Andre Fiks 02/07/2023
Muito engraçado e a melhor aula de Seleção Natural
Este é um dos melhores livros que eu já li, mas definitivamente não é para todo mundo.
A sinopse é interessante e, ao mesmo tempo, não o faz jus: Um cruzeiro de luxo naufraga nas ilhas Galápagos com apenas 10 pessoas aleatórias. Após um evento de extinção em massa da raça humana, essa colônia se torna o berço da nossa próxima etapa evolutiva, narrada pelo fantasma de um veterano do Vietnã que ajudou a construir o navio.
O autor tem uma ideia genial: aplicar o humor inerente na evolução das espécies aos dramas humanos. Vonnegut brinca com a diferença entre as perspectivas da vida humana e da raça humana. Algo fundamental para uma pessoa, como se casar às pressas com um golpista após a morte trágica do seu marido, acaba sendo inconsequente para a nossa sobrevivência como espécie. Algo totalmente inexpressivo, como deixar a porta de uma loja aberta, acaba sendo uma das chaves para a nossa sobrevivência.
Ao final de toda essa comédia está uma reflexão: de que servem os nossos cérebros tão complexos? Para escrever a 9a sinfonia de Beethoven? Para nos preocupar com morte, infidelidade, realização, vergonha, glória, felicidade (questões inconsequentes para a nossa sobrevivência até a reprodução dos nossos genes)? Para criar guerras e armas capazes de violência mil vezes maior do que os maiores predadores naturais? Será que seria melhor ser nada mais do que uma foca?
É nessa relação paradoxal que temos, os humanos, em pertencer inteiramente à Natureza e também se enxergar tão separado dela, que está o brilho filosófico do livro. Fiquei pensando.
E depois vi que cai eu mesmo na armadilha do meu grande cérebro. Talvez seja melhor apenas aproveitar a comédia.
Um elogio: o autor faz um uso muito original de spoiler. Ele entrega todos! A questão não é o que acontece, mas como. Desse jeito é a narrativa é igual a uma investigação biológica sobre evolução. Também é uma estratégia inovadora hoje, época em que, influenciados pelos filmes e séries, ligamos tanto para spoiler, talvez demais.
Recomendo para todo mundo, mas reconheço que este livro talvez seja estranho ou cínico demais para alguns.