spoiler visualizarLuana 12/02/2020
A leitura de Ana Maria Machado me acompanha desde quando eu era criança, ao ler Menina bonita do laço de fita e Bisa Bia, Bisa Bel e, desde pequena sempre achei muito gostoso e fácil de ler. Apesar de já ter lido vários livros da autora, esta foi a primeira vez que li algo de sua obra poética: Sinais do mar.
O livro dividido em 19 poemas, nos leva à beira mar explorando os cinco sentidos humanos, através do jogo de linguagem (muito característico da escritora), da sonoridade e organização das palavras em cada um. Logo no primeiro, de título ‘Aquarela’, Ana Maria pinta a imagem do mar e do sol de forma breve e fácil de se imaginar, como um convite a virarmos as outras páginas para descobrir mais um pouco deste “coro” marítimo.
Dos outros sentidos, temos ‘Terral’ que explora os arrepios da brisa oceânica; ‘Maresia’, o cheiro do ar inspirado; e ‘Farol’, que também nos traz a paisagem desenhada.
Um segundo ponto interessante em Sinais do mar, é que Ana Maria Machado não se prende apenas na poesia praiana, mas vai ao fundo do mar e cria poemas sobre as arraias, siris, polvos, entre outros, até chegar em 'Foz' que volta a ?? Submergir o livro para a areia e a praia. Esse vai e vem, pode ser entendido também para enfatizar a ideia de maresia durante a obra. Além dessa organização poética, a edição do livro feita pela Cosac, também reforça o marulho ao ser recheada citações de outras obras que também trazem a mesma temática como o poema “Ode Marítima”, de Fernando Pessoa e a música “O mar” de Dorival Caymmi, que são escritas em letra cursiva e em formato de ondas ao longo do livro, até tomarem conta por inteiro da última página, como se o próprio livro e seu leitor, se afundassem no mar.
Acredito que, para quem não tem muita afinidade com poesia este seja um ótimo livro para se começar, sua leitura é fácil e ele em si é muito visual. Para mim que, desde antes de nascer, ainda na barriga da minha mãe já ia à praia, e que sempre fui apaixonada pelas viagens marítimas de Julio Verne, Sinais do mar foi um livro gostoso e nostálgico. Mais uma vez Ana Maria Machado me encanta e se prova uma das minhas autoras preferidas.
site: https://www.instagram.com/p/B7YaLiMhQir/