atual condição.

A fama da obra precede qualquer resenha. Apenas reitero a indicação.
comentários(0)comente



Daisy 04/05/2021

Trabalharei mais ainda! ~ Sansão
É interessante perceber na história de luta das classes como algumas figuras estão sempre presentes nos mais diversos segmentos. Aqui encontramos o fiel seguidor ,o cavalo Sansão, exercendo a figura de alguém extremamente manipulável. Muitos dos movimentos existentes atualmente almejam e criam figuras do tipo.
Manipula as massas é de certa forma, relativamente fácil, basta apenas transvertir-se de argumento lógicos focando em meias verdades, certos de que grande parte da população não enteressam-se em aprofundar no assunto.
Portanto, "trabalharei mais ainda" o lema do pobre Sansão, retrata a realidade da Granja dos bichos que buscando uma Revolução depararam se na verdade com um ditadura.
É um excelente livro sobre política e com certeza vou rele-lo no futuro.

??????
comentários(0)comente



Diego.Viana 04/05/2020

Ótima leitura, recomendo, George Orwell mostra como uma revolução apesar de bem intencionada pode levar a resultados muito piores.
comentários(0)comente



Jamerson.Fiorentin 22/05/2021

Obra Magnífica Que Flerta com o Brasil Atual
Uma obra prima, Orwell, que já escreveu seu bom livro "1984", trás uma forte reflexão, Karl Max deu pulos de alegria seja lá onde estiver, sobre a alienação do trabalho em nossa sociedade. Tudo isso mescla uma variedade de emoções, o inicio uma luta legítima que nos fazem sentir a revolução "dos bichos" e torcer por ela e que aos poucos o que era a liberdade de ser livre dos "homens" se transformou em uma alienação geral da bicharada. Mesmo sendo explorados cada vez mais, mesmo tendo seus direitos cada vez menos, mesmo sendo tudo ao contrário do que impulsionou a revolução e a busca pelo espírito libertário, os animais se contentavam e defendiam sua escravidão. Nos parece muito com a nosso sociedade hoje em dia, em que mitos são aclamados e todas as suas atitudes são para o benefício do povo, tudo justificável, tudo em bem de quem? Talvez estamos vivendo liderados por porcos afinal.
comentários(0)comente



vicqs 18/01/2021

Livraço!!!
Fiz a leitura desse livro com o meu esposo, o que tornou a experiência ainda melhor! Sem duvidas um dos melhores livros que já li, sempre fiquei curiosa e ansiosa para ver o que de fato tinha nessa fábula! A forma como Orwell crítica, é de uma inteligência que fez a mim e ao meu esposo ter mais vontade de ler outro livros do autor!
Livianmassafera 18/01/2021minha estante
Adoro ele!




Angie - @livros_libras 09/05/2021

Este livro conta, de forma magistral e cômica, a história do mundo, conta as nossas ganâncias e as nossas maldades. Contudo, é uma fábula. Agora pergunto: o quão longe estamos dessa ficção?

Antes de começar preciso destacar que essa edição da Antofágica possui ilustrações riquíssimas e conteúdos extras fantásticos também. Em relação às notas de rodapé, não possui. rsrsrs

O enredo se passa na fazenda imperial e, após a insatisfação dos animais que se sentem explorados e sem nenhum retorno por seus esforços, lançam uma revolução e expulsam o dono. A partir daí as coisas começam a mudar. No início, de fato tiveram uma melhoria na qualidade de vida e de alimentação, contudo ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. E, a partir daí, vimos a história se repetindo, ou seja, cíclica, onde de tanto serem explorados até as lembranças dos bons tempos se tornaram remotas e até duvidosas se realmente aconteceram, onde os menos instruídos abdicavam de suas próprias vidas para ao trabalho e, por fim, foram largados e chutados.

Aproveitem as inúmeras edições desse livro e leiam e, principalmente, conversem sobre esse livro, sobre essa história, e não deem pérolas aos porcos.
comentários(0)comente



Giovanna.Pereti 21/03/2021

Reli após alguns anos
Li no ensino fundamental! Até me assustei quando percebi que havia lido há mais de 7 anos... tava na hora de uma releitura.

Amo distopias e com certeza isso me foi
proporcionado por ?a revolução dos bichos?.

O autor era socialista, isso é sabido, mas foi preciso coragem para expor o ?podres? daquele regime. Muitos apoiadores de regimes como o do modelo soviético hoje não possuem esse bom senso de relatar o mal que tal forma de governo pode proporcionar.

Leia por diversão, leia por estudo político, leia para passar o tempo. Seja como for ou por qual motivo for: leia ?a revolução dos bichos?!
comentários(0)comente



Raquel 31/01/2021

Acessível e revolucionário
Falar de um clássico de tal tamanho é extremamente difícil. Acredito que não haja pessoa no mundo de hoje que não tenha sequer ouvido falar deste livro, ou do seu autor. Não tem como falar deste clássico, sem nem mencionar o contexto histórico ao qual ele foi escrito.

George Orwell lançou "A Revolução dos Bichos" em 1945, e através de uma fábula de animais, o autor faz uma crítica aberta ao governo stalinista. Apesar de parecer um massacre sem fim ao socialismo, o autor sempre se declarou a favor de tal tipo de governo que, em sua opinião, foi posto em prática de forma catastrófica na Rússia pós revolução.

Tratando-se do livro em si, a história começa quando o porco Major, sempre ouvido por todos os outros bichos e aclamado como sábio, afirma que os bichos não mais devem ser dominados pelo homem, que explora seu trabalho e vive em um mundo de luxos, e incita uma revolução. Após sua morte e passando por um período de racionamento de comida, os bichos se rebelam e expulsam os homens da fazenda. A partir daquele momento, ela seria chamada de Granja dos Bichos, e não mais Granja do Solar.

A mudança não seria apenas no nome. Os animais trabalhariam apenas para si mesmos e repartiriam as rações de acordo com a necessidade do porte de cada animal. Além disso, a entrada na casa dos humanos e o uso de objetos e utensílios humanos foi terminantemente proibido. Os porcos Napoleão e Bola-de-neve assumiram os cargos administrativos, por serem considerados os animais mais inteligentes da granja, e o porco Garganta tratava sempre de anunciar as decisões tomadas por seus colegas.

Quando Bola-de-neve em uma assembleia expõe a ideia da construção de um moinho para prover energia à granja, o porco Napoleão aplica um golpe de governo, usando a força de 9 cães adestrados, e assume o poder. Aos poucos uma uma série de mudanças vai sendo feita nas normas dos animais e os porcos vão ganhando privilégios antes proibidos. Essas regalias e a teia de mentiras crescem em tal tamanho, até o ponto em que os animais começam a perceber que na verdade não se livraram da tirania dos homens, apenas a substituíram por outra tirania.

Gostei do livro. É pequeno, fácil e rápido de ler. Eu, que leio bem devagar, consegui terminar em uma semana. Com certeza não é chamado de "clássico" à toa, uma vez que consegue passar sua mensagem de forma extremamente clara e sucinta.
comentários(0)comente



Kaline.Kelli 21/09/2021

Sem defeitos!
Esse livro é uma crítica a forma de governo autoritário. Leitura rápida de uma escrita sem defeitos. Mostra como o governo impõe suas ordens e como os mantem cegamente através de mentiras. Apesar de um clássico suas passagens podem facilmente serem comparadas aos dias atuais. Favoritado!
comentários(0)comente



Sté 18/07/2021

Esse final me deixou INDIGNADA, mas...
"Vocês não querem o que senhor Jones volte, não é camaradas?"
Essa era a frase usada todas as vezes que era necessário convencer a massa quando os questionamentos contra a liderança da Granja dos Bichos surgia.
O livro é cheio de analogias sobre capitalismo, comunismo e ditadura, como haviam me dito. Eu não tive spoiler sobre a obra, então não sabia o que esperar, acho que por isso esperei um final positivo e não foi o que a obra trouxe, na verdade, tem um plot twist no final que me fez ficar "whaaaat?????", além de rir de nervoso e ficar apreensiva em algumas partes com a alienação tão bem retratada nos personagens. A escrita é excelente e a leitura flui com facilidade.
Enfim, não tenho críticas a respeito, foi uma leitura gostosa mas incrustada de reflexões, eu amei!
comentários(0)comente



Zenaide.Mota 01/12/2021

Embora conte sobre a revolução de animais de uma fazenda contra os humanos, para mim, mostra muito dos "comportamentos humanos" quando alguns chegam ao poder: corrupção, traição, egos inflados, divisão entre "melhores e piores", favoritismos, etc.
Recomendo! Os livros de George Orwell trazem boas reflexões.
comentários(0)comente



17680 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR