spoiler visualizarVitorcfab 27/02/2023
As Brumas De Avalon
--- Observação Sobre A Autora ---
Acho importante avisar que Marion Zimmer Bradley foi uma mulher extremamente problemática, acusada de crimes muito sérios.
Aconselho que pesquise um pouco a respeito de sua vida, para saber com certeza quem ela era e, dessa forma, não admirar uma pessoa que não merece sua admiração.
Particularmente, não tenho problema em ler seus livros, já que ela não está mais entre nós e não poderá mais enriquecer com a venda de seus livros.
--- Meus Comentários ---
Gosto muito do prólogos desse livro, que começa praticamente no fim da história, com Morgana, já adulta, presenciando a morte de seu irmão Arthur, e expondo sentimentos conflitantes de sua relação com ele e com os cristãos, que demonizavam as crenças pagãs. Um prólogo que apresenta questões profundas, e me deixou intrigado para entender como a história chegará nesse ponto.
Um tema muito interessante e presente ao longo da narrativa, é o embate entre os cristãos e os pagãos, principalmente a forma como o cristianismo foi utilizado para erradicar a cultura e as crenças antigas, distorcendo os fatos e vilanizando as religiões contrárias à igreja.
O protagonismo feminino é, com certeza, um dos maiores pontos positivos dessa obra. Temos aqui um elenco com várias mulheres em diferentes momentos da vida, que são representadas de formas complexas e cheias de nuances. Nunca as veremos de uma única forma, ou com uma única face. Veremos essas mulheres como indivíduos independentes e diferentes umas das outras, mas também as veremos como filhas, irmãs, mães, líderes, professoras, amantes, etc.
A representação das religiões pagãs antigas me pareceu simplesmente linda, feita pela autora de forma respeitosa e cheia de admiração. Agora entendo por que muitas pessoas passaram a se interessar pela religião Wicca e sua filosofia de vida depois de ler esses livros ??.
A magia nesse mundo é bem interessante, ainda que funcione de formas mais simples. Não é um sistema de magia super poderoso e que pode ser utilizado em batalhas, então não espere por personagens voando ou soltando raios das mãos, pois definitivamente não é o caso. Aqui, a magia se baseia mais em rituais religiosos, clarividência, ilusões, controle mental, etc.
A premissa dessa série é trazer um reconto das lendas Arthurianas através das perspectivas das mulheres que passaram pela vida do rei Arthur. Sendo assim, nesse primeiro volume teremos a história de Igraine (mãe de Arthur) e o começo da história de Morgana (irmã de Arthur), desde sua infância até o começo da vida adulta.
Inclusive, a história de Morgana proporcionou uma das cenas mais chocantes que eu já li. Em uma página eu estava feliz e achando tudo "fofo"....e então eu virei a página, e veio uma reviravolta que eu não esperava.
Quem já leu, sabe do que estou falando... foi muito chocante.
Esse livro tem um pouco menos de 300 páginas, e mesmo assim conseguiu contar histórias excelentes e completas, misturando vários elementos e sub plots, envolvendo dramas, política, desenvolvimento de personagens, romance, contexto histórico e comentários religiosos.
E o mais legal, não consigo pensar em nada que tenha me desagradado. Acredito que o livro até superou minhas expectativas. Esse ainda é só o começo da história, a pontinha do iceberg, então já estou com grandes expectativas para as continuações.
--- Os Personagens ---
Igraine. Mãe de Arthur e Morgana. Uma mulher que concordou em se casar com o duque da Cornoalha apenas para cumprir seu papel e firmar alianças, porém isso a afastou muito de sua família e sua religião. Seu relacionamento com o marido foi, a princípio, relativamente bom e pacífico, até que ele se demonstrasse seu lado violento e opressor. Realmente me trouxe a sensação de que Igraine nunca viveu para si mesma, sua vida toda foi moldada para que ela agisse de acordo com o que era melhor para seu povo, mesmo que isso fosse contra sua própria vontade. Porém, Merlin diz que Igraine está destinada a gerar um filho que unirá as duas nações, mas terá esse filho com outro homem. Isso vai contra todos os princípios de Igraine, que se recusa a seguir esse plano. Mas é claro que o destino tem ideias diferentes, e ela fica presa em um impasse ético/sentimental entre Grolois (o marido violento) e Uther (um homem por quem ela se apaixona de forma verdadeira). Sua história é triste e cheia de provações, mas por incrível que pareça, me vi completamente envolvido por sua história de amor.
Uther. Um soldado que aos poucos se apaixona por Igraine. Ele a trata com dignidade e como igual. Conversa com ela a respeito de assuntos sérios e intelectuais, como política, religiosidade e sentimentos. Por ele, Igraine conhece um amor verdadeiro. Mas não se engane, ele se mostra um babaca depois do casamento.
Viviane. Senhora de Avalon, uma mulher séria, sábia e muito firme em suas convicções e decisões, capaz de sacrificar a própria felicidade para desempenhar seu papel. Ela é aquele tipo de mulher que impõe respeito com sua mera presença, simplesmente amo ??. Ela se aproxima muito de Morgana, percebe o talento da garota e passa a treina-la. Viviane conquistou muito na vida, principalmente poder e respeito, mas nunca conseguiu amor ou proximidade com os filhos, por conta disso sente um pouco de inveja de Igraine. É realmente uma personagem muito interessante, acredito que seja minha favorita até agora.
Morgana. Primeira filha de Igraine e irmã mais velha de Arthur. Sempre foi uma criança inteligente, capaz de aprender tudo com rapidez, mas também teve problemas com a mãe. Depois que Igraine se casou com Uther, Morgana sentiu que começou a perder o carinho e atenção da mãe, o que piorou depois que Arthur nasceu. Ela sempre teve um dom natural para a magia, o que fez com que se aproximasse muito de sua tia Viviane, que a ensinou a usar a "Visão" e, posteriormente, a levou para Avalon, com o intuito de torná-la sacerdotisa. Morgana abraça essa identidade de sacerdotisa, fazendo disso parte de sua personalidade e propósito de vida. Porém, na reta final desse primeiro volume, um acontecimento indesejado muda completamente sua vida, trazendo dilemas emocionais fortes e fazendo Morgana seguir um rumo totalmente diferente, o que já representa uma grande mudança para a personagem.
Lancelot. Filho de Viviane e primo de Morgana. Um rapaz cheio de determinação e vontade de fazer a diferença no mundo. Tem a grande ambição de ser um soldado e líder do exército que expulsará os saxãos de seu país. Ele considera Avalon sua casa, ama esse lugar, e gostaria que todos os lugares do mundo fossem tão pacíficos e belos quanto Avalon, mas sabe que as coisas não são assim. Por conta disso, ele investe em seu sonho, mesmo que seja necessário desafiar a vontade e as ordens de sua mãe.