As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley




Resenhas - A Senhora Da Magia


683 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Rasana 22/09/2024

Ingraine
Ela foi sem dúvida a personagem principal desse livro, como foi incrível notar a força que ela tinha mas ao mesmo tempo senti que ela mergulhou fácil demais no romance. Em um momento ela estava conformada e razoavelmente feliz em seu casamento, em outro ela odeia o pobre gorlois e está totalmente apaixonada por Uthor. Achei essa parte muito repentina e pouco trabalhada. Mas amei o enredo e aguardo bis.
comentários(0)comente



Weiiirdo 13/09/2024

Um livro com o carisma de uma mosca
As Brumas de Avalon oferece propostas bastante interessantes em suas premissas, mas elas não se sustentam diante do péssimo desenvolvimento da narrativa. Em vez de contemplar com melancolia o apagamento cultural dos celtas, o que acabou me ocorrendo foi a conclusão de que a tradição desses druidas não era tão diferente do cristianismo fundamentalista que o livro tanto critica, pois Viviane, só para dar um exemplo, é tão fria, morosa, controladora e soberba quanto qualquer fanático com quem já tive o desprazer de conviver nos dias de hoje. Todos os deuses são mesmo iguais, como diz o livro, mas não do jeito que o próprio queria dizer, imagino.

É uma pena, pois tudo começa bem ao representar os sofrimentos e esforços de Igraine, a única personagem interessante aqui, mas logo a autora a transforma numa secundária antipática. A mesma degradação acontece com a representação da própria cultura celta, que, de lugar abstrato de onde brotam autonomia, igualdade e sabedoria, vem a se tornar uma besteira aprisionante, ridícula e cansativa de se ler, sem meios-termos.

A autora, portanto, não parece saber apresentar um conflito forte para sua narrativa. Não foi capaz de tornar nenhuma das causas em disputa convincente ou cativante para além do arco narrativo de Igraine. De forma notável, há também o problema dos diálogos sempre expositivos: ninguém ali conversa como se fosse um ser humano, mas apenas um plot device. Sem falar na falta de nuance dos personagens masculinos.

Minhas críticas talvez se desfaçam com a leitura dos próximos volumes da série, mas ela vai ocorrer? Não sei. No presente momento, pouco me inclina a isso.
comentários(0)comente



rrafaelass 06/09/2024

Sou suspeita pra opinar porque gosto da temática e apesar de ficar bem envolvida com a história confesso que esperava muita magia mas recebi conflitos de interesse e guerras ??
Todos os cenários e personagens são bem descritos. Me senti mergulhada em universo medieval caótico porém bonito? e viajei demais imaginando todas as paisagens britânicas.
Será que Avalon ainda recebe visitantes? ??
comentários(0)comente



And 29/08/2024

Releitura
Simplesmente amo esse livro, é a segunda vez que eu leio e parece que é a primeira. É mágico demais.
comentários(0)comente



Yasmimzz 26/08/2024

O livro é bom, pra quem tem uma melhor capacidade de filtro
Eu sinceramente não gostei muito desse livro, conta sobre as personagens femininas das lendas arturianas, Morgana, Igraine, Viviane?
Não me agradou as vezes que falavam mal de Deus e Nossa Senhora, mesmo sabendo que é ficção e que é normal. Me senti desconfortável em muitas cenas, como os rituais. Não recomendo esse livros para pessoas religiosas, ou que se sentem desconfortáveis com cenas de rituais, incestos, etc.
Books of Julia 26/08/2024minha estante
Eu como católica vou me lembrar de jamais ler esse livro. Obrigada!


Books of Julia 26/08/2024minha estante
Meu professor de Educação Financeira me recomendou ele uma vez.


Yasmimzz 26/08/2024minha estante
Se eu pudesse eu deslia esse livro. Sou católica e não me agrada ler esse tipo de livros que falam coisas completamente contra minha religião


Léo 12/09/2024minha estante
Na verdade se vcs lessem até o final veriam que Morgana termina entendendo que Nossa Senhora é apenas mais uma face da Deusa... e que todos deuses e deusas são um só.


Yasmimzz 15/09/2024minha estante
Se você conhecesse Nossa Senhora, saberia que ela não é Deusa, mas é ela quem vem depois de Deus, Jesus e do Espírito Santo. Eu li o livro inteiro pra você saber, respeito sua opinião, mas muitas coisas do livro vai contra meus princípios religiosos. Sobre essa fala da Morgana, eu concordo que todos os Deuses são um só, um Deus único, mas apenas com formas diferentes de serem chamados




Carla1667 03/08/2024

Infelizmente nao funcionou para mim
É o primeiro livro de uma saga que conta as historias da lenda do rei arthur pelo ponto de vista das personagens femeninas. Tinha tudo para eu gostar, personagens femeninas fortes, o cenario que é o berço de toda a magia... mas infelizmente nao funcionou muito bem comigo senti que demorou muito para a historia de facto começar (apenas senti isso no meio do livro). Apartir dai gostei muito quando o foco muda para a personagem da Morgana deixando a Ingrid de lado. Mas foi uma leitura arrastada... Mesmo assim darei a change para o segundo :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mickael 01/07/2024

As Brumas de Avalon
Que grata surpresa! Não tão surpresa assim, pois já tinha assistido ao filme na faculdade, nos longínquos anos 2008.
Mas é grata sim porque o livro é muito bem escrito. É legal acompanhar a mágia e tal, mas o que mais me pegou foi a profundidade dos personagens. Que coisa fantástica! A autora conseguiu construir a complexidade das personagens de maneira ímpar. Você se importa com cada um deles! E entende cada '🤬 #$%!& ' promovida por alguns deles. Não é justificável, mas é compreensível. Não podemos dizer nem que são vilóes, mas sim Antagonistas.
Fiquei feliz em resgatar essa história com os olhos de hoje.
Partiu volume dois.

site: @mickaelescrivinhador
comentários(0)comente



@steph.kss 04/06/2024

Não deem credibilidade à essa autora
Adquiri os livros com uma expectativa muito alta, devido a indicação de uma amiga e me frustrei. Mais ainda quando pesquisei a história dessa autora.
Li apenas este primeiro (com muita dificuldade para terminar), pois no meio do livro a história foi perdendo o sentido.
Não recomendo.
comentários(0)comente



Tiago.Guedes 04/06/2024

Mulheres da lenda
A Senhora da Magia, primeiro volume da série As Brumas de Avalon, por Marion Zimmer Bradley, reimagina a lenda do Rei Arthur através da perspectiva das mulheres que o cercam. Através de personagens complexas como Morgana, Viviane e Guinevere, Bradley explora temas de poder, religião, traição e amor com maestria.
A narrativa, rica em detalhes históricos e mitológicos, tece um retrato vívido da Grã-Bretanha do século VI, onde a magia ainda reina e a luta entre o paganismo e o cristianismo se intensifica.
Como primeiro livro, achei muito boa a história, uma releitura das lendas Arturianas, mas não superando em nada toda a história original. Vale a pena para mergulhar ainda mais nestas incriveis lendas, mas para quem não leu sobre Artur, recomendo ler sobre ele primeiro, assim esta fica muito mais rica.
comentários(0)comente



jacianelm 31/05/2024

Leitura um pouco amarrada por causa dos parágrafos extensos. Mudanças muito rapidas de paradigmas religiosos e amorosos.
comentários(0)comente



Eric Moss 06/04/2024

Intrigante
Demorei horrores pra criar coragem pra ler esses livros (principalmente pq a página é branca e a letra é minúscula) e foi uma experiência muito boa. A história é bem lenta e um bocado confusa, já q não sei nada sobre a história do rei artur e tals, mas mesmo sendo lenta, a escrita te prende de um jeito tão estranho, e as personagens são tão divas, mas ao mesmo tempo tão... sei lá. A vibe mágica da história tá presente de uma forma interessantíssima na escrita. Amei
comentários(0)comente



Lucy 31/03/2024

Livro 1 de As Brumas de Avalon, este era o livro de fantasia da meta de fevereiro. Sinceramente esperava um pouco mais, mas é legal.
comentários(0)comente



Clio0 31/03/2024

O conto do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, só que com uma perspectiva feminina.

Recuso-me a dizer que esse livro seja feminista porque as propostas e desenvolvimentos não cabem nessa via. A maioria dos acontecimentos e conflitos são engendrados por homens ou por causa deles - como levar a sério uma Morgana que se diz uma sacerdotisa da velha religião, mas que perde todo o foco ao se envolver com Lancelot?

Vários relacionamentos são modificados, alguns são expandidos, como a presença da mãe de Arthur como rainha e sua relação com o druidismo, porém Merlim - o mago mais famoso do mundo - se torna um joguete político ao ser definido como um título e não mais como um personagem.

A maior parte da fama dessa obra deveu-se ao momento em que foi lançado, quando Wicca e variações se tornaram moda na década de 90. Como obra literária, é somente razoável.
AliJu 31/03/2024minha estante
Eu vejo muitos elogiando essa série, mas tenho tanta coisa contra a autora que mesmo ela não viva eu não peguei para ler. Gostei da sua resenha sendo diferente da maioria


Cecília 01/04/2024minha estante
Desde sempre, tive um desejo enorme de ler esse livro, na verdade o box, que é os 4 volumes ,mas depois dessa resenha, vou rever os conceitos ?


Francys.Emellin 02/04/2024minha estante
Você disse tudo nessa resenha, li os 4 livros e só o último me agradou e nem foi tanto assim


Daniel2244 21/06/2024minha estante
alguns pontos:
1) Um livro pode ser "feminista" e ter personagens masculinos como protagonistas, já que CLARAMENTE é uma adaptação do início da idade média. E ainda assim não tem um machismo tão explícito quanto é esperado da época (fora os casamentos arranjados). Morgana sempre teve espaço de fala na corte, sendo ou não ouvida.

2) Concordo no ponto de que Merlim é mal desenvolvido. Mas se fosse basear esse fato na sua crítica a falta de feminismo na obra, diria que isso é bom, pois traz um protagonismo maior à Viviane em contrapartida ao Merlim. E fora que Morgana é muito bem representada (na medida do possível) e traz ao leitor uma visão boa da mulher, o que eu não vejo como pouco feminista.

3) A obra literária não é razoável. É muito boa (na minha percepção). Numa visão eurocêntrica? Sim. Porém, a construção de sentido que Marion faz é incrível. A descrição da natureza, dos acontecimentos, das contraposições de religiões é única.

4) Ser uma mulher independente, como prega o feminismo, não significa que uma mulher não pode sofrer por macho. E todo o desenvolvimento de Morgana e Lancelote foi desenvolvido para criar uma conexão maior com a personagem Morgana.

5) Acredito que não seja A MELHOR adaptação feminista? Sim. Mas para a época (tanto dos acontecimentos, quanto da escrita), é ótimo.

6) Tenho críticas à Marion, porém essa obra é incrível. Só criticaria a insistência dela em colocar inc4sto na obra. Isso já é foda. Menos mal que não seja de parente muito próximos.




Helomiot 28/03/2024

Não existe história totalmente verdadeira
Em um reino polarizado e em guerra, há uma profecia: nascerá um rei bom e justo que unirá cristãos e seguidores da Deusa, fazendo com que a paz e a harmonia retorne aos povos; seu nome será Artur.

A Senhora da Magia é o primeiro de quatro volumes da série Brumas de Avalon. Ele apresenta o malabarismo realizado pela sacerdotisa Viviane para Artur chegar à posição de rei.
O desenvolvimento dos personagens é muito bom, onde é possível sentir as angústias, medos e alegrias junto com eles. A parte política e estratégica de guerra é fundamental para as tomadas de decisão dentro da história.

Além da história ser bem elaborada, ainda apresenta sentenças fisiológicas e reflexivas: "... é aquilo em que a humanidade acredita que modela o mundo, e toda a realidade.", "Pelo pensamento criamos o mundo que nos cerca, novo a cada dia.", "As palavras ditas na raiva tem uma forma maligna de voltar, quando menos as queremos.".

Não dei nota máxima por achar algumas passagens na metade do livro um pouco travadas, apesar de compreender a necessidade de maiores descrições nesse momento.
comentários(0)comente



683 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR