spoiler visualizarmillietrs 03/04/2024
"Onde há vida, há esperança."
Há um bom tempo eu assisti o filme e eu simplesmente amei! Cada acontecimento me fazia ter uma sensação de aconchego, chorei litros e ainda não consigo superar o que houve. Dessa maneira decidi ler o livro, mas minha experiência com a leitura não foi muito agradável, eu enrolei meses para ler e isso estava tornando a situação cansativa, tanto que eu quase abandonei a leitura. Eu acredito que tive essa experiência porque assisti o filme antes de ler o livro, mas de um modo geral, o livro não é ruim, muitas coisas que acontecem no livro não foram mostradas no filme, apesar do filme ser bem fiel ao livro.
"Como Eu Era Antes de Você" é narrado de maneira bem lenta e desde o início podemos ver a relação tensa entre Louisa e Will, no começo Will é rude e desdenhoso, mas com o tempo, eles desenvolvem um vínculo que transforma suas vidas. Lou se esforça para mostrar a Will que há muitas coisas nessa vida pela qual valem a pena, enquanto Will ensina a Lou sobre a importância de viver plenamente. A jornada dos dois tem muitos ensinamentos.
Confesso que eu me irritei com Louisa por ela não conseguir se colocar no lugar do Will em certos momentos, assim como tive o mesmo sentimento pelo Will por não se dar uma chance. Mas consigo compreender ambos os lados, Louisa tinha um prazo de 6 meses para fazê-lo mudar de ideia e nesse tempo ela se apaixonou por ele, creio que Will também, mas ele não queria dar expectativas a ela (apesar de que ele a fez acreditar) ele estava completamente tomado pela dor de não poder fazer as coisas que ele amava, estando completamente confinado a uma cadeira de rodas e sem expectativa de melhoria. Muitos dizem que ele é egoísta, mas ele simplesmente perdeu o gosto pela vida e apenas queria se livrar dessa dor. E a Lou amava ele e queria vê-lo vivo, então entendo essa frustração e raiva.
Enfim, com esse livro eu pude entender melhor que devemos apreciar cada pequeno detalhe, a importância de respeitar a decisão de alguém e conseguir compreender o sentimento alheio. É uma obra que toca o coração e provoca lágrimas e risos e, acima de tudo, uma grande reflexão sobre o valor da vida e o amor.