carolinadevermelho 11/01/2021
As mulheres no comando e abrilhantando toda a história!
Há seis anos eu buscava iniciar um romance de cavalaria. Via muitas pessoas falando acerca dos cavaleiros da távola redonda, a excalibur, e de todas as lendas que cercam o Rei Artur.
E apenas no final de 2020 fui convencida a ler As Brumas de Avalon, que foi uma série de livros escrita por um a mulher e cujas personagens femininas possuem todo o destaque na história.
Nas minhas pesquisas, as personagens femininas nos romances de cavalaria estavam ou debaixo do estigma de santas ou sob o de bruxas malignas.
Porém Marion Zimmer Bradley dá um show na construção de personagens femininas que nunca estão sob a égide da santidade plena, e nem sob uma malignidade plena. São mulheres reais, que hora escolhem agir por amor, hora pelo ódio, hora pela vingança, hora pela sede de poder, hora pela fidelidade, e entre muitos outros motivos pelos quais as ações dessas personagens são justificáveis.
Acho brilhante a forma como a autora coloca o poder nas mãos das mulheres na época medieval cuja suas funções ou eram mães e esposas principalmente se nobres, ou criadas e trabalhadoras braçais (além de também mãe e esposas) se não atreladas à nobreza.
De fato as personagens apenas dão a entender que são guiadas e obedientes. Mas quem por baixo dos panos faz todo o trabalho para que a história seja ainda mais emocionante são sim as mulheres. Que livro!
Viviane e Morgana são as donas desse primeiro livro, elas dominam tudo! O início eu arrastei um pouquinho na parte da Igraine, mas como é Morgana que narra e depois chega a parte dela da história aí logo fluiu que quando eu vi o livro já tinha acabado.
Excelente leitura, recomendo a todes. E vou continuar nesse mundo, agora já no segundo livro A Grande Rainha, que estou adorando.