Corda bamba

Corda bamba Lygia Bojunga




Resenhas - Corda Bamba


113 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


vicensibia 26/10/2024

Um livro que ao mesmo tempo que é leve é profundo. Não me canso das obras da Lygia.
Uma história para te deixar pensativo, adorei.
comentários(0)comente



Manu 18/10/2024

Li pela primeira vez esse livro quando estava na escola ainda, me lembro de fuçar confusa sobre a história, relendo hoje eu entendo o que ela tava tentando dizer. Esse livro é lindo demais dr se ler, demais demais
comentários(0)comente



Carol 11/10/2024

Maria eu sou sua fã!!
Não esqueço nunca de me relembrar o tanto que a escrita da Lygia é uma delicia de se experimentar.
Já li sobre as vontades e desejos, sobre assassinato, sobre a desvalorização do outro mas sobre superação? E de um jeito tão lúdico? Nunca antes.
Absurdamente satisfatório ver uma menininha tão miúda lidar com os próprios traumas de um jeito tão único e tão infantil (no melhor sentido possível).
comentários(0)comente



Michele915 05/10/2024

Vida
Uma leitura bem rápida na verdade, sem contar o sentimento, uma garota que depois do luto esquece algumas coisas que já viveu, e ao fazer uma coisa que ama, vai vivendo aos poucos às memórias esquecidas.
comentários(0)comente



Hannabianca0 25/09/2024

"quando acordar,lembrar não vai mais doer tanto assim?"
Resolvi ler ?Corda bamba? depois de ter lido ?a bolsa amarela? da mesma autora quando criança. Era meu livro favorito na época e mesmo que eu não tivesse entendido a profundidade da obra consegui sentir na pele o desconforto da personagem principal quando ela se deparava com alguma injustiça dentro do ambiente familiar. Isso porque a escrita da autora é tão íntima que te faz conectar com o personagem logo nos primeiros parágrafos. Também lembro de ter achado muito louco como a autora e pincelava a fantasia em seu livro, mas sem sair do real, as cenas engraçadas tinham críticas, muita sensibilidade e capturavam perfeitamente o imaginário infantil. Assim, como já imaginava, gostei bastante de ?Corda Bamba?(mesmo que ainda prefira a bolsa amarela) e acho que teria gostado ainda mais quando criança.
Aqui conhecemos Maria, filha de equilibristas que após uma tragédia, está passando por um claro processo de estresse pós-traumático. Maria vai morar na casa da avó, mas tem um problema, após uma tragédia que ocorreu com seus pais, a menina anda sempre calada, se esqueceu de tudo que já viveu com os pais e com a avó. Maria precisa agora, andar em uma corda bamba que guia a realidade ao imaginário e revisitar sua história e suas memórias. Os passeios sobre a corda que lhe leva a portas que guardam sua história, são uma metáfora para o crescimento, o enfrentamento dos traumas e a recuperação da identidade da protagonista.
Esse é o tipo de livro que você não pode falar demais pelo risco de entregar muito da trama e também porque, há certas coisas nessa magnífica história que é bom que o leitor descubra sozinho. A narrativa é gostosa, a escrita da Lygia é fluida e diferente de tudo que eu já li, os personagens são legais e tem uma linha psicológica muito boa e inteligente que guia o enredo. Algumas frases são tão lindas que parecem música.
É um prazer ter a Lygia como escritora do nosso país, as crianças brasileiras merecem livros profundos e instigantes assim. Essa mulher consegue captar a mente infantil como ninguém. É impressionante.
Os diálogos são excepcionais e realistas, há também uma crítica sobre condições sociais muito bem afiada e aplicada. É um livro rápido e gratificante, você termina com sensação de satisfação. Ele é curtinho, bem escrito, bonito e emocionante. Se você tem algum filho, sobrinho ou irmão mais novo, é uma obra que vale super a pena indicar e mesmo que você não seja mais uma criança, ainda é uma leitura extremamente válida, um deleite para qualquer pessoa de qualquer idade.
comentários(0)comente



xavier95 05/09/2024

Enjoar
O livro aborda perda, aborda a dor e o luto infantil.
O autoconhecimento e encarar desafios já é algo difícil e muitas vezes nem reconhecido pelos adultos, imagina quando se é criança? pois é. Maria, filha de equilibristas, precisa aprender a se equilibrar sozinha, nos seus traumas, nas suas vivências, na sua vida. Seu processo de luto foi bem identificável pela auto-isolação familiar e social, no qual sempre se apresentava muito fechada. Até que ela se vê em uma corda bamba, uma corda necessária para o seu desenvolvimento.
Lygia Bojunga é especialista na sensibilidade literária, e faz com que o leitor fique submerso com a obra. Há diversos aspectos observaveis e discutíveis no livro, como a desigualdade, excesso de autoridade, e problemas sociais/familiares no geral. Maravilhoso.
comentários(0)comente



sabgomeszs 04/09/2024

é uma leitura tão fluída que em questão de minutos eu já tinha lido mais de 50 páginas e não tinha percebido. é brilhante a forma como lygia trabalha com assuntos delicados como o luto, principalmente quando se trata de histórias para crianças, queria ter lido esse quando era mais nova.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lare13 01/08/2024

Uma poesia prolongada
Lindo, lindo, lindo! É um livro tão belo, com uma escrita tão preciosa. Gostei bastante. Lygia Bojunga, você é uma querida
comentários(0)comente



aqueridaleitora 28/07/2024

Corda Bamba, Lygia Bojunga. - ???? + ?

Maria, uma criança tímida de dez anos, tem que lidar com a mudança de vida após um trauma. Ela não se lembra do que houve antes disso, nem sabe como viver no novo ambiente ou como se expressar.

Ela anteriormente vivia no circo, fazendo espetáculos em cima de uma corda. Ao ganhar uma corda de presente em sua nova casa, ela resolve tentar andar até uma janela que deixou ela curiosa, e lá ela descobre portas coloridas. O que há nessas portas? Leia e descubra!

·

A escrita da Lygia Bojunga é contagiante, incrível. Ela escreve tanto para crianças, quanto adolencentes e adultos. O modo como cada um pode ler iesse livro ou interpreta-lo é complatemente pessoal e distinto, o que faz todos os tipos de pessoas poderem ler isso e talvez até amar.

Como o meu primeiro lido dela, resolvi pegar na biblioteca da escola e ver se gosti, e como gostei (adorei) eu já comprei outro para ler também. Que escrita maravilhosa essa mulher tem!
comentários(0)comente



Esdras 14/07/2024

Ligya Bojunga nos apresenta uma história de reconstrução com um pano de fundo trágico. Até me questionei se realmente é um livro direcionado ao público infantil, já que trata de tantas questões psicológicas e até mesmo trágicas para a pequena Maria.
Maria perdeu os pais, artistas circenses, numa tragédia em um espetáculo no circo onde trabalhavam e se vê obrigada a ir morar com a avó. Através da personagem Barbuda, descobrimos que Maria está passando por uma espécie de estresse pós traumático, o que fez com que ela falasse pouco e aparentemente a perda de memória.
Maria aprendeu no circo com os pais a atravessar cordas, andando sobre elas. E assim, ao ganhar uma corda do marido de sua avó (esse já era o quarto marido), ela passa a explorar o bairro atravessando o através da corda. E é nesses passeios que ela se depara com um corredor com várias portas que nada mais são do que as suas próprias lembranças.
É muito reflexivo a forma como a história nos conduz na construção e no resgate das memórias de Maria, o que reforça minha ideia inicial de que este livro para crianças seria como uma leitura fantástica e para um adulto, um livro que desafia e apresenta traços psicológicos. Foi uma leitura rápida e satisfatória.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz3345 06/07/2024

Corda bamba..
Um livro lindoo,como todos da autora. Admito que eu fiquei bastante confusa,a interpretação é a chave para entender esse livro e mesmo me sentindo confusa,ainda sim consegui entrar naquele mundo,me coloquei no lugar de Maria e cada sentimento dela se transformou em meu,amei e tive muitas emoções. O livro é bastante poético,amei ter a liberdade de tentar interpretar cada cena. Lygia bojunga se transformou em minha autora preferida e sei que no final de cada livro dela eu vou ter uma emoção intensa e forte,mesmo já sabendo oque está por vim.
comentários(0)comente



Luiza 24/06/2024

"Viver na corda bamba - é como o imaginário popular define a existência de quem tem que enfrentar desafios diários para sobreviver. Assim caminha Maria em busca de seu próprio equilíbrio, abrindo as portas do passado e recompondo-se dos dramas que marcaram sua infância circense."

"E acostumou: o medo de abrir porta foi embora; até mesmo a porta cinzenta, até a porta vermelha! Escancarava elas todas, olhava cada canto, olhava tudo que tinha pra ver."

Ai Maria, como queria ter essa sua coragem... um dia ainda irei abrir todas as portas que mantive fechadas por tanto tempo...♥
comentários(0)comente



Nathaly.Alves 23/06/2024

O livro é muito bom me entreter bastante (tanto q li em um dia). já tinha começado antes, mas tinha parado

Só achei meio confuso algumas partes, mas é super fácil de ler e te prende bastante.
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR