A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17681 encontrados | exibindo 931 a 946
63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 |


Matheus 01/09/2020

Uma crítica atemporal ao totalitarismo
Quando George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos", a Europa vivia um período de combate ao nazifascismo, durante o qual a URSS ainda era tratada como aliada.

Conforme escreve em seu prefácio da primeira edição inglesa de 1945, nesse período percebia-se significante relutância por parte da imprensa inglesa de noticiar e publicar críticas aos soviéticos. "O que ocorria na Rússia devia ser julgado por padrões diferentes dos empregados para avaliar o que ocorria no resto do mundo", escreve Orwell.

Nesse contexto político, "A Revolução dos Bichos" foi escrito para desmistificar o regime Stalinista vigente. O livro foi publicado com muita dificuldade e enfrentou críticas no período, mas, ironicamente, passou a ser amplamente adotado posteriormente como propaganda anticomunista durante a Guerra Fria.

O livro traz alegorias escancaradas e, para quem teve a oportunidade de aprender um pouco sobre a história da Revolução Russa, fica evidente que o porco Napoleão representa Stalin e que Bola-de-neve é Trotsky.

Fica claro como o povo soviético, representado pelos bichos da granja, foi usado e explorado ao destituir o Czarismo apenas para tempos depois se deparar com o regime totalitário Stalinista. Um povo que, apesar de passar a viver num país socialista, não viu sua qualidade de vida melhorar, mas assistiu aos privilégios recebidos pelos burocratas, representados na obra pelos demais porcos.

Ainda que o desenrolar da história se encaixe perfeitamente nesse período histórico, ela não deixa de ser atual. Mesmo após assistirmos ao fim da URSS, ainda percebemos uma nova crescente de totalitarismo em todo o mundo.

A censura, a divulgação de notícias falsas, os abusos de poder, a eliminação de minorias e da oposição e a privação de liberdades individuas a troco da promessa de um futuro melhor. Tudo isso pode ser visto ao redor do mundo sem muito esforço.

O livro se trata do totalitarismo soviético, mas facilmente se aplica a qualquer momento histórico. Como escreve o autor, "A troca de uma ortodoxia por outra não representa necessariamente um avanço. O inimigo é a mentalidade de gramofone, concordemos ou não com o disco que está tocando agora."

Ao replicarmos, naturalizarmos, aceitarmos ou mesmo defendermos ações totalitárias contra algum inimigo, pode ser que, após esse inimigo ser derrotado, essas ações se voltem contra você. E é essa a mensagem genial que Orwell traz nessa obra.
comentários(0)comente



Oyakimim 05/06/2021

"Era impossível distinguir quem era homem e quem era porco"
Um ensaio político contado através de uma fábula simples, mas que nos mostra como é fácil trair seus ideais, para garantir suas próprias vontades.
É um livro muito atual, apesar da época em que foi escrito e extremamente necessário ser lido por todos.
comentários(0)comente



Joyce.Freitas 28/08/2020

?Quatro pernas bom; duas pernas ruim?
Uma sátira feita ao stalinismo, A revolução dos bichos é um daqueles romances que precisam ser lidos devagar para perceber todas as nuances.
Quando animais começam a perceber que a sua força é maior do que a daqueles que os exploram, uma verdadeira revolução é travada em busca de melhores condições de vida e de trabalho, todavia o desejo de igualdade torna-se mitigado quando porcos acabam sendo ?mais iguais do que outros?. O livro causou um rebuliço exatamente porque os líderes do regime totalitário da Granja dos Bichos foram representados por porcos, sendo considerada uma ofensa direta aos totalitários russos.
Não se engane pelo fato de que, sendo os personagens animaizinhos, o enredo parece uma daquelas fábulas que lemos na infância. A história é tão atual e tão análoga à nossa vivência política que chega a ponto de nos causar certo incômodo, no entanto serve para abrirmos os olhos a fim de não sermos enganados por falsos ?profetas? políticos que se escondem atrás de vestes comunistas, mas desejam o poder pelo poder.
comentários(0)comente



Kiara | @livrosdakiara 22/08/2020

Necessário!
Acho que essa leitura me acrescentou bastante, era o tipo de leitura que eu buscava para expandir meus horizontes e me acrescentar intelectualmente. Esse livro podia ser trabalhado nas escolas e faculdades, super necessário! Fala bastante sobre a relação entre proletariado e os ricos. Fala sobre poder, e sobre inteligência e privilégios. É uma fábula que remeta a realidade, infelizmente, e espero que sirva para abrir os olhos de muita gente, principalmente da classe operária sobre a sua força!
comentários(0)comente



Luiz.Machado 13/08/2020

Uma alegoria que nos mostra como é perigoso entregar a direção das coisas, e de nossas vidas, em governos que se dizem ser o Messias que ira resolver todos os problemas, mas que no fim só pensa no poder pelo poder.
comentários(0)comente



LeomaxCOF 12/08/2020

Visão tendenciosa acerca do tema.
Primeiramente, se é necessário bater palmas para o autor dessa magnífica obra. Ele poderia facilmente buscar glorificar seu próprio viés político. Ele era socialista em vida, quem não seria? As ideias em sua maior parte são belíssimas. O que ele escreveu, entretanto, são sobre a ascensão do poder de certos indivíduos. Ele fez uma alegoria brilhante as ideologias marxistas do período de Stalin, como uma critica ferrenha. O livro entretanto, é aplicável a todos as grandes ideologias que concentram poder na mão de ''porcos.'' Quem seria os porcos, de certa formas, todos nós. O poder de certa forma nos corrompe. As ovelhas seguem os lideres, sem entender, mesmo nos tempos de dificuldade atrocidade. Existem várias referências brilhantes no livro.

A que eu achei mais interessante foi atribuição do sucesso como causa natural do governo, mas do fracasso, como uma força maligna, que quer o fracasso da sociedade, Acredito, que na sua própria forma deturbada, muitos ''lideres'' se viam na razão. Mas ainda assim, com seu complexo de deus, ou apenas para manipular as massas, criam um ''inimigo'' em comum.
Essa figura, busca causar pânico nos animais da fazenda, medo... As coisas melhoram temporariamente, mas a estrutura se mantem semelhante, com isso, os animais sentem-se feliz. Pela ''mudança. Receiam voltar ao antigo estado decrepito que estavam. Criam-se então ''traidores e forças malignas externas''.

E enquanto um pequeno grupo se farta das riquezas, nos vendendo fartura e prosperidade. todos pagamos o pacto. Enquanto estão a semear o pânico. E na sociedade humana, isso ocorre de forma cíclica, até mesmo clichê. A diferença é só o argumento ''moral'' utilizado, que lhe é corrompido ao passar do tempo.

Para quem leu, agradeço. Só quis postar minha visão.
comentários(0)comente



Bru 18/07/2020

Uma fábula muito bem construída, com críticas até nos mínimos detalhes, deveria ser leitura obrigatória para quem deseja entender de política, pois mesmo que uma crítica dura ao regime em ascensão na então URSS, ainda podem ser extraídos belíssimos ensinamentos sobre como um regime político pode influenciar a vida do povo, como a educação é a maior arma da população e também como é importante conhecer a própria força da nação.
comentários(0)comente



Mari 21/12/2020

Todo mundo tem que ler
A leitura é fluida e interessante, é muito legal fazer o paralelo com a história da 2 Guerra e mesmo com coisas que acontecem atualmente.

Ainda permanece atual. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Andréa Bistafa 15/10/2010

Uma fabula excelente!
Eu vi esse livro por acaso na estante de uma amiga, ela é muito exigente, vi que gostou muito, então logo não hesitei em ler.

Trata-se de uma critica feroz a ditadura russa (?). Bom eu entendo muito pouco de historia, confesso que pouco pesquisei sobre governos... Mas essa historia consegue ser abrangente o suficiente pra se encaixar na política ate os dias de hoje. E usar os porcos como a casta governante foi uma cutucada genial! Adorei.

Esperava bem menos deste livro, uma grata surpresa!
Ruth 03/08/2021minha estante
O livro realmente é incrível, mas a crítica é voltada para o comunismo/socialismo e não apenas sobre a USSR




Ani 26/06/2020

Livro com uma ótima didática! De uma revolução a uma tirania, mostra isso usando os animais como os personagens sendo nítido que os porcos se refere aos humanos e "governos" instaurados antigamente/no presente.

" As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornará impossível distinguir quem era homem, quem era porco."
comentários(0)comente



Babi 20/06/2020

O fato de George Orwell usar uma fábula para criticar a Revolução Russa e o próprio regime socialista implantado foi algo genial! Esse gênero narrativo trouxe uma fluidez para a leitura, ouso dizer que gostei mais do que 1984 ?
Bruna.Vieira 20/06/2020minha estante
Concordo com você, mas temos que lembrar que 1984 é uma leitura mais densa, mais "adulta", portanto mais difícil. A Revolução dos Bichos trata do mesmo assunto de uma forma mais fácil de entender e mais resumida também.


Babi 20/06/2020minha estante
Exato! Eu achei genial exatamente isso: o uso da fábula. Os dois livros tratam da mesma temática, mas como 1984 narra todo um contexto ditatorial de forma mais real e mais crua, eu senti a narrativa mais pesada...




cansadona 26/05/2021

?quatro pernas bom, duas pernas ruim?
assim como 1984, A revolução dos Bichos se mostra uma obra tão atual quanto poderia ser. a sensibilidade e visão política de Orwell sempre me deixa de queixo caído.
comentários(0)comente



aluiarte 31/12/2020

Aí olha, livro INCRÍVEL, favorito com toda certeza.
comentários(0)comente



Renata 30/05/2020

Muito bom
Sempre quis ler A Revolução dos Bichos mas tinha receio, não sei muito bem porquê. Tinha medo de achar a leitura chata ou muito politizada, mas me surpreendi!

Foi muito fácil de ler e em alguns momentos até divertido (por mais que a história não seja engraçada). Li bem rápido, em um dia terminei. A crítica final é maravilhosa!!!

Quem era homem e quem era porco?!
Apenas leiam!!!
comentários(0)comente



Vitor.Henriques 27/05/2020

Ótimo e necessário
Nos tempos que vivemos, poderia facilmente servir de aviso para aqueles que ainda acreditam em salvadores da pátria como líderes da nação. Dê poder há um "porco", que ele mostrará sua verdadeira face.
comentários(0)comente



17681 encontrados | exibindo 931 a 946
63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR