LEO_BRAW 06/07/2023
Uma festa inesperada.
O Hobbit é uma verdadeira obra literária que surgiu como um presente do professor Tolkien, o autor do livro, para seus filhos. O autor tinha o costume de contar histórias criada na hora para seus filhos e estes prestavam muita atenção, a ponto de corrigir detalhes que muitos considerariam triviais, como, a cor da porta do Bolsão, ou a borla de Thorin, fazendo com que ele começasse a anotar os detalhes sobre a história, assim criando forma a narrativa, porém só foi transformada em um projeto realmente após seu filho Christopher escrever uma carta para o papai noel pedindo o livro e falando muito bem sobre a história dos Hobbits.
Apesar de ser uma história infantil e de leitura divertida, não se engane pensando que é um livro simples. O Hobbit é uma leitura grandiosa e deve ser lida com atenção aos detalhes, especialmente se é lido com a intenção de partir para outras obras de J.R.R. Tolkien, mais notavelmente entre elas, O Senhor dos Anéis, já que à partir da narrativa dos Hobbits, surge o universo da Terra-Média.
Sobre a história em si, a narrativa retrata a jornada de Bilbo Bolseiro, que é um Hobbit, (uma raça de seres com estatura bem baixa, sendo o maior de todos, morto a gerações, um ser com 135 centímetros de altura, mas em média, possuem cerca de 90 centímetros, ou seja, menos de um metro.
São seres rurais e simples, não gostando de coisas luxuosas e tecnologias, bastando uma terra, água e um moinho para fazerem seus trabalhos manuais e estão contentes.
Por final, são seres extremamente acomodados, vivendo em suas tocas fechadas e comendo, sendo assim, muito felizes) que sai em uma aventura com um grupo de anãos e um mago em busca de expulsar um dragão, chamado Smaug, que a muito tempo atrás, dizimou vários do povo dos anãos e tomou a montanha para si, ficando com todo o tesouro e herança que na montanha jazia, um objetivo simples, porém com um caminho muito dificultoso, contendo diversas criaturas e terrenos hostis para a equipe, resultando em uma jornada emocionante.
Falando da qualidade do livro, veio em perfeito estado e por sinal a edição é muito mais impressionante do que nas imagens de divulgação dela, inclusive eu achava feia a capa olhando online, porém após ganhar fiquei impressionado e hoje acho o livro mais bonito que possuo no momento. Essa edição da HarperCollins conta com vários conteúdos adicionais, incluindo cartas do professor e seu filho, ilustrações, gravuras, explicação sobre as runas, mapas e não menos importante, um pôster, muito belo por sinal, o qual retrata Valfenda, a casa hospitaleira dos elfos logo na Borda do Ermo, tudo isso por um preço muito justo e creio que custou 30 reais em uma promoção da Amazon.
Sobre a minha experiência, foi um livro que aproveitei bastante, já que sempre tive interesse, especialmente após ver os filmes da saga de Bilbo, porém não conhecia sobre o contexto em que ele foi criado e que se tratava na verdade, de uma história infantil, já que os filmes, apesar de ser fantasia, não é destinado a crianças, logo meu interesse aumentou mais ainda. Li bem minuciosamente e sem pressa alguma, pois estava realmente cativado e quis aproveitar cada página e ficar imerso no livro.
É uma leitura muito divertida, surpreendente e especial pra mim, já que ganhei de presente, o qual sou eternamente grato.
Com toda certeza leria de novo e recomendo a todos que tem interesse no gênero da fantasia.