NatanaelC 06/06/2024
Numa toca no chão vivia um Hobbit
É, sem dúvidas, o melhor livro que já li. Toda a história é engenhosa, genial e muito divertida. Tolkien foi brilhante na escrita desse livro, e imaginar que seu objetivo era escrever pros seus próprios filhos e que no final, uma história simples e com motivação nobre, tornou-se um dos melhores livros de todos os tempos.
Agora falando um pouco sobre o livro: Bilbo foi contratado para ser o gatuno da grande aventura. Na verdade eu acredito que existia outros hobbits melhores em serem gatunos do que ele, mas que Gandalf quis o Bilbo pelo seu coração, e que Gandalf sabia que quando os anões vissem o tesouro, iriam se corromper, pois é da natureza ananistica dos anões se corromper com ouro e afins. Bilbo seria o incorruptível, como assim foi, e seria a voz sensata, o serzinho que iria tentar fazer a coisa certa, e Gandalf sabia disso, ou pelo menos tinha fortes esperanças.
Todas as aventuras da companhia "Devolva O Que É Nosso LTDA", foram incríveis, e com isso foi muito bom acompanhar toda a jornada deles.
No final, admito que não esperava o Thorin e o Fili e o Kili morrerem, foi um trecho muito triste! E o fato de Thorin querer se reconciliar com Bilbo pedindo perdão antes de partir, foi uma lição muito boa: nunca é tarde para se arrepender de algo feito ou dito e de que mais vale amigos verdadeiros do que ouro.
É isso! Agora a meta é ler Senhor dos anéis.