Ester479 08/01/2024
Anticomunista? Comunista? Nem um, nem outro?
Vou começar dizendo que comecei o livro com 100% de certeza que esse livro seria um livro anticomunista. Não achei por um minuto que duvidaria disso. Até ler o prefácio do próprio autor na versão ucraniana do livro.
O autor fala, "Até 1930?1931 eu não me via, de modo geral, como um socialista. Na verdade, eu ainda não havia definido claramente minha visão política. Eu me tornei pró-socialista mais pela aversão que sentia pelo modo como os trabalhadores industriais das regiões mais pobres eram oprimidos e negligenciados do que por qualquer admiração teórica por uma sociedade planificada." ?Toda linha de texto sério que eu escrevi desde 1936 foi escrita, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo, e a favor do socialismo democrático.? ?Eu pertenço à esquerda e preciso trabalhar dentro dela, mesmo que eu odeie o totalitarismo russo e sua venenosa influência no país?.
Então, porque a direita adora esse livro, e grande parte da esquerda o denomina anticomunista (dizem inclusive que ele fazia parte da lista de pagamentos da CIA, enquanto outros dizem que é fake news)? Como podem irem contra o que o próprio autor se autodenomina?
Eu sou de esquerda, não posso responder por todos, mas posso dar a minha opinião. Achei o autor, no mínimo, contraditório. Usam o argumento que Orwell era trotskista, mas como poderia ser, se já no começo da história antes do Bola de Neve ir embora, a ideologia socialista já estava errada? Já tinha a narrativa de que os trabalhadores (todos menos os porcos) eram burros, que nunca conseguiriam ser intelectuais, e continuariam pra sempre a mercê dos que eram "mais inteligentes". Isso com certeza piorou depois da perseguição com o Bola, mas e antes? Qual a justificativa?
Orwell se denominava socialista sem entender todo o conceito? O contexto naquela época era diferente da que vivemos hoje, então não poderia ele ser só um anti-imperialista ou anarquista, mas achava que isso era socialismo (se até hoje as pessoas têm dificuldade de indentificar a diferença de um ou de outro, imagine naquela época)? Ou ele realmente enganou a todos e era anticomunista?
Não sei, mas teve uma frase que acho que marcou nesse contexto: "Não quero comentar a obra; se ela não falar por si mesma, será um fracasso." Como governos de direitas continuam usando esse livro pra justificar o "fantasma do comunismo"? "O livro A Revolução dos Bichos foi resultado de um programa de traduções implementado por uma instituição denominada Ipês (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais). Aos olhos dessa instituição, formada por civis e militares, Animal Farm era uma obra que poderia ser usada como uma arma anticomunista pois, ao final da mesma, com o autor tendo traçado semelhanças entre homens e porcos, quando governantes, acabava por ridicularizar todos aqueles que diziam lutar por uma sociedade igualitária. Assim, os militares procuravam levar aos cidadãos brasileiros o temor de uma nova corrente política que se dizia mais justa, igualitária e favorável aos ideais populares, criando na mente dos brasileiros um sentimento de recusa ao sistema comunista." "Podemos perceber que as traduções são feitas para um fim ideológico específico e todas elas carregam em si pensamentos e idéias do momento no qual foram realizadas e que, necessariamente, não estavam presentes no original. As traduções são feitas através de um prisma ideológico e têm como objetivo principal um impacto favorável às idéias do patrocinador sobre o público-leitor, que, muitas vezes, não tem acesso à língua original e acaba por tomar tal tradução como o original." (Christian Hygino Carvalho).
Acho que mesmo partindo da premissa de que George Orwell era socialista, e de que suas intenções foram boas não dá pra negar, a obra é (está?) anticomunista. Afinal, ?Na verdade, a verdade se divide em quatro. A minha verdade, a sua verdade, a verdade dos outros e a pura verdade.? Mesmo que não é a "pura verdade" é a "verdade dos outros". Se esse não era o intuito da obra, então, foi um fracasso. Mas se o intuito era ser anticomunista foi um sucesso.